quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MORREU NELSON MANDELA (1918/2013)

Imagem retirada do Google
 
Hoje, dia 5 de Dezembro de 2013, aos 95 anos de idade, morreu um grandioso homem e um dos maiores vultos da História Universal do último século. A sua nobreza de carácter e a sua estatura moral, intelectual e política é de facto tão grandiosa que a maioria dos nossos governantes e políticos, em comparação, não passam de minúsculos pigmeus.
 
NELSON ROLIHLAHLA MANDELA, com a sua invulgar capacidade de dar e perdoar, conquistou a amizade e a simpatia do mundo inteiro e um lugar de grande destaque na história da humanidade.
 
Este grande homem passou 27 anos da sua vida nas prisões sul-africanas e quando lhe quiseram devolver a liberdade com a condição de renunciar à luta armada, preferiu continuar na prisão e mais tarde, fez o mesmo, só a aceitando a liberdade depois de lhe garantirem que todos os outros presos políticos seriam igualmente libertados.
 
Nelson Mandela deu outro grande exemplo aos déspotas e tiranos que se agarram ao poder e se servem dele durante décadas, em benefício próprio, esquecendo os que mais necessitam:  escolheu deixar a presidência da África do Sul no final do primeiro mandato quando podia perpetuar no poder porque era amado e não tinha oposição.
 
Deixou uma grande lição à humanidade: dar e perdoar. Não obstante tantos anos de presídio, Nelson Mandela soube tratar com respeito, compreensão e amizade aqueles que foram os seus carrascos, tornando-se um símbolo universal da tolerância, da reconciliação e da paz. 
 
Nelson Mandela, com a sua maneira de ser, conseguiu vencer o apartheid e cumprir o sonho de libertar a África do Sul, fazendo com que todos os cidadãos sejam iguais em direitos e deveres, algo que não seria possível de alcançar pela força das armas.
 
O primeiro Presidente negro da África do Sul, é de facto uma personalidade fantástica, onde todos podemos encontrar bons exemplos que bem poderíamos adoptar nas nossas vidas. Muitos dos que hoje enaltecem os seus méritos, não são sequer dignos de pronunciar o seu nome, porque ao contrário de Mandela, não são altruístas nem sabem perdoar e em vez de apelarem à reconciliação e à paz, não passam de reles agitadores e fomentadores da discórdia.
 
Eu sei que nada é eterno e que todos temos que morrer. Mas quando vemos partir homens tão bons, é difícil não pensar que estes homens deviam ter direito a duas vidas.
 
Que a sua alma desfrute da felicidade eterna.


 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, estas Personalidades, deveriam ter duas vidas!

Pereceu um dos maiores vultos da História Contemporânea!!

Efectivamento, Africanos, Europeus Aziáticos e todos os Povos do Mundo, deveriam pôr os olhos, neste Homem com "H" Grande

Tenho a impressão, que não vai aparecer, nos próximos tempos, um Cidadão como este.

Um Homem que trocou a vingança pela benevolência. O Ódio pelo Amor e a Guerra pela Paz, merece as mais altas Homenagens de todos e de todo o Mundo.

Paz à sua Alma.

Envio as minhas sentidas Condolências, à Família enlutada.
Laranjeiro, 06-12-2013