terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A CULTURA DA MENTIRA

Vivemos num País onde a mentira tem um peso enorme quando usada por gente poderosa. Desde a revolução dos cravos que se têm passado coisas incríveis ao nível do Poder Central e do Poder Local, mas também em muitas outras áreas da vida portuguesa, culminando recentemente com esse escandaloso e devastador terramoto ao nível da Banca.
Tudo acontece com total impunidade. Os detentores de cargos públicos importantes, usam e abusam desse estatuto em proveito próprio e depois quando descobrem que estão a ser investigados, desdobram-se em patéticas explicações, dizendo que são campanhas orquestradas e caluniosas para os descredibilizar.
No entanto, não conseguem explicar em função dos seus rendimentos, os milhões depositados em contas próprias e familiares e, ao mesmo tempo, como conseguiram tanto e tão valioso património em tão pouco tempo. Mas esse pormenor para as autoridades não tem grande importância comparado com a forma séria e austera como esses Senhores mentem, negando com veemência e indignação todos os factos e jurando até pela alma do falecido pai, mãe ou avós, com o máximo de convicção que é tudo uma monstruosa mentira.
É vergonhoso como nenhuma investigação onde estejam implicadas pessoas de peso, chega ao fim, sem haver fugas de informação. A violação do segredo de justiça só acontece nos chamados processos de colarinho branco e tem como objectivo proporcionar aos visados a oportunidade de fazer desaparecer todas as provas que os possam incriminar.
Se houvesse vontade de investigar, julgar e condenar esses cidadãos ou Entidades, sem olhar a nomes, cargos, patentes ou lobies de qualquer espécie, não haveria violação do segredo de justiça e os processos não se arrastariam durante tantos anos. Aliás, os processos a quem a Justiça não quer julgar, utiliza a demora como táctica, para que as pessoas se cansem, se esqueçam dos factos e depois acabe tudo em águas de bacalhau.
Pedir para se acabar com os mentirosos, seria pura perda de tempo porque eles sempre abundaram ao longo da existência do homem. Mas pedir para que a Justiça não permita que a mentira triunfe sobre a verdade, mesmo que o mentiroso seja o homem mais poderoso do Mundo, isso eu gostaria de pedir porque estou farto, cansado e saturado de ver a verdade condenada, vexada e enxovalhada.

Sem comentários: