segunda-feira, 4 de julho de 2011

EXTRAORDINÁRIO, EÇA!!!!!!!!!



Há 147 anos, o grande Eça de Queiroz, mimoseava os governantes com esta excelente prosa! Mas eu pergunto: isto passou-se há 147 anos? Não acredito! Ao ler esta crónica queirosiana, do século XIX, tive imediatamente a certeza que a crítica assenta na perfeição aos governantes da actualidade.


Afinal, em 147 anos (quase século e meio!), a política governativa nada mudou e mantém-se igual graças aos seus habilidosos agentes políticos que têm transmitido, na perfeição, de geração em geração, a cartilha dos maus vícios e dos maus costumes.


É delicioso este texto e por isso não resisti a partilhá-lo com todos aqueles que visitam este blogue. Deleitem-se:


"ORDINARIAMENTE todos os ministros são inteligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e pura dicção, vão a faustosas inaugurações e são excelentes convivas. Porém, são nulos a resolver crises. Não têm a austeridade, nem a concepção, nem o instinto político, nem a experiência que faz o ESTADISTA. É assim que há muito tempo em Portugal são regidos os destinos políticos. Política de acaso, política de compadrio, política de expediente. País governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e corrupção, por privilégio e influência de camarilha, será possível conservar a sua independência?"


(Eça de Queiróz, 1867 in "O Distrito de Évora")

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor deste Blogue
Lisboa

Exmo senhor,

De facto, ao dizer, várias vezes, que os actuais Políticos, não serviam, nem para Criados, dos Políticos do passado, estava, redondamente, enganado!!!!! Peço-lhe, por isso, as minhas humildes desculpas.
Não estará na hora de, tal como exigem à Pessoa ou Pessoas que querem arranjar Emprego, exigir, também, a Políticos, Presidentes, Administradores, Gestores e Directores, uma série de Testes, para verificar a Competência e idoneidade, destes Senhores?

Só mais uma coisa: Ser, expressamente, proibido, que estes Senhores fossem Filiados de qualquer Partido Político.

Eu acho que, Indivíduos como o Exmo Senhor Eça, é que deviam ser Políticos!!!!!!

Manuel Carmo Meirelles disse...

Meu caro amigo
Não tem que pedir desculpa aos governantes e políticos em geral, por causa da comparação que fez. Ficar-lhe-ia bem pedir desculpa se essa espécie de gente o merecesse, o que não é verdade. Para merecerem o nosso respeito e consideração, governantes e políticos têm que se dar ao respeito e desempenhar as suas funções públicas com competência, honestidade, rigor e isenção e isso, infelizmente, eles não fazem.
Há que chamar os bois pelos nomes. Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele.
Governantes e políticos portugueses têm uma tremenda sorte em viver num País de brandíssimos costumes, caso contrário, uma porção significativa deles já teria provado o sabor amargo do descontentamento popular.
Enquanto isso não acontecer, vão concerteza continuar a dar toda razão do mundo ao delicioso artigo de Eça de Queiroz, escrito há 147 anos!!!