segunda-feira, 19 de junho de 2017

PEDRÓGÃO GRANDE - QUE GRANDE TRAGÉDIA!!! - PORTUGAL ESTÁ DE LUTO - É HORA DE SOLIDARIEDADE

Resultado de imagem para Incêndio de pedrógão grande
Imagem retirada do Google

Não há palavras que consigam descrever a dimensão da tragédia de Pedrógão Grande! Mais de seis dezenas de pessoas perderam a vida quando tentavam fugir das chamas ou combate-las. Não tiveram hipótese de escapar à fúria daquele gigantesco incêndio que nenhuma máquina humana conseguiria travar.

Algumas das imagens que chegaram aos portugueses através da televisão são tão terrivelmente dramáticas e chocantes que deixam qualquer ser humano perplexo e estarrecido.

Antes de discutir as causas do que aconteceu, é prioritário e urgente acudir àqueles que sobreviveram e que perderam os seus familiares e amigos mas também o fruto do trabalho de gerações. Marquês de Pombal, após o terramoto de 1755 que devastou aquilo que é hoje considerada a baixa lisboeta, proclamou como prioritária esta célebre frase: "cuidar dos vivos e enterrar os mortos".

Hoje, como há 262 anos, a prioridade é, sem dúvida, "cuidar dos vivos e enterrar os mortos".

Portugal é um País solidário e, neste momento, aposto que uma enormíssima percentagem da população portuguesa se prepara para generosamente contribuir para apoiar as vítimas de tão grande tragédia. Infelizmente, aos mortos  não é possível restituir a vida. Porém, será possível, com o amor e a solidariedade dos portugueses, restituir os bens materiais a quem tudo perdeu.

Esta é uma das raras ocasiões em que se justifica plenamente a mobilização geral da população portuguesa para ajudar os nossos irmãos que estão em grande dificuldade em vários locais do concelho de Pedrógão Grande. É preciso garantir que todo o dinheiro e outro tipo de ajudas chega às vítimas e que não se vão verificar os casos e injustiças que noutros acontecimentos trágicos ocorreram.

Neste momento, foram já criadas diversas contas solidárias para recolha de donativos a favor das famílias afectadas. Deixo aqui duas:

Caixa Económica Montepio Geral - IBAN: PT50 0036 0000 99105922157 78
Caixa Geral de Depósitos               - IBAN: PT50 0035 0001 00100000330 42 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Esta é mais uma tragédia que, se for provado que teve origem nos Fenómenos Atmosféricos, já noticiados, tudo bem.

Caso contrário, os Responsáveis e, infelizmente, são muitos, devem ser, severamente, castigados.

Mesmo assim, esta desgraça aconteceu, em parte, por não haver uma coordenação à altura e por não se limparem as Matas, incluindo, ainda, o desrespeito total pelas distâncias das Árvores, das Estradas e das Casas, conforme a Lei determina.

Este País é, em todo o Mundo, o que tem melhores e mais eficazes Leis, só é pena é que, mais de 50% não sejam cumpridas nem levadas a sério.

Além das vigarices que já estão a acontecer, à custa do mal dos outros pois até já existem Contas Bancárias,falsas, só espero que quem tem, quem pode e, também, o Governo, ajude quem, além de perder os seus Familiares, ficou, literalmente, sem nada.

Como sempre acontece, parte de tudo isto, não vai parar a quem de direito e a quem, devido, em parte, às alterações Climatéricas, lhe entrou este monstro pela casa dentro, levando-lhe tudo.
Laranjeiro, 22-06-2017