sexta-feira, 19 de agosto de 2011

QUIM BARREIROS - UMA EXCEPÇÃO INEXPLICÁVEL

Foto retirada do Google

Confesso que sou muito exigente e selectivo no que diz respeito ao humor. Há grandes humoristas portugueses e mundiais que pelo tipo de humor que praticam, não merecem a minha consideração e admiração. Abomino o humor que aproveita as fragilidades, as fraquezas, as imperfeições e as deficiências físicas e mentais do ser humano para fazer rir as pessoas com a desgraça alheia. Para mim, é deprimente e confrangedor ver alguém a fazer carreira com uma profissão que achincalha e ridiculariza seres humanos que tiveram a infelicidade de nascer com deficiências físicas marcantes.

Do mesmo modo, embora não seja contra os chamados cantores populares que interpretam cantiguinhas do agrado do povo, mesmo quando as suas letras contêm uma pequena dose brejeira, acabo por repudiar totalmente os cantores que se excedem. O modo brejeiro nas cantigas, quando utilizado com moderação, pode ser agradável de ouvir e ter até alguma piada. No entanto, para mim, quando ultrapassa os limites do razoável e da decência, deixa de ter qualquer interesse e, por esse motivo, passo a ignorar os seus intérpretes.

Sendo esta a minha maneira de ser, não compreendo por que motivo continuo a tolerar a safadez de Quim Barreiros, o maior e mais genuíno cantor popular português de todos os tempos mas também o compositor e autor que ultrapassou todos os limites do razoável na linguagem brejeira que utiliza nas suas canções. É um tipo de brejeirice explícita e indecente que não deixa qualquer margem à imaginação e à ambiguidade de interpretação.

Quim Barreiros é um fenómeno difícil de explicar, já que são as suas canções mais picantes, eu diria, mais indecentes que obtêm maior sucesso. Muitas, ofendem violentamente mulheres e homens, nas suas mais diversas condições e, no entanto, o povo canta, dança e delira com as letras das suas canções.

Não há festa ou baile que pretenda ter sucesso que não inclua as modinhas do Quim Barreiros. Um exemplo: No Reveillon do último fim-de-ano, a Associação de que sou Presidente da Direcção, contratou um conjunto para abrilhantar o baile. Por volta das 22 horas, começaram a tocar o seu repertório. Invariavelmente, não participaram mais de três ou quatro pares em cada música, até ao primeiro intervalo. Depois, enquanto os músicos foram comer e beber qualquer coisa, os CD's do Quim Barreiros entraram em acção e todo o povo se levantou imediatamente para dançar a "garagem da vizinha", "a cabritinha", "a padaria", etc., enchendo o salão de dança. Acabado o intervalo, o conjunto recomeçou a tocar e o baile passou a contar novamente com os mesmos três ou quatro pares dançantes.

É indiscutível que a música do Quim Barreiros tem um enorme poder contagiante que faz as pessoas trautear as letras e manear o corpo ao som do ritmo musical, indiferente ao teor escabroso das suas letras que por vezes ofendem as pessoas e fazem corar os rufias mais safados.

Quim Barreiros tem algo de especial, não sei se pela forma genuina como só ele sabe interpretar as suas picantíssimas canções, se pela sua postura simples e simpática, se pela maneira brincalhona e descontraída como joga com as palavras que faz com que as pessoas gostem dele.

Concerteza será também por esse motivo, ou talvez não, que eu tenha aberto uma excepção, para a qual não encontro explicação, ao popular Quim Barreiros, que no meu conceito ético e moral, ultrapassou todos os limites do razoável mas continuo a apreciar o artista e a sua música.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Apesar das Canções deste Senhor, serem Quadras, em rima, de Sexo explícito, o Pessoal, como anda e continuará a andar, muito DEPRIMIDO, gosta de as ouvir. Isto é só para enganar a dor.

O que eles não sabem, é que a depressão, vai continuar e, aí, quem vai continuar a ganhar, vai ser o nosso Amigo, Exmo Senhor Quim Barreiros.

Eu não estou de acordo, com a Letra destas Canções, no entanto, é isto e só isto, que vende!!!!