segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

OS CARTEIRISTAS SÃO O TERROR DOS TURISTAS

Resultado de imagem para carteiristas em acção

Imagem retirada do Google

Devido à forte insegurança que se verifica um pouco por todo o mundo, Portugal transformou-se repentinamente num destino simpático e apetitoso para férias, precisamente porque tem sido e continua a ser um País sem problemas de segurança e, para além disso, tem também um excelente clima, com muito sol, praias maravilhosas, óptima gastronomia e gente simpática.

Presentemente, chegam ao nosso País turistas de todo o mundo, muitos pela primeira vez, os quais ficam encantados com a estadia e prometem voltar. Para Portugal é excelente. A restauração vive novamente momentos de desafogo e o comércio, em geral, também beneficia imenso com este boom turístico. 

A velha galinha dos ovos de ouro regressou. Digo regressou, porque o turismo da década de 70/80/90, foi tão maltratado pelos nossos agentes turísticos que levou a uma diminuição brutal nos anos que se seguiram. Nenhum turista estrangeiro gosta de ser maltratado e "roubado" escandalosamente pela restauração e comerciantes em geral. Espero que tenham aprendido bem a lição e que agora saibam tratar com responsabilidade e profissionalismo os milhões de turistas que nos visitam todos os anos para passar férias, de forma a que fiquem com vontade de voltar e, ao mesmo tempo, convençam os seus familiares e amigos a acompanhá-los e a experimentarem também.

Como não há bela sem senão, ultimamente tenho ouvido diversas notícias sobre turistas que foram vítimas de carteiristas. Esta é, sem dúvida, uma das formas mais usadas para roubar e atormentar os turistas estrangeiros porque ficam sem dinheiro e sem os seus principais documentos de identificação.

As grandes cidades estão cheias destes parasitas que perseguem os turistas e ao menor descuido lhes roubam os seus pertences. Infelizmente, também neste aspecto, a nossa justiça é muito culpada. Um carteirista apanhado em flagrante é levado a tribunal em processo sumário e o juiz manda-o em liberdade. Este procedimento é usual. Raramente é dada uma sentença de prisão preventiva a um carteirista, os quais voltam imediatamente a fazer a mesma coisa. Inacreditável!

Os turistas precisam de ser convenientemente informados como devem proceder para evitar ser roubados por esses meliantes, alertando-os para não trazerem grandes quantidades de dinheiro, objectos valiosos, etc.

Tratem bem a galinha dos ovos de ouro porque ela, se não gostar do tratamento, pode bater asas para outros destinos e depois a penúria volta a tomar conta da restauração e do comércio, em geral.




1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Quer queiramos quer não, vamos parar sempre ao mesmo tema, a justiça.

De facto, é lamentável que, tratando-se de Turistas, prendam um Carteirista e, em seguida, o ponham na rua, sem Castigo!

Para mim, cada Turista que é roubado, são menos 50 ou 100, que deixam de vir.

Eu acho que toda a gente deveria saber isto.

Eu se fosse a um País e me roubassem, nunca mais lá ia.

Sobretudo, os Agentes Turísticos, deveriam saber que, assim, a tal Galinha, vai acabar mais depressa do que eles julgam.

A Reconstrução é muito demorada mas, a Destruição de tudo o que demorou anos a fazer, acaba de um dia para o outro.

Espero que, também, o Exmo Senhor Presidente da CML, olhe bem para este filão e não permita que ele, abruptamente, acabe.
Laranjeiro, 17-02-2018