domingo, 14 de agosto de 2011

NÃO ESTARÁ ESTE MODELO DE SOCIEDADE ESGOTADO?


Imagem retirada do Google

Não estará este modelo de sociedade completamente esgotado? Não serão os maus exemplos que nos chegam diariamente de toda a parte do mundo, indicadores suficientes da sua falência?

Os valores éticos e morais que os nossos antepassados nos legaram, há muito que deixaram de ser cultivados e, actualmente, a HONRA, uma palavra que lhes era tão cara, já que não hesitavam em defendê-la e bater-se por ela, se necessário fosse, em duelos de morte, perdeu completamente o significado, de tal forma que invocar hoje a honra, é um exercício de muito mau gosto, ousado, pouco sério e ridículo, já que as pessoas não honram, minimamente, os seus compromissos.

A honra foi durante muitos séculos uma palavra importante e fundamental para imensas gerações de portugueses, pois com um simples abraço ou um aperto de mão, realizavam qualquer acordo ou negócio, desde que jurassem cumpri-los sobre palavra de honra. A honra era o estatuto mais precioso de qualquer pessoa de bem e quem a perdesse, caía em desgraça e era marginalizada. Assim se compreende a intransigência dos nossos antepassados na sua defesa e os motivos por que tantos perderam a vida para a defenderem.


Actualmente, a honra caiu em desgraça e está em desuso, sendo muito difícil encontrar pessoas dignas desse nome. Vivemos um tempo em que a maldade tomou conta da vontade dos homens e em que não se pode confiar em ninguém, se nos lembrarmos que os golpes mais sujos e desonestos são perpetrados pelas pessoas que nos são mais próximas, normalmente, companheiros, familiares e amigos.

Vivemos numa sociedade em que todas as maningâncias são usadas para enganar e vigarizar e não se olha a meios para atingir fins; esta sociedade suplantou a lei da selva, uma vez que mata uma pessoa por qualquer bagatela e até por prazer, sem nenhum respeito pela vida humana, ao contrário dos animais que só o fazem para sobreviverem.

Este modelo de sociedade é altamente permissivo e injusto e está arquitectado para ser assim mesmo, permissivo para com os mais fortes e exigente e injusto para com os mais fracos. Este sistema permite todo o tipo de alibis e total impunidade aos crimes praticados pelos poderosos, em que o seu dinheiro tudo compra e tudo cala, até mesmo a justiça.

Ao contrário do que oiço afirmar muitas vezes, para mim não é o modelo económico que está esgotado; o modelo de sociedade é que está terrivelmente doente, gangrenado, podre, onde os cidadãos perderam a vergonha e o respeito, vivem de esquemas corruptos e criminosos e são capazes de enganar ou matar até os próprios pais!!!

Como pode o sistema económico funcionar se o actual modelo de sociedade infringe todas as regras e pratica todo o tipo de crimes para conseguir por meios ilícitos, acumular riqueza e viver à grande e à francesa, enquanto uma pequena parte trabalha no duro para sobreviver?

Como pode um qualquer País do Mundo sobreviver à subversão e à subtracção de tantos parasitas e marginais?

Enquanto não for reinventado um modelo de sociedade mais justo, ou uma fórmula eficaz do actual, para cumprimento escrupuloso das regras em vigor por todos, sem excepção, o Mundo viverá em constante agonia e poderá mesmo não sobreviver a tão terrível enfermidade.

É imperioso e urgente que a palavra HONRA recupere rapidamente o extraordinário significado de outrora e a sociedade arrepie caminho, enquanto é tempo e antes que o Criador, perante a imensidão da maldade humana, decida acabar com o mal pela raiz e destrua, implacavelmente, esta civilização, a exemplo do que fez com Sodoma e Gomorra.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Realmente, no passado recente, respeitava-se o significado das Palavras. Agora, talvez, devido ao Acordo Ortográfico, as Palavras têm um significado totalmente diferente.

Agora, também já não há, como acontecia no seu e meu, tempo, Apertos de mão, com validade.Está, tudo, fora de prazo.

Actualmente, tudo o que é mau é que é bom. Se um Indivíduo é bem comportado, não vale nada, é uma Anedota. Outros tempos, outras gentes!!!!

O que é que se ha-de fazer? temos que viver com o que temos.