sábado, 20 de janeiro de 2018

ABEL FERREIRA - "ENTRE SER BOM TREINADOR E BOM HOMEM, PREFIRO SER BOM HOMEM"

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

Após o jogo Sporting Clube de Braga/Sports Lisboa e Benfica referente à 18ª jornada da Liga NOS que a equipa encarnada venceu por 3-1, houve quem tivesse posto em causa o profissionalismo da equipa bracarense, criticando a sua fraca exibição.

Abel Ferreira, após as declarações de Sérgio Conceição, que acusou a equipa bracarense de jogar de forma diferente contra o Benfica, em comparação com o F. C. Porto e Sporting, veio a terreiro, na última quinta-feira, dia 18 de Janeiro, em conferência de imprensa, defender  a equipa e a sua honra e fê-lo de forma absolutamente enérgica e convicta, dizendo, nomeadamente:

"Desde o primeiro dia em que me sentei nesta cadeira (Treinador do Braga), comprometi-me em valorizar o espectáculo. Já elogiei o Rui Vitória, o Sérgio Conceição e só me faltou o Jorge Jesus, que foi meu treinador. Para ser grande treinador não tenho que andar à procura de polémica. Ando no futebol há 21 anos e enquanto jogador não tive um problema com um treinador. Ando no futebol de cara limpa e levantada. Para quem anda no futebol, para os ignorantes, para os mal intencionados, ou recalcados, fica a oração dos sábios... Não admito que ninguém, mas mesmo ninguém, ponha em causa o S. C. Braga e os seus profissionais, que têm sido uns campeões. Entre ser bom treinador e bom homem, prefiro ser bom homem. Não sou palhaço, sou treinador de futebol. Não entro em novelas ou circos, porque não sou actor nem palhaço". 

Já sobre as polémicas declarações de Sérgio Conceição, que acusou a equipa bracarense de jogar de forma diferente contra o Benfica, em comparação com o F. C. Porto e Sporting, Abel Ferreira disse que ficou tudo esclarecido, perguntando: "Como é que dois homens resolvem os problemas? Falando! Às 13 horas de domingo o que é que acham que eu fiz? Peguei no telefone e liguei-lhe. Não preciso de dar recados a ninguém. Não se admirem que, com o que andamos a fazer com a informação, estejamos a plantar o ódio e a violência. O futebol não é isso, o futebol é paixão, prazer, união, é um desporto que junta todos os estratos sociais". 

Bravo, Abel Ferreira! A tua postura deve servir de exemplo a todos os agentes ligados ao Desporto-Rei, treinadores, árbitros, dirigentes e jogadores. Continua com essa tua postura exemplar porque tens muitos portugueses do teu lado que não se reveem nos actos e atitudes da grande maioria dos agentes desportivos, pessoas com muita falta de carácter.

Para além de ter ficado muito sensibilizado com a tua grandeza de carácter e apurada formação ética e moral, para mim, guardo a "JOIA" das tuas nobres afirmações, algo que a grande maioria não teria coragem de confessar: 
"Entre ser bom treinador e bom homem, prefiro ser bom homem".

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Antigamente, para se ser Juiz ou Juíza, começava-se a carreira pelos pequenos casos e ia-se subindo, quero dizer, chegava-se a este Posto, passo a passo.

Só se era Juiz ou Juíza, com sessenta ou setenta Anos.

Agora, aqui na rua onde eu moro, existe uma Juíza que nem sequer tem trinta Anos!!!

Antes do vinte e cinco de Abril, para se ser Treinador, começava-se a apanhar Bolas, jogava-se Bola nas Distritais, enfim, tal como os Senhores Drs Juízes ou outra Profissão qualquer, começava-se por baixo.

Depois do vinte e cinco de Abril, os Treinadores são como muitos Drs gerados nas Secretarias.

Eles estão convencidos que, pelo facto de fazerem meia dúzia de resultados menos maus, podem espezinhar os outros.

Alguns Treinadores dos mais Jovens, ainda lhes falta beber muito chá verde.

Eles,quase todos, têm que fazer como o Exmo Senhor RV, quando os Jornalistas lhe fazem certas perguntas, totalmente, descabidas e fora de contexto, ele, diplomaticamente, diz-lhe que não tem nada a ver com os outros Clubes.

Este comportamento é totalmente oposto ao de mais de 80% dos Treinadores.

Para mim, o Treinador do SB, subiu o máximo na minha consideração.
Laranjeiro, 18-02-018