quinta-feira, 15 de maio de 2014

BENFICA - AS AUSÊNCIAS NÃO DESCULPAM A DERROTA NA LIGA EUROPA



Imagem retirada do Google

Todos sabiam que as ausências de Enzo, Sálvio, Sílvio, Fetsa e Markovic iriam limitar a acção do Benfica no jogo da final contra o Sevilha, uma equipa guerreira que como ficou provado, não se intimida com o valor do adversário e usa todos os truques (mesmo entradas duras) dentro das quatro linhas para vencer as finais. Enquanto o Benfica perdeu a 8ª final, o Sevilha fez o pleno, vencendo as três a que teve acesso. Há de facto uma diferença de aproveitamento abismal entre os dois clubes.
 
Curiosamente, o Benfica teve tudo para vencer esta final mas por ineficácia dos seus jogadores ou por interferência de forças ocultas, não conseguiu marcar um golo nas oito ou nove ocasiões que teve para arrumar a questão.
 
Quando se desperdiçam tantas oportunidades, é normal e natural que se sofram amargas derrotas e se vejam os títulos voar para outros quadrantes, assistindo chorosos aos festejos que podiam e deviam ser seus.
 
Jorge Jesus falou demasiadas vezes na experiência dos seus jogadores e na competência da sua equipa. Porém, aquilo que eu vi ao longo do jogo, foi uma equipa nervosa e muitas vezes atabalhoada, precipitada, com falta de discernimento para tomar as melhores opções, que não conseguiu assentar o seu futebol, precisamente porque não esteve bem no pressing e na recuperação de bola e, depois, assistimos a um festival de perdas de bola e passes errados que tornavam quase sempre ineficazes os ataques à baliza contrária. E vi também aquele lote de jogadores que normalmente não são titulares e que por força das circunstâncias tiveram que entrar de início que não aproveitaram a oportunidade para se imporem e fazerem o jogo das suas vidas; pelo contrário, foram muito pouco esclarecidos e complicaram muitas vezes aquilo que era simples.
 
De facto, porque me lembro bem das 8 finais perdidas, diria que todas elas podiam ter sido ganhas e foram ingloriamente perdidas devido a pequenos erros e detalhes que devem ser atribuídos aos treinadores e aos jogadores. Ontem, por exemplo, o treinador do Benfica, querendo ganhar o jogo, se tivesse agido atempadamente, no início do segundo tempo do prolongamento, fazendo entrar Ivan Cavaleiro e não Cardozo, teria causado mossa ao adversário com a sua velocidade e talvez tivesse aparecido o golo salvador e evitado a incerteza do desempate por grandes penalidades.
 
É claro que todo o mundo viu que o Benfica foi prejudicado por um árbitro alemão cego ou mal intencionado que perdoou aos espanhois três grandes penalidades, sobre Lima, Rodrigo e Gaitán e duas expulsões: a do jogador que teve uma entrada duríssima sobre Sulejmani e o jogador que cometeu a grande penalidade sobre Lima que já tinha um cartão amarelo. Além disso, o árbitro mostrou um cartão amarelo a Siqueira  que fez um corte limpíssimo, deixou passar três foras de jogo escandalosos que podiam ter dado golo e no penalti de Cardozo, Beto, guarda-redes do Sevilha, estava bons dois metros à frente da linha de baliza, pelo que o penalti tinha que ser repetido. Foi de facto muito penalizadora a actuação da equipa de arbitragem e o alemão demonstrou estar ao nível dos piores árbitros portugueses de segundo plano.
 
Em suma, o árbitro ajudou à festa, influenciando decisivamente o resultado final mas o Benfica tinha que ser mais forte do que todas as adversidades e não conseguiu ultrapassá-las. Depois deste enormíssimo balde de água fria, o triunfo na final da Taça de Portugal está em risco porque o Rio Ave teve tempo para descansar e estudar ao pormenor todos os pontos fracos do adversário e vai entrar em campo com muita garra e determinação para levar a Taça para Vila do Conde.
 
No domingo ficará tudo esclarecido.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, os Dirigentes e Treinador, do SLB, não devem nada aos Simpatizanres e Adeptos.

O objectivo desta Instituição, foi atingido no Dia em que ganharam o CNF.

Eu, na minha ignorância, parece-me que o que eles, diariamente, diziam, só se diz, eventualmente, lá dentro.

Nunca se deve dizer, públicameb«nre, uma coisa destas.

Isso, só demonstra medo e falta de Ambição.

Também, no Futebol, se vê a diferença, super aguerrida, entre Enpanhóis e Portugueses!!!!!!

É uma Tristeza!!!!!!!!

Quanto ao Jogo, aconteceu o que eu previa: Há um grande jogo de interesses, em tudo isto.

É lógico, racional e intuitivo que, nesse jogo, quem se lixa é o mais pequeno.

Isto não é MALDIÇÃO. Isto é falta de estratégia, ambição, motivação e mentalização à Meirim!!!!

Está, tudo, à medida do Treinador, quando diz que, quando uma Equipa, vai às FINAIS, É uma Grande Equipa!!!!!!

Tanta Falta de bom Senso!!!!!

Mas, o Exmo Senhor JJ, não sabe que, o segundo, além de não ganhar nada, é esquecido no minuto seguinte?
Laranjeiro, 15-05-2014