domingo, 21 de agosto de 2011

IMPRESSIONANTE JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE!!!

Foto retirada do Google

Esta 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em Madrid, sob o lema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", com a presença do Papa Bento XVI, reuniu cerca de milhão e meio de jovens, vindos de toda a parte do Mundo, numa imensa jornada de fé, numa época em que a descrença parece ter-se apoderado dos homens.

Segui as cerimónias, sempre que pude e fiquei impressionado com a imensa multidão de jovens que participou nas actividades desta JMJ e não pude ficar indiferente à serenidade e à alegria que os seus rostos transmitiam, um testemunho inequívoco de que estavam a viver plenamente o momento e com os seus corações inundados de fé em Cristo.

Nem os protestos e as provocações de alguns manifestantes que se insurgiam contra a visita do Papa, nem o temporal que se abateu sobre eles, impediu que os jovens oriundos de 195 países, cumprissem os seus objectivos, a tudo resistindo com amor e dando ao Mundo um grande exemplo de como através da fé e do amor a Cristo, é possível ultrapassar as mais difíceis situações.

Bento XVI convidou os jovens a darem um "testemunho destemiddo de vida cristã diante dos outros" quando regressarem a casa.

"Os vossos amigos vão querer saber o que é que mudou em vós depois de vos terdes encontrado nesta nobre cidade com o Papa e centenas de milhar de jovens do mundo inteiro: Que ireis dizer-lhes? Convido-vos a dar um testemunho destemido de vida cristã diante dos outros". Noutra passagem, disse: "Não tenhais medo de ser católicos e de dar sempre testemunho disso mesmo ao vosso redor com simplicidade e sinceridade" e "não se pode encontrar Cristo e não o dar a conhecer aos outros. Portanto, não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé, necessita certamente de Deus".

E noutro momento da homilia, Bento XVI disse aos jovens: "Foi para este momento da história, cheio de grandes desafios e oportunidades, que o senhor vos mandou: para que, graças à vossa fé, continue a ressoar a Boa Nova de Cristo por toda a Terra. Espero poder encontrar-vos daqui a dois anos, na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil".

Esta 26ª JMJ traduziu-se no maior evento juvenil da Igreja Católica e as sementes foram mais uma vez lançadas para que produzam bons frutos. Bento XVI apelou ao compromisso das novas gerações de católicos, ainda que em cenários de hostilidade.

O Mundo necessita de acontecimentos grandiosos desta natureza, em que o amor e a fé estão presentes no coração das pessoas e, como tal, sirvam de exemplo para os homens.

5 comentários:

madrugadas disse...

Agradeço este resumo das palavras de Bento XVI aos jovens.
Ouvi algumas frases mas não pude seguir atentamente o tudo.
Neste tempo de materialização Cristo, dá-nos Pastores e guias capazes.É preciso deixar que o nosso coração receba a boa semente e a deixe germinar.

Smareis disse...

Oi amigo, essa jornada é muito importante, e incomoda muitas pessoas... Nesses eventos assim sempre tem muitos protestos e provocações mesmo.Realmente o mundo precisa muito de eventos assim pra trazer mais paz, mais amor, e principalmente a fé nos corações. Parabéns pelo excelente texto.Desejo um ótimo começo de semana cheio de coisas maravilhosa pra você. Um Abraço!
Smareis

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Como V. Excelência sabe, agora já não se pode dizer que se é católico ou se é da direita, pois as Pessoas, não entendem que, cada um é, da Área Religiosa ou Política, que quizer e ninguém tem nada, com isso.

O Papa Bento XVI, sabendo disto,apressou-se a dizer aos Jovens, que não tivessem medo de dizer aquilo que são e aquilo que sentem.

Vendo de outra maneira, foi um feito extraordinário, maravilhoso. Isto foi tão importante, para a nossa Religião que, no Brasil, não vai haver um Milhão de Pessoas, mas sim, três ou quatro Milhões!!!!!

Manuel Carmo Meirelles disse...

É extraordinariamente importante a mensagem que o Papa Bento XVI deixou aos jovens na 26ª Jornada Mundial da Juventude. Ele sabe que só através deles será possível construir um mundo melhor. A força e a vontade dos Jovens é imparável e muito mais se tiverem impregnado o espírito de bons propósitos e muita fé.
O Papa Bento XVI aproveitou muitíssimo bem a ocasião e dirigiu-lhes palavras sábias que tenho a certeza, irão produzir bons frutos e fazer com que a próxima JMJ a realizar no Rio de Janeiro constitua um acontecimento de grande impacto na humanidade. Oxalá Bento XVI possa presidir a essa grande Jornada Mundial da Juventude.
Dada a enorme importância do tema, desejo agradecer aos ilustres seguidores do meu blogue, os comentários que se dignaram fazer.
Obrigado.

Smareis disse...

Oi amigo, sempre é muito importante essas mensagem que o papa deixa pra juventude de hoje.ótimo fim de semana!
Smareis