terça-feira, 12 de agosto de 2014

SUPERTAÇA EUROPEIA - O REAL MADRID FEZ GATO-SAPATO DO SEVILHA

 
O Real Madrid não deu qualquer chance à equipa do Sevilha nesta final da Supertaça Europeia, já que dominou folgadamente o adversário durante toda a partida, podendo dizer-se que o resultado de 2-0 é escasso para tanto domínio e oportunidades de golo.
 
Curiosamente, em cada uma das equipas alinharam três jogadores portugueses. No Real Madrid, Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe e no Sevilha, Beto, Daniel Carriço e Figueiras. Porém, em termos de simpatia, torci indiscutivelmente pelo Real pois ainda não consegui esquecer a final da Liga Europa, injustamente perdida pelo Benfica, após prolongamento e marcação de grandes penalidades, depois de perdidas diversas oportunidades para inaugurar o marcador durante o tempo regulamentar. Foi um daqueles jogos em que o Benfica podia jogar toda a noite que não marcaria um golo.
 
Não sei o que se passa com a equipa do Benfica nas finais mas a verdade é que há efectivamente muita falta de sorte. Acontecem lesões incríveis que afastam os melhores jogadores, as bolas em vez de entrarem, batem no poste, na barra, são salvas inextremis pelos adversários e até os guarda-redes brilham quando jogam contra o Benfica. Eu não acredito em bruxas nem em maldições mas a verdade é que a praga que o Bella Gutman rogou ao Benfica já dura há cinquenta e tal anos!
 
Nessa final da Liga Europa, destacou-se o guarda-redes Beto, não só porque defendeu três grandes penalidades mas essencialmente porque foi ele, com a sua portentosa exibição durante o tempo regulamentar de jogo, que segurou o zero-zero, levando a decisão para a marcação das grandes penalidades, onde voltou a ser herói.
 
Tudo isto estaria certo e seria merecedor de rasgados elogios da minha parte se não fora a sua actuação maldosa e provocadora para com os jogadores do Benfica durante o jogo e depois, nos festejos da vitória, a forma exageradamente exuberante, em clara provocação às hostes benfiquistas. Sinceramente, não me caiu bem o anti-benfiquismo deste guardião, ex-portista e hoje, desejei que encaixasse quatro ou cinco golos.
 
Esta noite, o guardião Beto não teve pela frente uma equipa desfalcada e infeliz como a do Benfica nem tão pouco uma equipa de arbitragem tendenciosa, como aconteceu na final da Liga Europa, onde foi extremamente beneficiado, inclusive, com a não marcação de uma grande penalidade. 
 
Hoje, o guardião Beto teve pela frente a poderosa equipa de Ronaldo & Companhia que não lhe deu tréguas, que fez gato-sapato da sua equipa e que podia ter construído um resultado bem mais dilatado. Porém, nesta coisa das finais, o que interessa é ganhá-las, ainda que seja por meio golo de diferença.
 
O Real Madrid foi muito superior ao adversário, ganhou e fez a festa e eu fiquei satisfeito porque o guardião do Sevilha não pôde repetir as tristes cenas da final da Liga Europa e ainda bem porque quem não sabe festejar com dignidade e desportivismo as vitórias, não merece ganhar.
 
Só tenho pena que o Benfica não tenha vencido o Sevilha, por manifesta falta de sorte e lhe tenha proporcionado tão incontidos festejos.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Também sou da sua opinião.

Pelo menos, contra uma Equipa Portuguesa, sendo o Guarda redes, Português, não se deveria, acho eu, festejar um Título a gozar, e de que maneira, os Portugueses e o SLB!!

É verdade que, por tudo isso e mais alguma coisa, gostei, também, que ontem, o RM ganhasse.

Efectivamente, o Glorioso, além da pouca sorte que tem tido e de ter que jogar contra duas Equipas em vez de uma, continua com um índice de concretização, muitíssimo fraco.

No último Jogo, com outra eficácia e com menos ansiedade, podiam ter ganho por cinco ou seis a zero.

No entanto, azar dos azares, chegaram ao fim do prolongamento, empatados!!!!

Para quem viu o Jogo é, mesmo, uma coisa do outro Mundo ou, talvez, a tal maldição do Exmo Senhor Bella Gutman!!!!!!
Laranjeiro, 13-08-2014