quarta-feira, 26 de novembro de 2008

HAJA COERÊNCIA

Resultado de imagem para MARINHO PINTO BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS
Imagem retirada do Google

Ao longo da vida conhecemos pessoas que pela sua irrepreensível forma de agir conquistam a nossa simpatia e pelas quais sentimos um grande respeito e admiração. 

Porém, algumas dessas pessoas, em determinada altura do seu percurso, acabam por nos desiludir e decepcionar porque foram capazes de praticar acções que nos desgostaram e causaram grande surpresa.

Ultimamente, uma das pessoas que muito me desiludiu foi o Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados, quando afirmou no Programa Grande Entrevista da RTP que "algumas detenções realizadas no decurso do Processo de Pedofilia da Casa Pia visaram decapitar o Partido Socialista, em acções orientadas pela Polícia Judiciária".

Mais recentemente, o Senhor Bastonário afirmou também que considerava excessiva a prisão preventiva do antigo administrador do BPN, Oliveira e Costa, responsável pela delapidação de mais de 800 milhões de euros em negócios ruinosos, créditos malparados e outras extravagâncias que causam perplexidade a qualquer cidadão honesto.

Por outro lado, o Senhor Bastonário refere-se com frequência à impunidade que se verifica nos chamados crimes de colarinho branco e à necessidade de uma actuação mais eficaz por parte da Justiça.

Então em que ficamos, Senhor Bastonário? Os seus bem intencionados princípios de equidade e justiça não são para ser aplicados a todos os casos e em todas as situações? 

Pelos exemplos referidos e outros que também aqui podiam ser apresentados, parece-nos que não, daí a enorme decepção que nos causou o homem que tínhamos como corajoso, frontal, justo e detentor dos mais elevados padrões éticos e morais. Que pena!

Sem comentários: