sábado, 4 de setembro de 2010

CASA PIA - UMA SENTENÇA TEMERÁRIA


Foi ontem lida a sentença relativamente ao Processo de Pedofilia da Casa Pia e, de facto, não me surpreendeu. Sinceramente, não esperava penas mais pesadas. Não porque os implicados nos crimes de abuso de menores não o merecessem mas essencialmente pelo caos em que se encontra a justiça portuguesa que só se tem mostrado forte e corajosa para quem não tem possibilidade de se defender.

Carlos Silvino, também ele vítima e depois abusador, levou a condenação mais pesada, 18 anos e os restantes, penas entre os 5 e os 7 anos. Muita gente descansou de alívio ao ouvir a sentença porque temia que Silvino fosse o único condenado.

O importante é que o tribunal lá arranjou alguma coragem para dar como provados uns quantos crimes, acabando por sentenciar, em cúmulo jurídico, cadeia efectiva para todos os arguidos, deixando de fora a Senhora que, pelos vistos, alugava a casa onde ocorriam os abusos em Elvas.

A mim não me interessa o que a imprensa escrita e falada noticia relativamente ao processo que agora foi julgado. Somente me interessa o veredicto do colectivo de juizes liderado por Ana Peres que depois de analisar ao longo de meia dúzia de anos as provas processuais, concluiu que os crimes de que eram acusados foram efectivamente cometidos e, por isso mesmo, todos os arguidos tinham que ser condenados.

Para mim, o julgamento acabou ontem, ainda que outros desfechos venham a acontecer. E, já agora, que o processo acabou, posso dizer que desde o início acreditei na versão das vítimas, considerando, portanto, que os acusados abusaram das crianças.

Dizem que ficou muita gente de fora que também se devia ter sentado no banco dos réus. Essas pessoas teiveram sorte porque os arguidos fizeram um pacto de silêncio e, por isso mesmo, jamais irão denunciá-las. Também se isso acontecesse, se algum dos condenados se desbocasse, estaria a acusar-se a si próprio e isso não vai acontecer, pelo menos enquanto gozarem de juízo perfeito.

Como atrás disse, o processo Casa Pia para mim terminou e não espero escrever mais uma letra sobre o tema. Assunto encerrado.

Sem comentários: