quarta-feira, 5 de novembro de 2014

OS BANCOS SÃO UM PERIGO CONSTANTE - CUIDADO COM O SEU DINHEIRO

Imagem retirada do GOOGLE

Fugir dos Bancos como o diabo foge da cruz, passou a ser o meu lema, desde que percebi que a minha modesta conta bancária era "assaltada" frequentemente sob a forma de comissões, a pretexto de serviços prestados, os quais, na maioria dos casos, eu pensava que eram gratuitos.
 
Acabei com os cartões de crédito e voltei ao antigamente, pagando em dinheiro ou cheque as minhas contas. Também acabei com as autorizações de débitos directos, excepto para a EDP e EPAL que no acto do contrato me obrigaram a isso. Presentemente, só fica na conta bancária a importância necessária para fazer face aos pagamentos mensais do consumo de água e luz e pouco mais.
 
Esta decisão obriga-me a ter mais dinheiro em casa, pormenor que não me incomoda, porque na actual difícil conjuntura político/económica do País e as consequentes dificuldades com que a Banca se debate, as minhas parcas economias estão mais seguras em casa do que no Banco.
 
Estava farto de ser "assaltado" por aqueles que deviam zelar pelos meus interesses. Eram-me cobradas toda a espécie de comissões por serviços a que qualquer cliente devia ter acesso gratuito, quanto mais alguém que leva 40 anos de fidelização naquela instituição bancária. Cobrar por um cheque visado cerca de 60 euros é inacreditável, tratando-se do meu dinheiro! Para confirmar que eu possuo o dinheiro necessário para pagar uma determinada importância, a alguém, o Banco cobra 60 euros!
 
Mas ontem, no mesmo Banco, aconteceu-me algo que me deixou completamente irritado. Fui fazer um depósito em dinheiro (notas e moedas), em nome da Colectividade de que sou Presidente da Direcção. Eram 9,50 euros em moedas de 1 e 2 cêntimos, devidamente acondicionadas em caixas plásticas, sem necessidade de contagem e consequente perda de tempo.
 
Pois, pasme-se! O banco cobrou 3,12 euros de comissão pelo depósito de 9,50 euros em moedas de 1 e 2 cêntimos, acondicionadas em embalagens próprias de 50 cêntimos e 1 euro, uma comissão que corresponde a cerca de 33%!
 
Nunca me tinha acontecido uma barbaridade destas! É mais uma para somar às inúmeras que me fizeram e que me obrigaram a tomar a decisão de levantar quase todas as minhas economias, precisamente porque cheguei à conclusão que os bancos são um perigo e põem constantemente em risco as nossas economias, por erros de gestão, corrupção e toda a espécie de fraudes, bem como uma total incapacidade para blindar os ficheiros informáticos dos ataques dos hackers que com a maior das facilidades sacam dinheiro das contas dos clientes e sobre as quais também não assumem responsabilidades.

Os bancos só têm utilidade para a rede de "amigalhaços" e para os espertalhões da nossa praça, que com a maior das facilidades, sacam milhões a título de empréstimo, sem qualquer tipo de garantias e depois nunca mais pagam.

Para a maioria dos clientes, os bancos não têm utilidade nenhuma, mas em contrapartida, representam uma grande mais valia na obtenção de receitas, as quais alimentam os tais "amigalhaços" e os espertalhões. É o que se chama "roubar a uns para dar a outros". Antigamente, até o dinheiro depositado na conta à ordem recebia juros, agora, para além de não se receber nada, é cobrada uma comissão exorbitante pela sua manutenção.

Bancos? Não, obrigado.

3 comentários:

Unknown disse...

Ouvi aqui o teu alerta. O descontentamento pelo actual sistema bancário. Comissões exageradas por um serviço que nos prometeram.
Não sei onde iremos parar. Os Bancos que se firmavam nas boas práticas passaram a ser ninhos de víboras sedentas de sangue.

Isto vai de mal a pior. Os pensionistas nas aldeias são cada vez mais vitimas de assaltos por gente sem respeito nem vergonha.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Até parece que sou bruxo.

Ainda eu estava em Angola e já dizia que, quantos mais Bancos houvesse, maior MISÉRIA havia de existir.

Infelizmente, o meu prognóstico bateu, 100%, certo!!!

Eu, se tivesse Dinheiro, ia aqui ao lado, a Espanha, depositá-lo.

Todos estes Parasitas, Banqueiros, operam estas VIGARICES e FALCATRUAS, a coberto das Leis, feitas conforme o seu gosto e com cobertura governamental!!!

Se nós tivéssemos governos e Regulação que nos defendessem, nada disto acontecia.

O que lhe fizeram é uma BURLA!!!!

Eu acho que as actuais Leis, embora feitas a favor destes Burlões, não dizem, de todo, nada disto.

Acho que V. excelência, deveria enviar uma Carta ou uma Exposição, para o BP.

Se, por exemplo, um Amigo seu, Americano, soubesse mais esta, dizia de imediato: Estes Portugueses não aprendem, mesmo, nada!!!

Estes Portugas continuam a ter a mania que são Ricos!!

Eu digo isto porque, nos STATES, nunca por nunca acontecia tamanha barbaridade, ainda por cima, permitida pelos sucessivos Governos!!!!!!!

Realmente, ainda não entendi porque é que, perante tanta REPRESSÃO financeira, contra o ZÉ, os que poderiam fazer alguma coisa, continuam tão estáticos e passivos!!!!!!!
Laranjeiro, 06-11-2014

Manuel Carmo Meirelles disse...

Caros amigos

Por lapso, a minha mensagem "os bancos são um perigo constante - cuidado com o seu dinheiro" foi publicada quando deveria ter sido guardada como rascunho. Nesse sentido, porque ainda não estava concluída, saiu com algumas gralhas e ideias incompletas.

Pelo "acidente", peço desculpa a todos quantos leram o texto primitivo.

Aproveito a oportunidade para enviar um forte abraço a todos os amigos que costumam visitar "direito de opinar".