terça-feira, 14 de junho de 2016

PORTUGAL JOGOU EM RITMO DE TREINO E... AS CONTAS SAÍRAM FURADAS

Cristiano Ronaldo
Imagem retirada do Google

Segui a estreia portuguesa no euro pela televisão e, francamente, não gostei nada da exibição, porque na realidade o jogo foi muito fraquinho, talvez mesmo o mais fraquinho dos que até agora foram disputados.

Creio que a maioria dos portugueses ficou decepcionada com a exibição da Selecção, depois de não ter ido além de um empate (1-1), frente à modesta representante da Islândia que, pelos vistos, é a primeira vez que se encontra a disputar uma fase final de uma grande competição europeia.

Em minha opinião, a equipa entrou mal no jogo e permitiu que fossem os islandeses a criar a primeira grande ocasião de golo. Após 15 minutos de jogo, a equipa portuguesa começou a superiorizar-se e a exercer algum domínio sobre o adversário mas sem criar grandes oportunidades para inaugurar o marcador. O adversário posicionava-se atrás da linha da bola e defendia bem porque a equipa das quinas jogava demasiado pausada, sem um mínimo de velocidade e sem exercer grande pressing sobre os adversários.

Nesta toada insípida e morna, parecia difícil encontrar o caminho para o golo e enquanto isso não acontecesse a equipa islandesa manter-se-ia sóbria e confiante. As coisas estavam difíceis mas aos 30 minutos, uma boa jogada de André Gomes terminou numa perfeita assistência para Nani que inaugurou o marcador.

Depois do golo esperava-se uma Islândia menos defensiva que tornasse a tarefa mais fácil aos jogadores portugueses e, de certa forma isso aconteceu mas não foi aproveitado porque a equipa continuou a jogar mal, devagar e sem pressing até ao final da 1ª parte.

Quem pensou que o intervalo faria bem à formação lusa, com algumas dicas da equipa técnica para corrigir as coisas menos boas, eis que a equipa entra igualmente mal em campo para a 2ª parte e consente o golo do empate aos 50 minutos, numa desatenção da defesa que tal como o resto da equipa não fez grande exibição.

Após o empate, a equipa das quinas ficou ainda mais nervosa e nunca mais teve discernimento para procurar com lucidez chegar ao golo que lhe garantisse a vitória, acabando por empatar perante uma formação de menos valia que tudo fez para não ser derrotada.

NOTA IMPORTANTE: - Vi o jogo entre as duas outras equipas do Grupo F, Áustria/Hungria e em termos de espectáculo, foi bem melhor do que o Portugal/Islândia e as duas equipas pareceram-me bem organizadas e com jogadores talentosos. Se Portugal quiser passar a fase de grupos, vai ter que jogar muito mais do que no primeiro jogo, caso contrário arrisca-se a fazer as malas mais cedo. Quem sonha ser campeão europeu tem que jogar um pouco mais e fazer como as equipas que têm essas pretenções: França, Espanha, Alemanha e Itália que ganharam os respectivos jogos.




1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, o talento, dizem, Português, capitulou perante a altura, força de vontade, empenho, motivação e muita organização, dos Islandeses!

Realmente, não é com apoio e as Televisões a falar, porque lhes convém, vinte e quatro Horas/Dia, em futebol, que se ganham os jogos.

Pelo que tenho visto, é no campo que se ganham os Jogos.

Também fiquei muito decepcionado com o desempenho da nossa Equipa.

Mais uma vez, assim, não vamos lá.
Laranjeiro, 22-06-2016