domingo, 17 de agosto de 2014

BENFICA - FINALMENTE!... UMA VITÓRIA NA JORNADA INAUGURAL!

Os marcadores de serviço, Maxi Pereira e Sálvio
 
Há nove épocas que o Benfica não vencia na primeira jornada do Campeonato Nacional, uma mala-pata enervante que condicionou a confiança da equipa no início dessas épacas, tanto mais que esses resultados negativos aconteciam frente a equipas de menor valia, tanto em casa como fora.
 
À 10ª vez, foi finalmente quebrada a tradição de não ganhar na primeira jornada do campeonato, com uma vitória de 2-0 sobre o Paços de Ferreira que volta a ser orientado por Paulo Fonseca, depois de uma efémera e mal sucedida passagem pelo Futebol Clube do Porto.
 
Não obstante a vitória por 2-0, não se pense que o jogo foi fácil, porque não foi. A equipa da cidade do móvel entrou em campo com grande garra e determinação e nos primeiros 20/25 minutos da partida, fez um pressing muito alto sobre os jogadores encarnados, logo no seu meio campo, não lhes dando hipóteses de organizar convenientemente as jogadas de ataque. O Paços de Ferreira até beneficiou de uma grande penalidade logo aos 10 minutos, a castigar empurrão (?) de Eliseu a Hurtado mas Artur defendeu o remate de Manuel José e até parece que já passou de besta a bestial, depois do êxito da vitória na final da Supertaça, só possível porque defendeu 3 penalties.
 
Por volta dos 25 minutos de jogo quando o Benfica já controlava as operações, surge o primeiro golo, construído por Jara, na esquerda, com passe para Gaitán que tabelou com Maxi Pereira, o qual, já no interior da grande área, atirou para o fundo das redes. Estava feito o primeiro golo e aberto o caminho para a vitória, a qual viria a ser consolidada com um excelente golo de cabeça de Sálvio, a passe de Gaitán, um jogador extraordinário que esteve nos dois golos, rubricando uma excelente exibição.
 
Outro jogador que se destacou na partida e que acabou por ser substituído, por precaução, aos 42 minutos da primeira parte, devido a queixas musculares, foi Enzo Peréz. Este jogador que esteve no Mundial e foi finalista vencido, tem uma sobrecarga de jogos muito grande e provavelmente não teve um período de descanso necessário, pelo que o seu esforço terá que ser gerido com algumas cautelas, uma situação a que os preparadores físicos estarão atentos.
 
O Plantel do Benfica tem muitos e bons jogadores mas há três que são fundamentais no desempenho da equipa: Luisão, Enzo e Gaitán. É fundamental que estas três unidades se mantenham para que a equipa tenha sucesso ao longo da época. A saída de um desses jogadores, a acontecer, será uma grande machadada nas legítimas aspirações do Benfica para esta época 2014/2015.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Efectivamente, foi, finalmente, quebrada esta Maldição!

Esperamos que a Praga do Exmo Senhor BG, seja, também, ultrapassada esta Época.

Quanto ao Jogo de ontem, tirando os pormenores relatados por V. Excelência, acho que esteve bastante bem.

De facto, vejo muitos Comentadores, na TV, que não sabem descrever o desenrolar dos Jogos, com este pormenor!!

Mas, a Equipa adversária vinha, mesmo, para as ganhar!

Foi a grande determinação e força de vontade, que deu a Vitória ao Glorioso.

O SLB tem que ter muito cuidado pois, além de o chamado Futebol menor, em relação ao maior, ter subido, todas as Equipas têm , como objectivo número um, ganhar ao Benfica!!

Agora, se saírem os tais dois Jogadores chave, que tanto se fala, não vejo grandes hipóteses, ao nosso Clube, de renovar o Título.
Laranjeiro, 18-08-2014