sábado, 28 de maio de 2016

MARCELO REBELO DE SOUSA - O MESMÍSSIMO ESTILO COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

Imagem do autor            O homem do míssil!...

Desenganem-se todos aqueles que estavam à espera de ver um Marcelo Rebelo de Sousa diferente, agora na pele de Presidente da República, quiçá menos brincalhão, mais ponderado e contido na palavra e mais recatado e distante na relação com as pessoas.

Marcelo Rebelo de Sousa é assim e não vai mudar. Estes três meses de mandato mostram um Presidente da República à sua imagem e semelhança, bem diferente de todos os seus antecessores. Sendo um dos maiores vultos intelectuais do nosso tempo e detentor de uma carreira académica brilhante é, contudo, um homem simples, de sorriso generoso e uma aptidão afectuosa fantástica para lidar com o povo, a quem estende simpática e indiscriminadamente a mão, beija e abraça.

Na quinta-feira passada, 26.05.2016, na inauguração da Feira do Livro, no Parque Eduardo VII, tive oportunidade de verificar, uma vez mais, essa sua apetência para lidar com a multidão. Por onde passava, estendia a mão a toda a gente que o solicitava e até parava para responder aos que o interpelavam. Eu próprio tive oportunidade de lhe dar um fugaz aperto de mão, ciente que nem sequer me reconheceu.

Um pouco mais acima, um indivíduo que me pareceu não estar na posse de todas as suas faculdades mentais, quis entregar ao Senhor Presidente da República um "míssil" que, dizia ele, carregava às costas. Aí, o Chefe Supremo das Forças Armadas respondeu em tom brincalhão: bem, meu amigo, armas de guerra não é comigo! Esse assunto tem que ser tratado com algum dos meus assessores militares. E depois deste inusitado encontro, lá continuou o seu périplo pela feira, distribuindo sorrisos, mensagens e afectos.

Lembro-me que há cerca de 30 anos, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Colectividade de que eu era Presidente e constatei que ele lidava com os associados como se já os conhecesse há muitos anos. Depois entrou na sala de jogos e perguntou: quem é aqui o campeão de Snooker? És tu? Então vamos lá jogar uma partidinha.

Era assim Marcelo Rebelo de Sousa: simples, afável, divertido e comunicativo,  antes de ser Presidente da República e assim vai continuar, porque a sua forma de ser é genética, expontânea e genuina.

Marcelo Rebelo de Sousa tem tudo para ser o melhor Presidente da República, nesta conjuntura económica difícil em que Portugal se encontra, devido à sua isenção e independência e à enorme capacidade de estabelecer consensos e pontes de entendimento com as diferentes forças políticas, tendo como objectivo único, a salvaguarda dos superiores interesses de Portugal e dos Portugueses.


1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, todos os que são eleitos pelo Povo, deveriam ser assim!

Tudo o que se tem visto, demonstra que este Presidente é, realmente, pela sua capacidade de distribuir AFECTOS, diferente dos seus antecessores.

Eu estou, até, convencido, que ele, devido à sua maneira, simples, de ser, se sente constrangido e incomodado com tantos Batedores e Guarda Costas, atrás de si.

Ele tem uma maneira tão próxima e afável de exercer o alto cargo de Presidente da República que, algumas Pessoas, já estão a tentar atribuir-lhe, por conveniência, Frases e Palavras que, segundo o que se consta, ele não disse.

Os Senhores Jornalistas, estão convencidos que este Presidente é como o anterior ou como o Snr JJ.

Não, este Presidente só diz o que quer. Ninguém lhe dá a volta.

Realmente, pelo menos eu, gosto de Pessoas ou de Chefes Supremos da Nação, que não olhem a partir da Cadeira do poder, para os outros como que, os mesmos, fossem Moscas.

Mas, simplicidade é uma coisa e outra, muito diferente, é um, qualquer, Indivíduo
ou o Chefe do Estado, deixar-se comer de cebolada porque, a ignorância, é muito atrevida!

Também gostava de me ter encontrado, na Feira do Livro, com ele, para ver se ele se lembrava do indivíduo que lhe enviava, quando ele era Comentador na TVI, os email´s sobre os Refugiados.
Laranjeiro, 29-05-2016