segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MADIBA MORREU - E AGORA ÁFRICA DO SUL?

 
 
Imagem retirada do Google
 
O legado de Nelson Mandela (MADIBA) é grandioso. O ex-Presidente da África do Sul e do ANC, deixa sobre os ombros dos actuais e futuros líderes uma responsabilidade gigantesca.
 
O Homem que soube perdoar, respeitar e conviver fraternalmente com aqueles que o privaram da liberdade durante 27 anos e, ao mesmo tempo, ser forte e determinado para travar a sede de vingança do seu povo que foi vítima de execrável segregação racial consubstanciada num condenável regime de apharteid, deixou de pertencer ao número dos vivos, pelo que a sua presença física, simbolizando na perfeição o arquétipo do amor, da tolerância, da paz e da reconciliação, não é mais possível.
 
Saberão os actuais líderes e os vindouros ser dignos do legado de Nelson Mandela, seguindo sem vacilar os seus extraordinários métodos de liderança, os quais lhe permitiram conquistar tudo aquilo que ele ambicionou em toda a sua vida sem ter que recorrer à violência?
 
A tarefa não é nada fácil, num País onde as desigualdades sociais são cada vez mais acentuadas. Porém, se a memória dos líderes sul-africanos se mantiver bem viva sobre o que foi a vida do herói Nelson Mandela, acredito que tudo farão para honrar o nome do Homem que sacrificou a sua vida pela libertação do seu povo, cumprindo o sonho de ver banido o apharteid e alcançada a igualdade entre os cidadãos, independentemente da cor ou da raça.
 
NELSON MANDELA cumpriu na perfeição o seu papel neste mundo e é um exemplo extraordinário para toda a humanidade. Oxalá o seu legado seja inspirador para todos os governantes porque o mundo necessita desesperadamente de Homens com esta notável nobreza de carácter.
 
 

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Tal como nos Casamentos, no início haverá grande moderação.

Porque, só num Bilião de Pessoas, aparece um Homem com esta Envergadura, infelizmente, para eles, não me acredito que aquilo continue assim.

É lógico, racional e intuitivo que eu gostava que fosse , precisamente, o contrário, ou seja, que vivessem num clima de Paz permanente e constante!!

Depois da morte do grande MADIBA, a Panela vai começar a ganhar mais Pressão e, o resultado, já se sabe!!
Laranjeiro, 09-12-2013

Unknown disse...

Por vezes aparecem homens na nossa história recente com muito valor. Sabem o que querem e lutam com todas as suas forças para o conseguir.
Dentro de cada um existe uma força de grandes valores morais e humanos que lhes conferem muita dignidade a tudo o que fazem ou dizem.
Mandela foi um desses que prestigiou o seu povo e o seu país.
Infelizmente nem sempre se copiam os bons exemplos...e muitos precisam de ver nele o modelo...