segunda-feira, 11 de julho de 2011

A EUROPA AFUNDA-SE A CADA DIA QUE PASSA!!!

Imagem retirada do Google
A Europa afunda-se a cada dia que passa. Os juros sobre a emissão de dívida pública, em alguns Países, são absolutamente incomportáveis e o grau de contágio é tão elevado que um dia destes, por arrasto, todos serão afectados.

Se nada for feito, com a urgência que a gravidade da situação requere, então a sobrevivência do euro e a independência económica dos Países que aderiram a esta moeda, estarão seriamente comprometidas.

Perante cenário tão negro, será tolerável que os dirigentes europeus ainda não tenham percebido que a Europa está a ser ferida de morte pelos especuladores financeiros mundiais, em especial por aqueles que estão interessados no insucesso da moeda europeia e no falhanço da grande união económica e monetária?

Numa grande família, unida e amiga, em que o bem-estar é o objectivo comum, quando um dos seus membros corre perigo, todos se unem para protegê-lo, impedindo que os malfeitores lhe façam mal.

Nesta grande "família" europeia, onde o lema "todos por um e um por todos" devia vigorar e ser rigorosamente levado à letra, verifica-se que uns quantos membros, os mais vulneráveis, estão fartos de levar porrada e de ser humilhados na praça pública, enquanto os membros mais fortes se alheiam da realidade e desperdiçam tempo precioso a pensar nas eventuais medidas que irão tomar.

Com esta débil política de solidariedade, a Europa dos 27 dificilmente encontrará uma solução para os graves problemas que a atormentam e quanto mais tarde ela for encontrada, mais avultados serão os custos dessa intervenção.

Mas afinal quem são os verdadeiros inimigos da Europa e do euro? A quem interessa a desagregação da Comunidade Económica Europeia e o falhanço da sua moeda única?

Sinceramente, se há Nações no mundo que gostariam que a Europa voltasse ao antigamente e cada Estado tivesse a sua própria moeda, diria que os Estados Unidos da América, estariam mais interessados do que qualquer outro País, para poderem reconquistar a poderosa influência que o dólar já teve no Mundo inteiro e através da moeda, poder continuar a reinar, o que não acontece actualmente, já que uma grande percentagem das transacções mundiais, são efectuadas na moeda europeia.

Então quem são os principais interessados no insucesso do euro? Sinceramente, especuladores há em toda a parte e de todas as origens mas os verdadeiros beneficiários são os americanos.

O que é verdadeiramente intrigante, é a forma passiva e lenta como a União Europeia vem reagindo a todos estes violentos ataques aos seus Estados membros que agravam as suas dívidas públicas, enfraquecem a sua economia e põem em risco a sua soberania.

As autoridades europeias actuam de forma reactiva, desgarrada e a destempo às investidas dos especuladores e ainda não foram capazes de criar mecanismos eficazes de defesa. No seio dos Países da União Europeia não existe consenso quanto às medidas a adoptar, essencialmente porque, neste jogo de interesses, o que é bom para uns, é menos bom ou péssimo para outros.

Esta gravíssima conjuntura económica europeia, pelas suas características e tendo em conta o papel predominante da Alemanha, faz-me lembrar a Segunda Guerra Mundial em que os Alemães também tiveram uma supremacia militar avassaladora sobre as principais potências europeias mas acabaram por ser derrotados. O seu poderio militar baqueou perante a resistência heroica dos aliados que se bateram por uma causa justa contra a agressão e a tirania de um louco que provocou a maior catástrofe da história da humanidade: mais de 50 milhões de mortos, mais de 28 milhões de mutilados e um custo aproximado de 1 trilião e 500 biliões de dólares!!!

Actualmente, passados 72 anos sobre tão trágico acontecimento, a Alemanha continua a exercer forte supremacia sobre a Europa, mas agora já não pela força das armas mas através do enorme poder económico. Nesse sentido, temo que a Alemanha não tenha aprendido rigorosamente nada com os erros do passado e que o seu egoismo, a sua falta de solidariedade e o constante protelamento das medidas necessárias para defesa dos Países em dificuldade, acabe por empurrar todos os 27 parceiros para a bancarrota, acabando a Alemanha por ser também arrastada e sair igualmente derrotada, tal como na segunda guerra mundial, de nada lhe valendo a sua hegemonia económica.

O conflito mundial de 1939/45, declarado pela Alemanha, para além dos milhões de mortos e estropiados, provocou a maior crise económica de que há memória na Europa. Seria terrível e devastador se uma nova tragédia económica se abatesse sobre o velho continente por falta de apoio e solidariedade da Alemanha.

Se isso acontecer, não haverá vencedores, todos sairão derrotados.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, devido à irresponsabilidade dos Políticos, de maior peso, actuais, a Europa, cada vez se afunda mais.

A nível do nosso País, e devido, em parte, à Alemanha e à França, os objectivos, já foram atingidos.

A Nível de Portugal, o que as Agencias de Rating e os Especuladores Financeiros, queriam, já foi atingido. Já aniquilaram, completamente, a Economia Lusitana, e já concretizaram, também, o mais importante objectivo: Comprar, tudo o que é Português, a menos de uma Décima parte do seu Valor Real. Exemplo, mais que evidente, a venda do BPN!!!!!

O Exmo Senhor Autor, veja, só, este triste exemplo: Se em Portugal, para fazer um Negócio de compra, venda, constituir uma Empresa, fechar uma Empresa, demora 2,5, 5 ou 10 Anos, como é possível, a TROIKA, exigir que, por exemplo, o BPN, fosse vendido em 15 ou 30 Dias? É lógico, racional e intuitivo que, tudo isto, teve e tem, segundas intenções!!!!!!

Quanto ao resto da Europa, e à guerra contra a Moeda Europeia são, também, estes frouxos Dirigentes, que têm culpa, do que se está a passar.

Por um lado, a Alemanha, quer fazer, Económica e Monetáriamente, o que não consegiu fazer, pela força das Armas. Por outro lado, esquece-se que, se ela e a França, continuarem com esta Inércia, para resolver o Problema Europeu, vai ser ela, a Europa e os USA, que vão ser engolidos, pela China!!!!!!!!

A Europa, com esta falta, de vontade Política, para resover estes Problemas, não sabe, no Buraco em que se está meter!!!!!!

Moral da História: Lá e cá, é tudo a mesma coisa.