sexta-feira, 25 de agosto de 2017

O MELHOR TIO DO MUNDO



Olá tio Oswaldo Jorge do Carmo. Com muito carinho e amizade, dedico-te o espaço de hoje no meu modesto Blogue.

Lembro-me bem! É das coisas que tenho mais frescas na memória relativamente aos meus tempos de criança! Lembro-me muito bem dos elogios que toda a gente te dava, sempre que falavam em ti. Diziam que eras muito inteligente, muito obediente e que na escola primária foste dos melhores alunos. Diziam que vinhas para a varanda da rua ler em voz alta as lições do livro de leitura e recitar poemas. Talvez por isso te tenham posto o apelido de "poeta". Por tudo isso, desde os meus 4/5 anos de idade, criei na minha imaginação um tio fenomenal, um super-herói do qual eu tinha muito orgulho e também queria imitar, embora nessa época mal te conhecesse porque teria 3/4 anos de idade quando embarcaste para Angola.

Mais tarde, essa admiração aumentou muito mais quando comecei a ler as cartas que enviavas religiosamente todos os meses, do Dondo, à Avó. Achava a tua caligrafia o máximo embora tivesse alguma dificuldade em lê-la, ao princípio. Ficava orgulhoso ao ver aquelas letras maiúsculas bem desenhadas e aquela escrita fluente e elegante como nunca vira . Mas o que mais me entusiasmava e me deixava feliz, eram as fotos que geralmente enviavas e que eu via e revia e admirava, orgulhoso por ter um tio tão elegante e eloquente. Cheguei a "roubar" algumas dessas fotos à avó, fotos essas que conservei e levei comigo quando fui para Angola.

Em pessoa, só te conheci realmente quando cumpriste o serviço militar na Força Aérea, na Ota e em Tancos. Lembro-me bem da primeira vez que apareceste em Misquel, impecavelmente fardado a rigor e o impacto que a tua figura imponente causou em mim! Mas depois, pude também apreciar a tua esmerada educação, tão diferente da das gentes da nossa terra! Tu eras o meu ídolo e eu sonhava ser como tu.

Estava longe de pensar que um dia iria ter oportunidade de privar muito mais de perto contigo e viver inclusive na mesma pensão, por ironia do destino e em consequência do "desabafo" infeliz que a tia Maria teve contigo. Foste um tio responsavelmente incrível que mais uma vez demonstraste ser um homem bom e de grande carácter. Outros teriam enjeitado essa responsabilidade e sacudido a água do capote.

Hoje, como ontem, continuo a ter por ti a mesmíssima estima e consideração. Fostes e continuas a ser o meu ídolo, alguém que eu gostaria de poder imitar, sobretudo naquela tua vertente de homem bom, íntegro, responsável, cordial e amigo. De uma coisa eu tenho a certeza: posso não ter copiado e posto em prática todas as tuas virtudes mas o teu exemplo marcou-me e ajudou-me a ser um homem melhor.

Vejo como tens seguido e comentado o meu modesto blogue. Também aqui tens demonstrado a tua grandeza de alma e coração. Sei que nem tudo aquilo que escrevo será do teu inteiro agrado, o que é normal porque todos temos a nossa própria maneira de agir e de pensar. Contudo, não me lembro de teres feito qualquer comentário menos correcto e totalmente discordante. Pelo contrário, procuraste sempre valorizar os meus escritos e agiste de forma a que eu nunca me sentisse constrangido, aborrecido ou arrependido acerca do que escrevi. Obrigado tio.

Obrigado por tudo quanto fizeste por mim. Desculpa-me se alguma vez te desiludi porque de facto não o merecias. A vida, a maioria das vezes, não é aquilo que desejámos que fosse. A minha não foge à regra. Tu sabes que na grande maioria dos casos, as pessoas não conduzem a vida, a vida é que nos conduz. Andamos todos ao sabor da corrente e temos que nos adaptar às contingências da vida. Se tivesse sido eu a conduzir a minha vida, teria sido provavelmente de outra maneira mas agora não vale a pena chorar sobre o leite derramado. Na próxima vida será melhor se Deus quiser.

Forte abraço do teu sobrinho Manuel que te estima muito.


1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Estimado Sobrinho
Manuel do Carmo Meirelles
Lisboa

Estimado Sobrinho,

Analisando, friamente, estes encómios, a coisa não é, de todo, bem assim.

De qualquer maneira, obrigado, muito.

De facto, numa coisa tens razão: Eu queria chegar ao ponto a que aludes mas, devido a algumas curvas, muito apertadas, não me foi possível ir até onde queria.

Umas coisas, porque a Cabeça não agiu bem e outras porque não tive apoio de quem o devia ter.

Quando andei na Emídio Navarro, tinha nada mais nada menos, que cinco forças contra mim. É obra, não achas?

Tu, por outros Caminhos, chegaste mais longe.

Louvo, sem rodeios, a tua força de vontade, a tua ambição e tudo o que tens feito desde que chegaste ao puto pois, sem isso, nada se faz.

Enfim, és um LUTADOR nato.

Quanto às concordâncias com o que eu escrevo, Familiares ou não, tem que haver, sempre, diferenças de Opinião.

Por acaso, não são as Minorias que, agora, têm todos os Direitos?

Lá, na antiga Província de Angola, fiz o que qualquer ser Humano, sobretudo à Família, deveria fazer.

Aquela Ave de Rapina, procedeu mal, como todos eles, sempre procederam.

Há mais coisas que tu não sabes.

Pode ser que, um destes dias, venhas a saber.

Por último: Tu surpreendeste-me e surpreendes-me, muito, pela positiva.

Realmente, "faz mais quem quer do que quem pode".

O teu Tio, Amigo, muito,
Oswaldo Jorge do Carmo
Laranjeiro, 25-10-2017