quarta-feira, 6 de julho de 2011

MORREU UMA GRANDE MULHER

FOTO RETIRADA DO GOOGLE


Aos 59 anos de idade, vítima de doença prolongada, morreu Maria José Nogueira Pinto, uma das mulheres mais prestigiadas da vida pública portuguesa. Era uma mulher inteligente e talentosa, de fortes convicções e grande nobreza de carácter. Abraçou sempre com grande entusiasmo e vigor as causas em que se envolveu e legou a todos os portugueses grandes exemplos de vida, reflectidos na sua invulgar capacidade de trabalho, honestidade e enorme rigor e isenção que lhes dedicava.


Tive ocasião de verificar todas essas suas qualidades quando exerceu o cargo de Vereadora da Habitação Social na Câmara Municipal de Lisboa. De um lado estavam os Directores e outros responsáveis da Direcção Municipal de Habitação e do outro os dirigentes de uma modesta Associação de Bairro que defendiam os direitos dos seus associados perante a Edilidade.


Ao contrário de outros responsáveis que passaram por aquele Pelouro, Maria José Nogueira Pinto não se deixou influenciar ou pressionar pelos responsáveis camarários da Direcção Municipal de Habitação e, por isso mesmo, não permitiu que as suas decisões fossem concretizadas, já que constituíam um flagrante e grosseiro desrespeito pelo que havia sido acordado e assinado em Protocolo por ambas as partes.


A palavra justiça tinha para Maria José Nogueira Pinto um significado genuino que não mudava consoante a importância dos interesses em jogo.


Maria José Nogueira Pinto morreu mas os seus nobres exemplos permanecerão na memória de todos aqueles que em vida souberam reconhecer os seus extraordinários méritos.


Pessoalmente, não podia deixar de prestar esta ínfima homenagem a alguém que se incompatibilizou com um Director Municipal para defender a verdade e a justiça.


Paz à sua alma.

2 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Ámen!

Morreu mais uma grande mulher, sem dúvida.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Era de Políticas e Políticos, como esta Senhora, que Portugal, precisava.

Esta General, sem medo, foi a única que bateu o Pé, ao Exmo Senhor Dr Paulo Portas.

De todas as Senhoras que passaram pela Política, ainda não vi,outra igual!!!!

Às vezes, chego a pensar, tendo em conta que, as Pessoas boas e competentes,perecem, todas, permaturamente,se não seria melhor, para nós e para o País, começar a pensar, em fazer CLONES, destas Pessoas.

Embora tarde, envio, a patir daqui, as minhas sinceras Condolências, para Marido, filhos e restantes Familiares.

Deus tenha a sua Alma, em descanso.