domingo, 31 de julho de 2011

ACTUALMENTE, COMO HÁ CINQUENTA ANOS!!!




Saí da aldeia onde nasci aos 11 anos de idade, à procura de uma vida melhor, já que naquele lugar recôndito de Portugal, o futuro se apresentava muito negro. Até então, tinha passado muitas carências, os meus pais não me deram tempo para ser criança e o trabalho que executava diariamente, era demasiado desproporcional para a minha tenra idade.

Um dia, ao fim da tarde, em pleno mês de Agosto, cansado de trabalhar e mal alimentado, não aguentei as ameaças de meu pai que caminhava apressadamente na minha direcção para me bater e fugi à sua frente, com todas as minhas forças, para não ser alcançado.

Ao fim de quinhentos metros ele desistiu de me perseguir e eu fiz ainda um percurso de 9 quilómetros, a pé, até ao local onde acabei por pernoitar. A história tem um enredo muito maior mas este pedacito dá para entender que naquela aldeia de Misquel, situada no Concelho de Carrazeda de Ansiães, a vida era muito difícil e a maioria das famílias vivia com grandes dificuldades, trabalhando na agricultura, diariamente, de sol a sol.

Na terra havia um ricalhaço, para quem alguns homens válidos da aldeia iam ganhar a geira. Ele escolhia os melhores, os mais fortes e quando apanhava algum a fazer "ronha", mandava-o imediatamente para casa e não lhe pagava. Era um explorador, um verdadeiro déspota, com total desprezo pela dignidade daqueles trabalhadores.

Recentemente, chegaram a Portugal uns primos, vindos do Brasil, para passar umas curtas férias. Como são oriundos da referida aldeia, de onde partiram ainda pequeninos e queriam muito conhecê-la, bem como a casa onde nasceram, prontifiquei-me guiá-los até lá.

Como eram 12 ou 13 pessoas, viajámos em três automóveis e fomos parar mesmo defronte da casa desse ricalhaço, na via pública, onde vive actualmente o seu filho único, com mais de 70 anos de idade.

No momento em que eu me preparava para fazer inversão de marcha, na via pública e sair dali, eis que esse sujeito, do alto da sua varanda, se dirije a mim nestes termos:

- Tira essa coisa daí imediatamente que a minha senhora quer entrar na garagem (!!!)

Perante tamanho desaforo, veio-me imediatamente à memória, a arrogância e a prepotência do pai e não pude deixar de pensar: tal pai, tal filho. Em 50 anos nada mudou. Aquele sujeito revelou que lhe corre nas veias o sangue do progenitor e foi mal educado para com pessoas que se encontravam na via pública mas que pelos vistos, acha que também lhe pertence.

O caricato episódio não teve consequências porque as pessoas que foram importunadas são possuidoras de uma formação ética e moral que o sujeito não tem e abandonaram o local sem lhe dirigirem uma só palavra.

Regressar à terra natal, tantos anos depois, para ser recebido desta maneira deselegante pelo filho daquele que explorou e escravizou o meu pai e tantos outros homens e mulheres da sua geração, era coisa que não esperava, por pensar que após 50 anos, essas coisas já não tinham lugar.

Enganei-me redondamente!!!

5 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, este Senhor, está tão agarrado às Ideias e Prepotência, dos seus antepassados, que nem sequer lhe passou pela cabecinha, Vazia de ideias e princípios, que, actualmente, existe a Televisão, a Internet e outras coisas mais!!!

O falecido tinha razão, quando dizia, que ele era pouco Inteligente.

Aliás, eu nunca vi nenhum Indivíduo Rico, que fosse Inteligente! Pelos vistos, este Senhor, não foge à regra.

Estando nós, no Século XXI, este Senhor, tinha a obrigação, de medir, melhor, as Palavras.

Unknown disse...

Gostei do texto e da história contada sucintamente.
Deixa antever um início de vida muito corajoso.
Ficam no ar algumas perguntas que me parece não ter querido contar.
Um menino com nove anos deve ter tido sorte ou então foram pessoas amigas que o acolheram para não morrer na boca dos lobos, de frio e de fome...

Quanto ao incidente é melhor esquecer e seguir viagem. Haverá certamente outras personagens da aldeia que sejam dignas de uma visita...

Smareis disse...

Olá gostei de conhecer e ler um pouco teu blog. Muito bom teu texto. As vezes na vida é melhor seguir em frente e esquecer o que ficou lá atrás. Convido a conhecer meu blog, se gostares me siga também, e estou a te seguir, .ótima semana!

Smareis disse...

Oi amigo, agradeço as palavras que me deixaste, será sempre bem vindo.Adorei tê-lo em meu blog. Me desculpa por apagar um comentário que que escrevi anterior porque estava com um erro terrível rs. Obrigada e boa semana.Um abraço!

Smareis

Smareis disse...

Oi amigo, agradeço as palavras que me deixaste, será sempre bem vindo.Adorei tê-lo em meu blog. Me desculpa por apagar um comentário que que escrevi anterior porque estava com um erro terrível rs. Obrigada e boa semana.Um abraço!

Smareis