quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O BASTONÁRIO DESILUDIU-ME

Ao longo da minha cinquentenária existência, habituei-me a admirar algumas personalidades do País e do Mundo que me impressionaram pela sua exemplar filosofia de vida, elegendo até algumas como verdadeiros ídolos.

Infelizmente, não raras vezes, algumas dessas personalidades, a determinada altura das suas vidas, decepcionaram-me, porque foram capazes de praticar actos e tomar atitudes que eu jamais imaginara que pudesse ser possível.

Essas pessoas não eram aquilo que me fizeram crer durante muito tempo.

Essas pessoas que eu tanto admirava, escondiam dentro de si uma outra personalidade, bem diferente, capaz de praticar os crimes mais horrendos e faziam uma vida fingida, hipócrita, cometendo crimes que ficavam fora da alçada das autoridades, provavelmente, muitas vezes, com o seu conhecimento e complacência.
Quando tinha conhecimento que afinal as pessoas que eu tanto considerava e admirava, não eram aquilo que eu pensava, a desilusão era imensa e sentia uma grande revolta por ter sido traído e, ao mesmo tempo, por me ter enganado quanto ao carácter das pessoas.

Recentemente, uma outra personalidade por quem tinha enorme consideração e respeito, o Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados, também me decepcionou ao afirmar que "o processo de pedofilia da Casa Pia foi orientado politicamente, com o objectivo de decapitar o Partido Socialista". Claro que já fez outras afirmações muito polémicas que ficam muito mal na boca de um Bastonário mas proferir, nessa qualidade, esta monstruosidade, é algo que lhe retira toda a credibilidade.

Defender intransigentemente algumas causas à luz da verdade e da Justiça e, ao mesmo tempo, atacar e branquear outras que também deviam merecer a sua defesa, por motivações ou convicções políticas ou outras, é uma postura que eu condeno veementemente e, neste caso, o Senhor Bastonário borrou a pintura e deixou de merecer a minha consideração e, com toda a certeza, a de muitos outros portugueses.

Sem comentários: