quarta-feira, 6 de agosto de 2014

CARDOZO ACRESCENTOU UMA PÁGINA BRILHANTE À GLORIOSA HISTÓRIA DO BENFICA



 
 
Cardozo despediu-se do Benfica de forma emocionada. Na hora de partir, não se esqueceu de ninguém. Agradeceu ao Benfica, na pessoa do seu Presidente, os anos maravilhosos que passou ao serviço do SLB, acrescentando que gostou muito de Portugal; agradeceu o carinho dos adeptos e o apoio que os colegas de equipa e dirigentes lhe deram e não se esqueceu de agradecer também ao treinador, não obstante o desentendimento da final da Taça de Portugal em 2013.

Mas notava-se que Cardozo partia triste e que o seu maior desejo era ficar. Ele próprio declarou que chegou a pensar acabar a carreira de futebolista no Benfica mas na hora de partir lá foi dizendo que a vida de futebolista é assim mesmo: hoje representa um clube e amanhã pode seguir viagem para outro destino.
 
Nessa despedida emocionada, Cardozo disse também que leva o Benfica, Portugal e os adeptos no coração e que onde quer que esteja torcerá sempre pelo Benfica e que vai seguir os jogos e a vida do Clube.
 
Foi bonito e comovente ouvir da boca do TACUARA palavras tão sentidas e elogiosas dirigidas à Instituição Benfica e à sua massa adepta, em total oposição ao comportamento dos dirigentes benfiquistas que não apareceram, não deram a cara, dando a entender que se livraram de um fardo incómodo e inútil, comportamento que em meu modesto entender, Cardozo não merecia, pelo seu brilhante percurso, ao longo de seis épocas, ao serviço do Benfica. Cardozo acrescentou uma página dourada à gloriosa história do Benfica e merecia tratamento bem diferente, no mínimo, um jogo de despedida, dando-lhe oportunidade, uma última vez, de actuar perante os adeptos e de poder dizer-lhes adeus.
 
Para os dirigentes e adeptos mais esquecidos, eu posso lembrar que o jovem Cardozo chegou ao Benfica na época de 2007/2008, rotulado de o "melhor futebolista do Paraguai em 2006" e que depois se revelou uma máquina de fazer golos ao serviço do Benfica, nas seis épocas que se seguiram, alcançando a invejável marca de 172, tornando-se o estrangeiro mais goleador de todos os tempos.
 
Cardozo venceu a bola de prata em 2009/2010 e em 2011/2012, algo que tinha acontecido pela última vez, na época de 1990/1991, através do avançado Rui Águas, com 25 golos e para além disso, também foi nomeado 2 vezes o melhor jogador do ano do campeonato português. E que não tenham dúvidas os benfiquistas: o salto qualitativo da equipa do Benfica nas últimas 6 épocas, muito se deve ao talento goleador de Cardozo, um atleta extraordinário de 1,93 metros de altura e 87 quilos de peso, possuidor de um pé esquerdo fabuloso, com olhos, nem sempre aproveitado, tacticamente, da melhor forma, caso contrário, nesse período, o Benfica podia ter ganho mais uns quantos títulos, a nível interno e externo.
 
Sobre o episódio da final da Taça de Portugal com o Vitória de Setúbal, no final da época de 2013, o gesto de Cardozo para com o treinador, deve ser entendido como um sinal de desagrado mas também de frustração e revolta de alguém que queria vencer o jogo e contribuir para a vitória. Ao ser retirado do jogo quando vencia com um golo da sua autoria, não aguentou e desabafou empurrando o treinador, o qual haveria de perder o jogo e a conquista da Taça, já que o Vitória de Setúbal inverteu o resultado, acabando por triunfar por 2-1. Depois da humilhação na final da Liga Europa, perdendo no último minuto para o Chelsea; depois da humilhação da perda do Campeonato, também no último minuto frente ao Futebol Clube do Porto, como não há duas sem três, o grande treinador do Benfica sofria mais uma estrondosa humilhação frente à modesta equipa dos sadinos, muito por culpa da sua teimosa casmurrice e dos erros que cometeu na forma como utilizou e geriu o plantel.
 
Por tudo o que atrás fica escrito, há que agradecer e dar os parabéns ao Cardozo pelas muitas vitórias que ajudou a conquistar ao Benfica e pela alegria que as mesmas proporcionaram aos adeptos benfiquistas.
 
No Trabzonspor ou noutro qualquer Clube para onde vás, que sejas bem sucedido e feliz. Obrigado.
 
 
 
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, não sabia que a saída deste, Excelente, Jogador já se havia concretizado!

É evidente que, alguns maus desempenhos, deste fabuloso Artista da Bola, se devem, apesar de ele não crer reconhecer, ao Treinador.

Realmente, fiquei muito decepcionado, ao ter conhecimento da triste despedida que, os Dirigentes do SLB, fizeram ao Exmo Senhor Cardozo!!!!!!

Para variar, desta vez, culpa-se um Genial Jogador, em vez do Treinador, por alguns resultados, menos conseguidos.
Laranjeiro, 06-08-2014