Esta data também serve para assinalar a derrota dos anti-patriotas, dos traidores, daqueles portugueses que ao longo dos 60 anos de domínio filipino, traíram os interesses de Portugal e covardemente colaboraram com os espanhóis na discriminação e subjugação do povo português.
Miguel de Vasconcelos, um desss traidores que representava os interesses castelhanos, foi assassinado nessa manhã gloriosa de 1 de Dezembro de 1640, morto a tiro e atirado pela janela do Paço da Ribeira, acabando perfurado pelas lanças bem afiadas que o receberam antes de cair no chão.
Era assim que todos os anti-patriotas e traidores deviam ser tratados.
É claro que sempre houve traidores mas também é verdade que sempre houve grandes patriotas, Homens corajosos e destemidos, prontos a dar a vida pela sua Pátria. Foi o que aconteceu nesse dia glorioso de 1 de Dezembro de 1640, quando cerca de 120 conspiradores invadiram o Paço da Ribeira em Lisboa, determinados em restaurar a independencia perdida por morte de D. António Prior do Crato que não deixou sucessores, mesmo que tal missão lhes custasse a própria vida.
É a esses grandes Heróis que Portugal deve a sua independência e como homenagem, essa efeméride deve ser assinalada como feriado nacional.

Sem comentários:
Enviar um comentário