domingo, 27 de dezembro de 2009

É PRECISO UM VERDADEIRO ESPÍRITO DE NATAL


A quadra natalícia é para mim um dos períodos mais difíceis do ano. Não suporto tanto consumismo, tanto desperdício, tanta fraternidade e tanta simpatia ocasional e tanta solidariedade fingida. É tudo contrário ao ESPÍRITO DE NATAL.

No Natal comemora-se o nascimento do Menino Jesus, que ocorreu há dois milénios, em condições de extrema pobreza, num estábulo para animais, na cidade de Belém, transmitindo à humanidade, através desse gesto, uma infinita humildade e desprendimento.

Para se comemorar convenientemente uma tão grandiosa efeméride, os pobres e os mais desprotegidos tinham que ser, obrigatoriamente, o centro de todas as atenções. Todas as boas-vontades tinham que ser canalizadas para lhes proporcionar alegria e felicidade, acudindo aos que não têm tecto, aos que se debatem com problemas graves de saúde e aos que vivem diariamente na incerteza de não poder garantir uma tigela de sopa para matar a fome.

Infelizmente, o Natal é um errado pretexto para os ricos gastarem grandes somas de dinheiro em prendas supérfluas para si próprios e para oferecerem a pessoas que não precisam, constituindo tal prática, uma verdadeira afronta aos que têm falta de tudo.

Acredito que a pobreza poderia ser erradicada do Mundo, se no Natal, as pessoas fossem capazes de resistir à compra de artigos supérfluos e canalizassem todo o dinheiro poupado para ajudar os mais pobres.

Em todo o Mundo, se esse extraordinário ESPÍRITO DE NATAL funcionasse, seria possível acumular recursos tão gigantescos que certamente chegariam para erradicar a fome e a extrema pobreza que grassa no Planeta Terra.

Mas será o homem capaz de algum dia praticar acto tão magnânimo? Será o homem capaz de renunciar à ostentação e ao exibicionismo que lhe corre nas veias para ajudar os mais desfavorecidos?

Para tal acontecer, o ser humano tem que evoluir rapidamente no caminho do bem, de tal forma que sinta absoluta necessidade de percorrer esse caminho para ser feliz.

Quando isso acontecer, quando todos os homens praticarem o bem, então o ESPÍRITO DE NATAL funcionará em pleno, durante todo o ano e a fome será definitivamente erradicada do Planeta Terra.

Sem comentários: