quarta-feira, 10 de junho de 2009

DIA DE CAMÕES

Comemoram-se hoje, 10 de Junho de 2009, quatrocentos e trinta anos sobre a morte do maior poeta portugês de todos os tempos que soube cantar em verso, como mais ninguém foi capaz de fazer, os feitos heroicos de Portugal e dos Portugueses do seu tempo.
É sem dúvida um dos maiores poetas da Humanidade e, contudo, tal merecimento não lhe foi reconhecido em vida, tendo morrido vitimado pela peste, na maior das misérias.
Como homem, foi perseguido pela má fortuna e vítima da inveja dos seus pares mas como poeta, foi genial e produziu uma obra sublime, onde demonstra todas as suas qualidades humanas, todo o seu exemplar patriotismo e os grandes conhecimentos literários de que era dotado.
Mas Camões foi também um grande guerreiro, mal sucedido na corte e mal correspondido pelas mulheres que amava, provavelmente amargurado e desiludido com a vida, alistou-se no exército e partiu para África (Ceuta), onde combateu os mouros e perdeu o olho direito e depois, por volta do ano de 1553 (24 de Março), embarcou para a Ásia (Índia), onde participou em várias expedições militares e passou pelas maiores desventuras e vicissitudes, tendo considerado Goa "uma cidade madrasta de todos os homens honestos".
O Dia de Portugal deve, definitivamente, designar-se Dia de Camões, porque ele simboliza, na perfeição, a Nação Portuguesa e tudo o que de mais precioso ela representa.
Simboliza todos os desafortunados, perseguidos e injustiçados.
Simboliza os homens bons, puros e frontais.
Simboliza o amor pátrio, elevado ao mais alto expoente.
Simboliza o que há de mais puro e sublime no amor, o qual exaltou nos seus versos de forma extraordinariamente bela, quase celestial.
Simboliza a amizade e a fraternidade entre os povos; no seu tempo foi um guerreiro andante, muito viajado, não obstante as grandes dificuldades e perigos que o mar representava, esteve nas terras distantes da África e da Ásia, onde partilhou a sua vida com gente de diferentes raças e credos e descreveu os seus hábitos e costumes.
Simboliza todos os grandes Homens da Humanidade que como ele foram ignorados, desprezados e desvalorizados, em vida.
Simboliza também todos aqueles grandes Homens que só após a sua morte viram reconhecidos os seus méritos, com homenagens e honrarias que os próprios, lá do local onde repousa o seu espírito, comentaram certamente: felizes aqueles que em vida tiveram o privilégio e a alegria de poder partilhar com os seus familiares e amigos, as homenagens e honrarias, pelo reconhecimento do seu mérito.
Quem foi capaz de cantar em verso, de forma tão sublime, os feitos mais gloriosos de uma parte brilhante da História de Portugal, merece ser perpetuado na memória dos portugueses de geração em geração, não só através da leitura da sua obra grandiosa mas também através da lembrança e da comemoração anual do seu nome, no dia 10 de Junho, Dia de Camões.



Sem comentários: