segunda-feira, 3 de abril de 2017

ÁRBITRO AGREDIDO - A IMPUNIDADE INCENTIVA OS AGRESSORES






















Imagem retirada do Google

O País inteiro viu as imagens chocantes da violenta agressão de que foi vítima o árbitro escalado para dirigir o jogo entre o Rio Tinto e o Canelas 2010, na sequência da amostragem de um cartão vermelho ao jogador do Canelas por suposta agressão a um atleta da equipa da casa.

O acto perpetrado pelo atleta do Canelas é condenável e vergonhoso. O árbitro é agarrado por outros cúmplices do agressor e atletas do mesmo Clube e obrigado a dobrar-se até colocar a cabeça à altura do joelho do nº 10, o qual lhe desferiu uma joelhada, segundo notícias da imprensa escrita, na zona do rosto, tendo-lhe partido a cana do nariz.

No caso do Clube de Canelas, há um montão de antecedentes que deveriam ter sido analisados, julgados e punidos disciplinarmente, na medida da sua gravidade, mas nem a justiça nem as instâncias do desporto que têm essa responsabilidade foram capazes de agir em tempo útil, acabando por dar origem aos graves incidentes do jogo Rio Tinto/Canelas e a tantos outros que têm acontecido nos campos de futebol de norte a sul do País.

Neste contexto, há também que condenar, para além do atleta ou atletas e o Clube a que pertencem, a Associação de Futebol do Porto, a Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de Futebol e, claro, a justiça, por não terem agido prontamente aquando do cometimento de outros actos de indisciplina.

A impunidade encoraja os criminosos e dá-lhes cada vez mais força por julgarem que são intocáveis e que ninguém tem coragem para os incriminar. Usam a violência, a chantagem, a perseguição, as ameaças e os actos covardes para intimidar as vítimas e estas, porque sabem que a justiça não funciona, ficam caladas, com medo que as ameaças sejam mesmo cumpridas.

É de lamentar também que os árbitros não tenham até ao momento tomado uma posição mais dura, como forma de contestar e condenar as dezenas de bárbaras agressões de que têm sido vítimas os seus colegas de profissão, alguns com necessidade de intervenções cirúrgicas devido à gravidade das lesões. Nestas ocasiões, é necessário demonstrar todo o apoio e solidariedade e o Conselho de Arbitragem e outros Órgãos que regulam a arbitragem não têm feito isso. 

Quando se brinca com o fogo, as consequências podem ser muito trágicas. Se desta vez as entidades que regem o futebol não actuarem adequadamente, o Governo tem que intervir e pôr cobro a toda esta indisciplina, agravando as penalizações disciplinares e demitindo os actuais responsáveis pela sua aplicação.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Seguindo o que eu tenho vindo a dizer, referente ao Futebol, a todos os níveis, a falta de coragem, em relação à aplicação, concreta, da Justiça, não é por acaso.

Este Desporto, agora, não é como no tempo do Exmo Senhor Eusébio.

Presentemente, embora grande parte dos Dirigentes, digam o contrário, o Desporto Rei, sobretudo, trás muitos dividendos para muita gente, logo, agindo em conformidade com o que se está a passar, tudo isso acabava.

Então o Dirigente máximo do Grupo que há vários Meses, anda a fazer ameaças de vária ordem, às restantes Equipas, não deveria perder 36 Pontos em vez de os ganhar, pelo facto de doze Equipas não quererem jogar com eles? Refiro-me à Equipa, CANELADAS, PONTAPÉS E CABEÇADAS, que alguns dizem chamar-se Canelas.

Para mim, estes Dirigentes da Associação e do Clube, deveriam ter investigado esta anormalidade, ao pormenor ou serem, todos eles, demitidos.

É lógico, racional e intuitivo, que não.

Então os Dirigentes do Clube e da Associação, preferiram dar razão aos desordeiros e arruaceiros, em vez de a darem a um grupo de doze que sempre se portaram como todos os Jogadores e Dirigentes Desportivos se deveriam portar!!!

Realmente, a nossa Justiça Desportiva e a outra, não devem ter paralelo no Mundo inteiro!

Isto, muitas vezes, até me faz lembrar o comportamento dos Partidos Políticos.

Mas há mais Responsáveis, assim.

Então não surgiu, agora, um Presidente de um Clube de Lisboa, que quer fazer ou já fez, quatro queixas contra o SLB que, em condições normais, seriam feitas pelo FCP!!

Onde é que eu já ouvi dizer que, cada Povo, tem aquilo que merece?

Um Povo Culto, é exigente! Um Povo inculto, come e aceita tudo o que lhe dão!
Laranjeiro, 04-04-2017