domingo, 24 de agosto de 2014

BENFICA - UMA VITÓRIA SOFRIDA

 
 
Embora a vitória do Benfica não mereça contestação, dado que foi a melhor equipa sobre o sintético do Bessa, a verdade é que a mesma foi bastante sofrida, graças à entrega dos jogadores boavisteiros que nunca baixaram os braços, tentando chegar pelo menos ao empate. Não o conseguiram porque a defesa benfiquista foi o melhor sector da equipa e jogou com grande concentração e acerto.
 
Este conjunto do Benfica ainda está muito longe de poder ser considerado um sério candidato ao título, tão incaracterístico é ainda o seu desempenho ao longo do jogo. A equipa não tem velocidade, é tudo feito em câmara lenta, tudo muito previsível, há imensos passes errados, perdas infantis de bola e o ataque praticamente não existe. No jogo da primeira jornada, um dos golos foi marcado por um defesa e hoje, no Bessa, voltou a ser um defesa a marcar o único golo da vitória. O Benfica tem que melhorar muitíssimo para fazer a diferença nos confrontos com as equipas de menor valia e com orçamentos infinitamente inferiores aos do campeão nacional em título. 
 
Porém, decorridas as duas primeiras jornadas, há algumas ilacções que já poderão ser tiradas: a primeira, é que a diferença entre os eternos rivais e crónicos candidatos ao título (Benfica, Porto e Sporting), é cada vez menor e hoje, já raramente acontecem aquelas goleadas de mão cheia. Nesta jornada, os três grandes venceram os seus adversários (Arouca, Paços de Ferreira e Boavista), por apenas 1 golo e no caso do Sporting, marcado aos 90+3, a escassos segundos do apito final do jogo.
 
A provar esta observação está o facto de na classificação geral, no final das duas primeiras jornadas, se encontrarem três equipas à frente dos três grandes com os mesmos  6 pontos mas com mais golos marcados: Rio Ave, com 7 golos marcados e 1 sofrido; Vitória de Guimarães, com 6 golos marcados e 1 sofrido; e Belenenses, também com 6 golos marcados e 2 sofridos. Já Benfica e Porto têm 3 golos marcados e 0 sofridos e os mesmos 6 pontos e o Sporting apenas 2 golos marcados e 1 sofrido e 4 pontos.
 
O Campeonato Português de Futebol não tem evoluído e encurtado a distância em termos de qualidade para os congéneres da europeus mas, mesmo assim, têm representado satisfatoriamente o País nas competições europeias. Vamos ver esta época qual vai ser o seu desempenho na Liga Europa e na Liga dos Campeões. É à luz da participação nas provas europeias e dos resultados alcançados que se poderá avaliar a qualidade do futebol português relativamente ao da Europa.
 
Para já, na 3ª pré-eliminatória de apuramento para a Liga Europa, o Rio Ave despachou o Gotemburgo e agora na primeira mão dos "playoff" de acesso à fase de grupos da Liga Europa, perdeu 2-1, com o Elfsborg da Suécia, um resultado que poderá ultrapassar no jogo da segunda mão, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde.
 
Boa sorte para o meu Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões e boa sorte também para todas as equipas portuguesas qualificadas para as provas europeias: Sporting, Porto, Nacional da Madeira e Rio Ave.
 
 
 
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, eu não consigo entender o chamado futebol de segunda linha!

Porque é que, o já referido, futebol, só joga com o máximo de empenho e determinação, contra o SLB?

Por acaso, o Braga, em qualidade, é uma Equipa superior ao Benfica?

Não. Acho que não é.

Perante estes factos, porque é que o Braga ganhou ao Boavista por três a Zero e o Glorioso ganhou por um a Zero e, com um pouco de azar, empatava?

Realmnte, há coisas que um mortal não compreende!!!

Eu conntinuo a dizer: O Futebol do SCP, FCP e SLB, estagnou, e o Futebol das restantes Equipas, sobretudo, a Jogarem com os chamados três grandes, evoluiu.

Depois, em relação, por exemplo, ao Futebol Inglês, aqui, sobretudo os grupos de segundo plano, jogam muito à base de Autocarros, na defesa.

Emfim, é um Futebol sem qualquer brilho.

Por outro lado, acredito que o Exmo Senhor JJ tenha que dar muitas e boas voltas, a este Team, todavia, pode ser, já, muito tarde!
Laranjeiro, 25-08-2014