terça-feira, 27 de março de 2012

OS ÁRBITROS PEDEM MAIS RESPEITO


IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Os árbitros admitem parar na 26.ª jornada dos campeonatos profissionais de futebol caso não exista contenção verbal por parte de dirigentes, jogadores e treinadores pois essa jornada contempla dois encontros que podem ser decisivos para a conquista do título: o Sp. Braga - FC Porto e o Sporting - Benfica.
.
Segundo a imprensa, a decisão foi comunicada após uma reunião de cerca de três horas entre vários árbitros internacionais e uma delegação da Associação de Árbitros de Futebol Profissional (APAF), com a direcção da FPF, na sequência de vários episódios de contestação a arbitragens e da publicação na internet de dados pessoais dos 25 árbitros das competições profissionais.
.
Por sua vez, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol declarou que se existirem declarações que ponham em causa a honorabilidade, a honestidade e a dignidade da arbitragem, não pode garantir que o futebol português não páre efectivamente na 26ª jornada. 
.
Este assunto da arbitragem já tem barbas, lembro-me da contestação aos árbitros desde criança e ao longo da minha vida que já tem mais de seis décadas, presenciei actuações escandalosas, tantos foram os erros cometidos durante o jogo, sempre em prejuízo da mesma equipa.
.
Há arbitragens que é quase impossível não indignarem jogadores, treinadores, dirigentes e massa adepta e, por outro lado, não causarem mesmo sérias suspeitas.
.
Toda a gente repara, jornada após jornada que não há uniformidade de critérios, na marcação de grandes penalidades, nas admoestações com cartões amarelos ou vermelhos, nos divversos tipos de faltas e no tratamento dos próprios jogadores. A uns, os árbitros permitem todo o tipo de prevaricação dentro das quatro linhas e outros são penalizados por tudo e por nada.
.
Basta esta gritante desigualdade de tratamento relativamente aos jogadores das duas equipas em campo, para criar casos e descontentamentos em quase todos os jogos.
.
Pessoalmente, gostaria de acreditar que nenhum árbitro age de má fé mas sinceramente, depois de tudo quanto já testemunhei com os meus olhos, é muito difícil.
.
Os árbitros reclamam respeito. Muito bem, acho uma exigência razoável. Quem é que não gosta de ser admirado e respeitado?
.
Porém, com a minha experiência de vida, aprendi uma coisa muito simples: o respeito não se impõe nem se compra no supermercado ou ao balcão de um qualquer estabelecimento. O respeito conquista-se com o exemplo de dignidade, competência e seriedade que conseguimos transmitir a quem nos observa, em todos os actos que realizamos.
.
Se o nosso trabalho é mau e não é bom exemplo para ninguém, é provável que apareça quem nos falte ao respeito. No caso dos árbitros, é tudo muito mais visível e escrutinado, com a agravante de estarem a lidar com adeptos dos diferentes clubes e claro, se beneficia uns, é lógico que prejudica outros e, normalmente, quem é beneficiado, fica caladinho como um rato mas quem é prejudicado, contesta e desrespeita os árbitros.
.
Em minha modesta opinião, os homens do apito deviam fazer mais workshops sobre arbitragem e treinarem muito bem os aspectos da UNIFORMIDADE DE CRITÉRIOS dentro das quatro linhas.
.
Se melhorassem substancialmente nessa matéria, então uma boa parte da contestação e do desrespeito não teria razão de existir e os senhores árbitros colheriam o respeito e a simpatia da grande maioria dos desportistas.
.
Pensem nisso!!!
.
Todas as profissões são nobres desde que sejam desempenhadas com total nobreza de carácter.

4 comentários:

Unknown disse...

Suas últimas palavras valem por todo o texto! Não há realmente como fiscalizar plenamente. A Moral deve emergir para que todo e qualquer trabalho possa ser edificado.

Aqui no Brasil a arbitragem é feita com responsabilidade por poucos, levantando sempre a suspeita de um tentáculo da corrupção ter envolvido o apito ...

Muita paz, meu caro amigo!

Unknown disse...

Nunca gostei de futebol e pior um pouco tenho os pés tortos...

O desporto deixou de o ser para se tornar num grande negócio e daí o meu desinteresse aumentou.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, é preciso, no Futebol Português, haver muita DESFAÇATEZ!!!!!!!
Quer dizer, os Senhores Presidentes da República e Primeiros Ministros, podem e são criticados, e os Árbitros não pdem ser Criticados!!!!!!!??????

Não posso acreditar no que estou a ler e a ver!!!!!!!!!

Com os ERROS, cada vez mais e mais Graves, que eles cometem, qualquer Árbitro, da 3ª Divisão, presta melhor Serviço, ao Futebol!!!!!

Para mim, a Arbitragem é como os Bancos e a Justiça. Os primeiros só emprestam aos Ricos. Os Segundos não defendem os Pobres!!!!!!!!!
Laranjeiro, 28-03-2012

Anónimo disse...

Olá Manuel,

Calculei, que este fosse o assunto para opinar, aqui, no blogue.
Bem, não gosto de futebol, mas tenho apreço por si, que é bem mais importante.
Passe lá por "casa".

Bom fim de semana.
Abraço de muita consideração.