quarta-feira, 10 de agosto de 2011

INACREDITÁVEL!!! VIVEMOS NUM MUNDO EM QUE TUDO É POSSÍVEL!!!!!!



Foto retirada do Google

Todos assistimos, praticamente em directo, aos inacreditáveis actos de vandalismo, levados a cabo por endiabrados "grupos" de jovens, usando doses extremas de violência contra as desarmadas forças policiais, desafiando mesmo a sua autoridade com provocações gestuais de luta corpo a corpo e filmando, com grande desplante e triunfalismo, nas suas barbas, os seus próprios actos!

Estes jovens delinquentes semearam um rasto gigantesco de destruição pelos locais onde passaram, arrombamdo, pilhando e incendiando todo o tipo de lojas de comércio e só não se verificaram acontecimentos mais trágicos, com perda de vidas humanas, porque de facto os proprietários dos comércios e a população civil, em geral que não se revê neste tipo de actuação, se manteve espectante e não usou qualquer tipo de represália.

Muita gente se interroga e procura explicações para o sucedido e como é óbvio, cada opinador (e são muitos!) aponta causas e soluções muito diversas, as quais, muitas vezes, são emitidas de acordo com a área social, política, económica ou religiosa em que actua ou está inserido e não tem rigorosamente nada a ver com a origem de tais procedimentos.

Toda a gente sabe que as regalias sociais em Inglaterra são das melhores do Mundo e que muita gente pode viver razoavelmente bem sem trabalhar. Uma multidão de emigrantes de toda a parte do Mundo, encontrou no Reino Unido o seu El Dorado e perante tantas facilidades, as famílias, entregues completamente à ociosidade, vivendo de esquemas, começaram a cultivar vícios de toda a espécie e a transmitir esse perigoso modo de vida aos mais jovens.

Nestas circunstâncias, seria de prever que mais tarde ou mais cedo, um qualquer acontecimento, haveria de servir de pretexto para incendiar o rastilho que provocaria uma violenta explosão. Aparentemente, o pretexto para que estes trágicos acontecimentos em Inglaterra, mais propriamente em Totteenham tivessem início, foi um protesto pacífico, organizado pela família e amigos de Mark Duggan, um homem de 29 anos, morto pela polícia na quinta-feira, dia 4 de Agosto.

Mas foi efectivamente este incidente que despoletou tanta violência? Não vou especular sobre as causas, deixo essa missão para os entendidos e especialistas na matéria. Porém, há de facto um pormenor interessante que chamou a minha atenção: das milhares de imagens que observei através da televisão, não me dei conta que os "meninos" pilhassem alimentos; vi-os carregar calçado, vestuário, equipamentos de som e imagem, telemóveis e outros objectos, concerteza valiosos e de marca que não identifiquei. Não vi realmente ninguém a carregar sacos de comida dos supermercados e lojas do género, o que demonstra que não foi por falta de alimentos que estes jovens se revoltaram. Nos Países onde há fome e miséria, as pessoas são capazes de assaltar os armazens onde são depositados os alimentos mas não destroem nem incendeiam as casas, os comércios e os automóveis.

A actual conjuntura económica mundial atravessa dias dificílimos, muito por culpa das estruturas dirigentes de cada País que esbanjaram os recursos públicos a seu bel prazer, sem fazer as reformas indispensáveis e acautelar devidamente o futuro e, ao mesmo tempo, criaram dívidas astronómicas que põem em causa o presente e o futuro de muitas gerações.

Neste cenário tenebroso, os cidadãos sentem na pele, as consequências de tão gigantesca crise económica porque realmente não é fácil suportar a perda do emprego, da casa, das regalias sociais, das parcas economias, engolidas pela voragem dos mercados e a desvalorização diária de todo o género de produtos financeiros. É de facto doloroso para o cidadão comum e para as famílias suportar todos estes terríveis reveses, originados pela maior crise económica desde a 2ª guerra mundial. O desespero apodera-se das pessoas e leva-as, por vezes, a cometer actos condenáveis que em circunstâncias normais não cometeriam; mas são normalmente actos individuais, isolados, que não põem em risco os cidadãos e os seus bens e muito menos a segurança de uma cidade ou a autoridade do Estado, como está a acontecer desde 5ª feira passada em Inglaterra.

Por todas as razões que os cidadãos possam ter e têm muitas, não é admissível nem tolerável uma tão grande onda de violência como aquela a que estamos a assistir em Inglaterra, porque para além de pôr em risco a vida, os bens e a liberdade dos cidadãos, acaba por agravar as causas que deram origem a esta situação, sejam elas quais forem.

Nada, mas mesmo nada justifica a actuação dos endiabrados jovens ingleses, alguns de 9, 10, 11 e 12 anos de idade, os quais já deveriam estar na cama a dormir, à hora a que ocorrem os actos de violência.

Mas afinal, para onde caminhamos?

Que mundo estamos a construir?

2 comentários:

Smareis disse...

Muito bom seu texto. As pessoas não se respeita mais. A violência está tomando conta a cada dia mais. Os policias não consegue deter tantos delinquente. A população anda com medo, e os politicos não fazem nada pra ajudar a população. O que falta é o amor no coração das pessoas, por isso tantos fatos triste que acontece. Caminhamos para um mundo que a cada dia vai ficando mais destruido.
Desejo um ótimo fim de semana. Um abraço!
Estou te seguindo!
Smareis

Smareis disse...

Oi Manuel, vim apreciar mais um pouco teu texto e te desejar uma ótima semana repleta de muitas coisas boas. Um abraço!

Smareis