segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

BANCO PRIVADO PORTUGUÊS - COMO FOI POSSÍVEL???

Tenho-me colocado na posição dos clientes do BPP e, de facto, é uma situação muito frustrante e desconfortável.

Colocar numa instituição bancária todas as economias de uma vida de trabalho e de um momento para o outro ver-se impedido de utilizar esse dinheiro, vivendo na incerteza de algum dia poder recuperá-lo, é realmente um provação muito grande, difícil de superar.

Não sei exactamente quantas pessoas estão a ser afectadas por causa da gigantesca fraude levada a cabo no BPP mas pelos vistos ainda são uns milhares e está em causa a devolução de mais de duzentos milhões de euros.

Depois da nacionalização em Novembro de 2008, para que o Banco não entrasse em falência, é ao Governo que cabe a responsabilidade de resolver esta situação mas tem vindo a adiar sucessivamente uma solução, para desespero dos depositantes que se têm manifestado no Porto e em Lisboa junto às respectivas agências.

Os clientes afirmam que aplicaram o dinheiro em papel comercial da SLN Valor e que lhes foi garantido que era um "produto com garantia real, igual a um depósito a prazo, sem risco e com melhores juros".

Nesta gigantesca falcatrua, há uns tantos que são culpados e outros que são inocentes, disso ninguém tem dúvidas. O que é imperioso e urgente é apurar quem são os responsáveis e condená-los pelos seus crimes e, acima de tudo, restituir imediatamente às pessoas que de boa fé depositaram as suas economias no BPP, para poderem sossegar as suas vidas e dormir em paz.

Este foi um solene aviso para todos aqueles que entregam as suas poupanças aos Bancos. É preciso ter muito cuidado com os documentos que se assinam, para evitar situações como esta.

Por incrível que pareça, hoje, como há cem anos atrás, milhares de pessoas continuam a cair no "conto do vigário", o golpe dos espertalhões, viciados na vigarice que não usam armas nem violência mas apenas a sua boa aparência, a roupa impecavelmente tratada e a sua característica de bem-falantes, depois arranjam uma boa história e é ver os incautos a cair como tordos.

Tenha cuidado. Não se deixe cair no "conto do vigário".

Sem comentários: