sexta-feira, 27 de abril de 2012

MÁRIO SOARES BOICOTOU A CERIMÓNIA OFICIAL DO 25 DE ABRIL

Imagem retirada do Google
.
De Mário Soares aliás, Mário Alberto Nobre Lopes Soares (MS),  já tudo se espera, tantas têm sido as suas "façanhas" ao longo destes 38 anos de democracia! Quem vai ter coragem de criticar mais esta sua birra de não comparecer na cerimónia oficial da comemoração do 25 de Abril? Quem vai ousar levantar um só dedo acusatório por não ter cumprido o seu dever de ex-Chefe de Estado, para o qual é pago a peso d´ouro pelos impostos dos trabalhadores portugueses?
.
MS sempre se comportou como se fosse imprescindível e insubstituível e, nesse sentido, em muitos momentos do período democrático, especialmente quando teve que fazer campanha e defrontar os opositores, não teve qualquer pudor em afrontar e achincalhar personalidades que mereciam mais respeito, usando uma linguagem rasca e não se dando conta do ridiculo de sistematicamente colocar os portugueses perante o dilema: ou EU ou o caos.
.
MS fez alguma falta na cerimónia das comemorações do 25 de Abril? Porventura as comemorações não se realizaram com toda a pompa e circunstância?
.
E, por outro lado, teria feito alguma falta ao País se não tivesse desempenhado, entre outros, os cargos de Secretário-Geral do PS, Deputado, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Primeiro-Ministro, Conselheiro de Estado e Presidente da República? Eu respondo. Em meu entender, não tinha feito falta nenhuma. O que não faltam é homens com H grande neste País para desempenhar os cargos que MS desempenhou, com mais honestidade, competência e isenção.
.
Ele, MS, pensa que sim, que faz imensa falta e, por isso mesmo, com 82 anos de idade, candidatou-se a um 3º mandato como Presidente da República, convicto que não havia mais ninguém com competência para ocupar o lugar e imaginando que a população portuguesa tinha o mesmo pensamento. A resposta não podia ter sido mais categórica, tendo sido brindado com um humilhante 3º lugar, bem atrás do seu "amigo" Manuel Alegre.
.
Pela primeira vez na sua vida, provou o sabor amargo da derrota, desceu das nuvens e pisou o solo dos mortais, digerindo com muita dificuldade uma humilhação que há muito merecia e que tardava em acontecer.
.
Todos sabemos o quanto o ex-quase tudo, abomina a autoridade e os agentes da autoridade, através dos vários episódios que tem protagonizado no período pós-democrático. Ainda recentemente desancou os agentes da autoridade que tiveram o arrojo e o desplante de mandar parar o carro em que seguia sua excelência a 199 km/h, na A8, dizendo-lhes que o Estado é que iria pagar a multa!
.
Pelos vistos, para além do carro, guarda-costas e  motorista, o Estado também lhe paga as multas! É uma situação indecorosa!
.
Quem conheça a sua forma desabrida de tratar os agentes da autoridade, tem dificuldade em compreender como é que aceita e tem ao seu serviço, diariamente, 14 agentes da autoridade para lhe guardar as costas e os bens, nomeadamente da casa do Vau e da residência de Nafarros!
.
São estas contradições de MS que não são compreensíveis: por um lado abobina e desanca os agentes da autoridade mas por outro, gosta que lhe guardem as costas e lhe protejam os seus bens!
.
Os portugueses deviam ser informados de quanto custa anualmente este ex-quase tudo aos cofres do Estado, alimentados pelos seus impostos.
.
MS ao longo destes 38 anos, não tem olhado a meios para atingir os seus objectivos, muitas vezes à margens das leis que regem este País, sem que alguma vez tenha sido penalisado por isso.
.
Razão tem o ex-Presidente da República Ramalho Eanes quando recentemente afirmou em entrevista à RTP que não tem estima nenhuma por MS, especialmente depois de ter lido o livro de Rui Mateus, embora confesse ter alguma consideração pelo contributo que deu para o estabelecimento da democracia, não deixando, no entanto, de lembrar também que muitas outras personalidades  deram forte contributo para a implantação do regime democrático.
.
Ramalho Eanes é bem mais sensível e tolerante do que eu, já que não nutro qualquer estima ou consideração por MS, mesmo antes de ter lido, na íntegra, o célebre livro de Rui Mateus "Contos Proibidos - Memórias de um PS Desconhecido". Para mim bastou-me o papel inqualificável, intolerável e criminoso que protagonizou nas negociações sobre a descolonização e a independência das ex-colónias, permitindo que milhares de compatriotas fossem presos, torturados e mortos sem culpa formada, não salvaguardando as suas vidas e os seus bens e, em consequência, ter provocado o êxodo de mais de um milhão de portugueses que fugiram desesperados, os que puderam, para todos os cantos do Mundo, tentando conservar a vida mas não evitando ser expoliados do produto do trabalho de muitas gerações.
.
Nem seres inferiores, animais irracionais, mereciam tão cruel, desprezível e repugnante tratamento.
.
Acredito que um dia ainda há-de ser contada toda a verdade sobre a vergonhosa página da descolonização.
.
O livro a que me refiro, de Rui Mateus, vendeu 30.000 exemplares no lançamento e depois desapareceu do mercado. Eu tive conhecimento do livro através de um link que recebi no meu mail. Por motivos estranhos à minha vontade, neste momento não é possível disponibilizar o link mas fá-lo-ei logo que possa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Manuel,

Talvez seja da idade, não?
Gosta de ser diferente, daí ter dado aquele rumo à descolonização.

Abraço de consideração.