quinta-feira, 6 de setembro de 2018

RESOLUÇÃO DO BANIF - UMA VERGONHOSA ACTUAÇÃO DO ESTADO PORTUGUÊS

Resultado de imagem para lesados do BANIF manifestam-se
Imagem retirada do Google
 
O Banif foi alvo de uma medida de resolução por parte do Estado, em 20 de Dezembro de 2015, não tendo acautelado minimamente os interesses dos seus clientes. A desvalorização das acções foi brutal, o que implicou a perda da quase totalidade do capital investido. As acções do Banif negociaram pela última vez em bolsa a 17 de Dezembro de 2015, tendo sido suspensas pela CMVM e excluídas definitivamente de negociação em 4.1.2016.
 
Todo o investidor que tinha acções do Banif deixou, desde essa data, de ter qualquer poder sobre os referidos títulos, não os podendo negociar. Na realidade, desde então, as acções deixaram de pertencer aos verdadeiros proprietários e têm estado congeladas, cativas, nas contas bancárias dos seus primitivos proprietários.
 
Agora, reparem no que está a acontecer! Presumo que o que se passa comigo atinja também quem se encontre na mesma situação.
 
No meu caso, o capital investido em acções do Banif sofreu uma desvalorização de mais de oitenta por cento! Pois bem, sobre esses títulos que não estão na minha posse, a Caixa Geral de Depósitos está a cobrar-me trimestralmente uma taxa de 9,32 €, designada de Comissão de Guarda de Valores Mobiliários Nacionais, mais 2,14 € de IVA sobre esse valor, o que perfaz a importância de 11,46 euros por trimestre e 45,84 € ao ano.
 
Se de facto eu não posso decidir nada sobre aquelas acções porque elas se encontram cativas em face de uma medida de resolução do Estado em 20 de Dezembro de 2015, porque motivo tenho eu que suportar encargos bancários sobre os mesmos, depois de ter sido tão penalizado com a dita medida do Estado?
 
Desgraçadamente, para além de não me devolverem o irrisório valor actual das acções que está cativo desde Dezembro de 2015, querem obrigar-me a pagar uma taxa sobre esses títulos!!! Esta situação é inconcebível, é uma vergonhosa actuação da Caixa Geral de Depósitos e das Entidades que têm poderes para fiscalizar e evitar estas poucas-vergonhas.
 
Reclamei à Caixa Geral de Depósitos a reposição dos montantes abusivamente retirados da minha conta desde Dezembro de 2015 e vou enviar para o Banco de Portugal e CMVM essa mesma reclamação, acompanhada de toda a documentação sobre o assunto.
 
É preciso lutar contra as injustiças e denunciá-las até à exaustão, mesmo que do outro lado estejam as Organizações mais poderosas do mundo!

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa


Exmo Senhor
Autor,

De facto, sobre este, grave, Problema e outros, todos têm Resmas de razão mas, por acaso, os sucessivos Governos, pós vinte e cinco de Abril, algum dia defenderam os Interesses da generalidade dos Portugueses?

Não. Eles defendem e defenderam, sempre, os interesses dos Amigos e daquilo a que o PCP chama, com razão, o grande Capital.

Por acaso, algum Banco, de tantos que efectuaram, como agora se diz, a tal RESOLUÇÃO, a fizeram defendendo os Interesses dos chamados pequenos depositantes?

Também não. Eles, Estado Português e o Regulador, acabaram, vergonhosamente, devido à má gestão, com os Bancos, defendendo, sempre, os Familiares, Amigos, políticos e o Poder Económico.

Nunca defenderam os interesses dos Pequenos, só dos Grandes.

Isto leva-me a concluir que esta Gente e Instituições, não têm qualquer valor nutritivo.

Porque é que eu tive que pagar e continuo a pagar, aquilo que estas Pessoas, sem qualquer controle, roubaram e deixaram roubar?

Se o Estado Português, fosse uma Entidade de Bem, não vendia, por exemplo, Acções da Cimpor a 6.500$00 e da EDP a 4.500$00 para, passados meia dúzia de Dias, valerem cinco ou dez por cento daquele valor!!

Com esta Operação de fachada, fez perder Milhares de Contos, aos Pequenos Accionistas pois alguns até se endividaram para fazer o grande negócio que o próprio
Governo engendrou para, à nossa custa, encher os seus Cofres e esvaziar os dos Cidadãos.

Isto já nasceu assim e assim vai morrer. Pelo menos no meu tempo, não vai aparecer cura para este Cancro.
Laranjeiro, 06-09-2018