domingo, 14 de junho de 2009

SONDAGENS - O TIRO SAIU PELA CULATRA

Toda a gente conhece a história do rapaz e o lobo. Resumidamente, era um jovem pastor que um dia pensou enganar as pessoas da sua aldeia, gritando que o lobo lhe estava a comer as ovelhas. Os aldeões das redondezas correram a socorrê-lo. Chegados ao local verificaram que não havia lobo nenhum e o rapaz ria trossista. Passados alguns dias, o pastor voltou a fazer a mesma coisa, gritando desesperado que os lobos lhe estavam a comer as ovelhas. Os camponeses voltaram a dirigir-se para o local para o socorrer mas verificaram com grande espanto que tinham sido enganados novamente. Uns dias mais tarde, ao ver-se atacado por uma alcateia de lobos, o pastor gritou desesperadamente por socorro mas desta vez ninguém apareceu. O pastor mentiu duas vezes, fazendo dos aldeões parvos e rindo da sua solidariedade. Com tal comportamento, caiu em desgraça e quando necessitou mesmo da sua ajuda, não acreditaram nele.
Esta história pode muito bem aplicar-se às Empresas responsáveis pelas sondagens e ao CDS/PP. Essas pseudo-sondagens têm prejudicado sistematicamente o Partido de Paulo Portas, atribuindo-lhe quase sempre uma percentagem inferior aquela que depois alcança nas urnas.
Como as sondagens dão sempre ao CDS/PP percentagens insignificantes (3, 4, 5%), os seus potenciais eleitores decidem fazer um voto útil, coisa que não aconteceria se as sondagens anunciassem que o CDS tinha uma perspectiva de crescimento, o mesmo que fazem relativamente a certos partidos da sua simpatia.
Porém, desta vez, os cidadãos eleitores, indignados com tão descarada manipulação do sentido do voto, quiseram desmascarar esses profissionais da treta e dizer-lhes que no futuro, o CDS/PP vai continuar a contar com o seu voto e o futuro é já daqui a três meses, com a realização das Autárquicas e das Legislativas.
Os próximos resultados do CDS/PP, paradoxalmente, terão um forte contributo das sondagens porque tal como na história do pastor, os eleitores também já não acreditam mais nos responsáveis pelas mesmas e vão deixar de votar útil para votar mesmo no CDS.
Isto quer dizer que ao fim de largos anos a ser prejudicado, o CDS vai finalmente beneficiar da maldade que as sondagens pretenderam fazer-lhe, saindo-lhes o tiro pela culatra e virando-se o feitiço contra o feiticeiro, como diz o ditado.
Esta constatação é uma realidade porque até eu próprio, no meu círculo restrito de familiares e amigos, pude verificar essa reacção de indignação das pessoas, garantindo categoricamente que no futuro votariam no CDS.
Pessoalmente, estou bastante curioso para testar esta reacção de indignação dos potenciais eleitores do CDS nas próximas eleições mas não tenho qualquer dúvida que vai subir, independentemente da manipulação das sondagens.
Tal como o pastor foi castigado por mentir, também esses profissionais da treta que enganaram e manipularam os cidadãos eleitores, sofreram um duro revés, porque estes, cansados do seu descaramento, mandaram-nos bugiar.
Embora em termos de sondagens, nada mais a partir de agora será como dantes, acho que as mesmas deviam ser proibidas. Não se pode fazer sondagens para beneficiar uns em prejuízo de outros. As grandes sondagens e únicas com credibilidade, são os resultados obtidos por cada partido, depois de abertas as urnas e contados os votos. Tudo o resto, é andar a brincar com o trabalho e a dignidade das pessoas.
Ainda não viram o ridículo que representam tais sondagens?

Sem comentários: