sábado, 8 de novembro de 2014

25º ANIVERSÁRIO DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

Imagem retirada do Google
 
Há 25 anos, a 9 de Novembro de 1989, o mundo assistia com muita satisfação e alguma estupefacção  à queda do Muro de Berlim, construído pela República Democrática Alemã em 1961, durante o período da "Guerra Fria", o qual circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental e Berlim Oriental e impedia a população de passar para o outro lado.
 
O muro, para além de dividir Berlim ao meio, também simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: de um lado a República Federal da Alemanha e os países capitalistas, com os Estados Unidos à cabeça e do outro, a República Democrática Alemã, juntamente com os países socialistas simpatizantes do regime soviético.
 
A construção da muralha teve início na madrugada de 13 de Agosto de 1961. Tinha 66,5 km de gradeamento metálico,  302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para os ferozes cães de guarda. Os militares que patrulhavam o muro tinham ordens de atirar a matar contra todos os cidadãos que tentassem passar para o outro lado, havendo registos de 80 mortos, 112 feridos e muitos milhares aprisionados quando tentavam fugir.
 
Embora as autoridades da Alemanha Oriental tenham baptizado aquela vergonhosa fronteira física como "muralha de protecção antifascista", nunca pronunciando uma palavra sobre o verdadeiro motivo que era, na verdade, o êxodo da população oriental para o ocidente, aos milhares, diariamente, desde o início dos anos 50, não esquecendo que antes da sua construção, mais de 3,5 milhões de alemães orientais já tinham fugido para a Alemanha Ocidental.
 
A 9 de Novembro de 1989, em consequência de uma enorme onda revolucionária que invadiu o bloco Leste, o Governo da Alemanha Oriental, após várias semanas de gigantescos distúrbios civis, anunciou que todos os cidadãos da República Democrática Alemã podiam visitar Berlim e Alemanha Ocidental. Foi a loucura: multidões de alemães orientais atravessaram o Muro e juntamente com os alemães ocidentais celebraram efusivamente o desaparecimento de tão tenebrosa barreira e, como que por instinto, começaram de imediato a desmantelar o muro, servindo-se de todo o tipo de ferramentas, levando consigo pedaços dos blocos como recordação.
 
A queda do Muro permitiu a reunificação da Alemanha que veio a concretizar-se, praticamente um ano depois, a 3 de Outubro de 1990.
 
Hoje completam-se 25 anos sobre essa efeméride que encheu de esperança e satisfação o mundo civilizado mas desde então para cá as relações entre os dois blocos não melhoraram e ultimamente têm-se degradado. A Rússia anda apostada em refazer o seu antigo império e tem promovido a guerra nas antigas Repúblicas Socialistas, afrontando, ao mesmo tempo, as outras potências mundiais, nomeadamente, a Europa e os Estados Unidos da América. Estaremos na iminência de mais uma "Guerra Fria"?
 
Mikhail Gorbatchov, o pai da "perestroika" e convidado especial das comemorações do 25º aniversário da queda do Muro, em Berlim, acha que sim.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Loucuras humanas onde o ódio é rei e senhor. A par da evolução da ciência e da técnica alguns homens tornam-se verdadeiras feras de outros homens.
Pobre povo que alimenta as feras políticas que os crucificam e torturam.

Contradições do nosso tempo.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, é triste que, passados vinte e cinco Anos, em vez de se comemorar, com alegria, o 25º Aniversário do desaparecimento do Muro da vergonha e da continuação da boa vizinhança, entre os Povos,
estejamos a assistir, a passos largos, à segunda guerra Fria e à terceira Guerra Mundial!!!!!!

Realmente, os Povos, alguns Povos, não aprendem nada, com os ERROS do passado!

Se, até um Filho e uma Filha, querem ser Independentes, não estou a ver porque é que os actuais dirigentes Russos, querem voltar a 08-11-1989!!!!!

Efectivamente, a ambição, consentida pela Europa e pelos States, para alguns Senhores, não tem limites!!!!!!
Laranjeiro, 09-11-2014