sábado, 28 de maio de 2016

MARCELO REBELO DE SOUSA - O MESMÍSSIMO ESTILO COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

Imagem do autor            O homem do míssil!...

Desenganem-se todos aqueles que estavam à espera de ver um Marcelo Rebelo de Sousa diferente, agora na pele de Presidente da República, quiçá menos brincalhão, mais ponderado e contido na palavra e mais recatado e distante na relação com as pessoas.

Marcelo Rebelo de Sousa é assim e não vai mudar. Estes três meses de mandato mostram um Presidente da República à sua imagem e semelhança, bem diferente de todos os seus antecessores. Sendo um dos maiores vultos intelectuais do nosso tempo e detentor de uma carreira académica brilhante é, contudo, um homem simples, de sorriso generoso e uma aptidão afectuosa fantástica para lidar com o povo, a quem estende simpática e indiscriminadamente a mão, beija e abraça.

Na quinta-feira passada, 26.05.2016, na inauguração da Feira do Livro, no Parque Eduardo VII, tive oportunidade de verificar, uma vez mais, essa sua apetência para lidar com a multidão. Por onde passava, estendia a mão a toda a gente que o solicitava e até parava para responder aos que o interpelavam. Eu próprio tive oportunidade de lhe dar um fugaz aperto de mão, ciente que nem sequer me reconheceu.

Um pouco mais acima, um indivíduo que me pareceu não estar na posse de todas as suas faculdades mentais, quis entregar ao Senhor Presidente da República um "míssil" que, dizia ele, carregava às costas. Aí, o Chefe Supremo das Forças Armadas respondeu em tom brincalhão: bem, meu amigo, armas de guerra não é comigo! Esse assunto tem que ser tratado com algum dos meus assessores militares. E depois deste inusitado encontro, lá continuou o seu périplo pela feira, distribuindo sorrisos, mensagens e afectos.

Lembro-me que há cerca de 30 anos, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Colectividade de que eu era Presidente e constatei que ele lidava com os associados como se já os conhecesse há muitos anos. Depois entrou na sala de jogos e perguntou: quem é aqui o campeão de Snooker? És tu? Então vamos lá jogar uma partidinha.

Era assim Marcelo Rebelo de Sousa: simples, afável, divertido e comunicativo,  antes de ser Presidente da República e assim vai continuar, porque a sua forma de ser é genética, expontânea e genuina.

Marcelo Rebelo de Sousa tem tudo para ser o melhor Presidente da República, nesta conjuntura económica difícil em que Portugal se encontra, devido à sua isenção e independência e à enorme capacidade de estabelecer consensos e pontes de entendimento com as diferentes forças políticas, tendo como objectivo único, a salvaguarda dos superiores interesses de Portugal e dos Portugueses.


domingo, 15 de maio de 2016

ESPECTACULAR RECUPERAÇÃO DO TONDELA!!! GRANDE RAÇA E ATITUDE!!! PARABÉNS!!!

Imagem retirada do Google
 
Não tenho memória de um campeonato tão renhidamente disputado desde o princípio até ao final, tanto no que diz respeito ao campeão, como relativamente ao apuramento das equipas para as competições europeias e às equipas a despromover.
 
O Benfica liderou na 1ª jornada e depois da 21ª à 34ª (15); o Arouca liderou à 2ª jornada (1); o Futebol Clube do Porto liderou desde a 3ª até à 7ª (5) e o Sporting manteve-se no 1º lugar desde a 8ª à 20ª jornada (13) e manteve-se em 2º lugar até ao final do campeonato a apenas 2 pontos do líder.
 
O Benfica é um justíssimo vencedor mas se o Sporting tivesse alcançado o título, também seria merecido. Os dois rivais foram grandes ao longo da época e a espaços encantaram com o brilhantismo do seu futebol.
 
Porém, este campeonato teve um protagonista brilhante que acabou por contrariar e deixar estupefactos todos quantos vaticinaram antecipadamente ao TONDELA a despromoção à 2ª Liga, visto que à 22ª jornada apenas tinha conquistado 10 pontos e os seus adversários directos que seguiam à sua frente na classificação, Académica, União da Madeira e Vitória de Setúbal, já somavam 19, 24 e 28 pontos, respectivamente.
 
O Tondela nunca desistiu de lutar para se manter na 1ª Liga e iniciou essa recuperação à 24ª jornada, indo ganhar ao terreno do Moreirense. Depois, o Tondela cometeu a proeza de amealhar 20 pontos nas últimas 11 jornadas, quando tinha apenas conquistado 10 pontos nas primeiras 23!!!
 
Nesta fase, o Tondela, surpreendentemente, foi capaz de ir ganhar ao estádio do Dragão, por 1-0, empatar 2-2 no Estádio de Alvalade e alcançar 2 grandes vitórias por 4-1 e 1-0, nos sempre difíceis estádios do Paços de Ferreira e do Vitória de Setúbal!
 
De salientar que as equipas que disputavam a despromoção com o Tondela, Vitória de Setúbal, União da Madeira e Académica, nesta fase da sua espectacular recuperação, contra os 20 pontos conquistadas pelo Tondela, apenas conquistaram mais 2, 5 e 6 pontos, tendo a tabela classificativa final ficado assim ordenada: Tondela, 30 pontos, Vitória de Setúbal 30, União da Madeira 29 e Académica 25.
 
Grande Tondela! Grande Petit! É um grande privilégio continuar na 1ª Liga! A região do País a que pertence e as suas gentes merecem a proeza do Tondela e merecem que o seu Clube continue a fazer parte do Campeonato dos grandes!
 
Por mim, como homem do Norte, também foi uma enorme satisfação assistir a esta prodigiosa recuperação do Tondela, empurrando o União da Madeira para a 2ª Liga, uma das equipas que chegou a levar mais 16 pontos que o Tondela!
 
Parabéns Tondela!!! Parabéns Petit!!! Parabéns Dirigentes!!! Parabens Associados e Simpatizantes!!!

quinta-feira, 12 de maio de 2016

LOCAL PARA FESTEJAR O TÍTULO - UMA POLÉMICA DESNECESSÁRIA

Resultado de imagem para festa do titulo
Imagem retirada do Google

A polémica instalada à volta do local onde se pretende festejar o título de Campeão Nacional de Futebol da 1ª Liga, referente à época 2015/2016, é absolutamente ridícula e desnecessária.

A Praça Marquês de Pombal, local onde por tradição o Benfica festeja os seus títulos, encontra-se em obras e na sua zona circundante há diversos estaleiros de materiais de construção que representam um gravíssimo perigo, se utilizados como arma de arremesso pelos potenciais desordeiros que normalmente e infelizmente se infiltram e misturam no meio dos verdadeiros desportistas que apenas pretendem festejar pacificamente e exteriorizar a sua satisfação pela conquista do título de campeão pelo Clube da sua simpatia.

Nas actuais condições, a Praça Marquês de Pombal não oferece condições mínimas de segurança e, nesse sentido, avisadamente, as entidades competentes não deviam autorizar a sua utilização para os festejos do título.

Ainda estão bem frescas na memória dos lisboetas as imagens televisivas sobre os graves distúrbios que ocorreram há um ano, entre os adeptos (?) benfiquistas e as forças policiais, onde não faltaram pedras, ferros, garrafas, etc., para arremessar aos agentes, mesmo com a Praça limpa e em bom estado de conservação.

Nestes casos e tendo em conta os maus exemplos anteriores, deve apostar-se na prevenção para evitar males maiores. O Clube que se sagrar campeão na última jornada, a disputar no sábado, dia 15 de Maio, deve festejar o título no seu estádio, onde possui as condições ideais para acolher os adeptos e exibir-lhes o troféu conquistado bem como os atletas e equipa técnica. Dentro do Estádio há menos probabilidades de haver distúrbios porque há mais condições para as forças de segurança poderem controlar os desordeiros.

Não se deve brincar com o fogo porque quem brinca com o fogo tem fortes probabilidades de se queimar.

Espero que vencedores e vencidos saibam ser dignos na vitória e na derrota. Se assim acontecer tudo vai correr bem e o desporto-rei sairá dignificado e vencedor.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

RENATO SANCHES - NÃO HÁ AMOR CLUBISTA CAPAZ DE RESISTIR AOS MILHÕES!!!

Imagem retirada do Google

Ainda a época não acabou e o nosso menino RENATO SANCHES já foi contratado pelo gigante alemão Bayern de Munique, por uma verba astronómica! Segundo a imprensa, 35 milhões de imediato e mais 45 milhões por objectivos, alguns dos quais alcançáveis e outros muito dificilmente. Mesmo assim, dizem, a transferência pode chegar com facilidade aos 50 milhões.

Era um cenário previsível, depois das boas exibições que fez ao longo da época desportiva 2015/2016 e, para mais, tratando-se de um jovem de 18 anos. Porém, pessoalmente, acreditava que pudesse ficar mais uma época no Benfica para poder ganhar um pouco mais de experiência e potenciar as suas inatas qualidades de jogador da bola.

Sabia que os grandes Clubes Europeus andavam de olho nele desde o início da época e até já se dizia que provavelmente iria para os ingleses do Manchester United pela bonita soma de 40 milhões. Pelos vistos, o Bayern antecipou-se e ganhou a corrida, provavelmente tendo em conta as elogiosas referências que o técnico Guardiola lhe fez aquando dos jogos dos quartos de final da Champions, entre o Bayern e o Benfica.

Consumada a transferência, nada mais há a fazer e por isso só me resta desejar a RENATO SANCHES toda a sorte do mundo e augurar-lhe um futuro brilhante como jogador de futebol e que possa vir a contribuir com o seu talento para grandes conquistas ao serviço da Selecção Portuguesa de Futebol.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

HAVERÁ CAMPEÃO NA PENÚLTIMA JORNADA?

Resultado de imagem para campeonato nacional de futebol


Imagem retirada do Google

O jogo de domingo no estádio dos Barreiros, no Funchal, pode ser a chave para a conquista do título. Ganhando, o Benfica poderá sagrar-se campeão, caso o Sporting não consiga vencer o Vitória de Setúbal; em caso de êxito dos leões, a conquista do título ficará adiada para a última jornada, no estádio da Luz, frente ao Nacional da Madeira.

Nesta recta final do Campeonato, nenhum jogo é fácil; porém, a tarefa torna-se ainda mais difícil quando, segundo as notícias badaladas na comunicação social, o clube que segue em 2º lugar, oferece choruda recompensa a quem conseguir "roubar" pontos ao Benfica.

A ter algum fundamento esta grave acusação, estamos perante uma prática anti-regulamentar e anti-desportiva que deve ser investigada e apurada a responsabilidade para aplicação das sanções adequadas.

Independentemente de todas as polémicas e do chamado "jogo sujo" que normalmente acontece nos últimos jogos dos campeonatos nacionais, o líder do Campeonato, dentro do rectângulo de jogo, tem argumentos suficientes para vencer qualquer adversário e no que diz respeito ao jogo de domingo, em circunstâncias normais, não obstante sabermos que o futebol não é uma ciência exacta, sairá vencedor.

O Sporting tem feito um grande Campeonato e liderou a classificação desde a 8ª até à 24ª jornada, tendo sido ultrapassado pelo Benfica na 25ª jornada, com a vitória de 1-0 em Alvalade. Desde então para cá, Benfica e Sporting ganharam todos os jogos disputados, mantendo-se separados na classificação por apenas  2 pontos. Matematicamente, qualquer um pode ser campeão mas o Benfica só depende de si e, por isso mesmo, tem que ganhar os 2 jogos que faltam com o Marítimo e o Nacional.

Para vencer o Marítimo, o Benfica tem que entrar em campo determinado, dinâmico e concentrado, imprimindo grande intensidade ao jogo e fazendo grande pressão sobre o adversário, impedindo-o de organizar convenientemente as jogadas de ataque. Um Benfica "guerreiro", não terá dificuldades em conquistar os 3 pontos.

As contas fazem-se no final. Já falta pouco. É só mais um pouquinho de paciência.