segunda-feira, 24 de novembro de 2014

JOSÉ SÓCRATES QUE SE ENCONTRAVA DETIDO PARA INTERROGATÓRIO, FICA EM PRISÃO PREVENTIVA

 
Imagem retirada do Google

Pessoalmente, não fiquei "chocado" e muito menos surpreendido com a notícia da detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates para interrogatório judicial, na sequência da investigação denominada "operação Marquês", levada a cabo pelo ministério Público, em que está indiciado de fraude fiscal agravada, branqueamento de capitais e corrupção.
 
Na verdade, eu não fiquei surpreendido com a detenção de Sócrates, porque ainda não esqueci as suspeições que sobre ele recaíram, nos diversos casos em que esteve envolvido ao longo da sua carreira política, embora  nunca tenha sido visado directamente.
  • Assinatura de diversos projectos de arquitectura e engenharia relativos à Câmara da Guarda que não seriam da sua autoria;
  • Processo Judicial Cova da Beira -  "Investigou crimes de corrupção e branqueamento de capitais na adjudicação de um aterro sanitário daquela região, teve início em 1999, com uma carta anónima que acusava Sócrates de ter sido pago, enquanto secretário de Estado do Ambiente, para favorecer indevidamente o consórcio que integrava a Conegil, empresa detida pelo seu amigo Carlos Santos Silva. Nenhum dos dois foi, no entanto, constituído arguido".
  • Licenciamento do centro comercial Freeport em Alcochete. - Sócrates foi associado ao processo por suspeita de recebimento de "luvas" e ter efectuado, em tempo recorde, a aprovação do estudo de impacto ambiental ao projecto, ao mesmo tempo que o Governo fazia uma alteração dos limites da área da Zona de Protecção Especial (ZPE) do Estuário do Tejo para a preservação das aves selvagens.
  • As dúvidas e trapalhadas sobre a Licenciatura em Engenharia Civil pela Universidade Independente;
  • Processo Monte Branco - Relacionado com uma vasta rede de lavagem de dinheiro. Foi noticiada uma quantia superior a mil milhões!
  • Processo Face Oculta -  Relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objectivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do sector empresarial do Estado e privadas. As escutas em que Armando Vara e José Sócrates foram apanhados em 11 conversas, foram mandadas destruir pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento, depois de o PGR, Pinto Monteiro, ter considerado que o seu conteúdo não tinha relevância criminal, não tendo por isso, chegado ao  conhecimento da opinião pública.
  • Tagusparque - Foi noticiado que a Empresa terá pago a Luis Figo um eventual caché de várias centenas de milhar de euros para intervir e dar apoio na campanha eleitoral a Sócrates.
  • A Venda da TVI que depois não se concretizou,  fazia parte do processo de controlo da comunicação social - "A partir de escutas telefónicas, o Ministério Público concluiu que “a operação de aquisição da TVI se desenvolvia com um grande secretismo por solicitação do Primeiro-Ministro José Sócrates ao presidente executivo da PT, Zeinal Bava, cabendo o desenvolvimento das negociações a um grupo diminuto de pessoas integrado por Rui Pedro Soares, que se socorreu da ajuda de Paulo Penedos, Américo Thomati e João Carlos Silva”.
  • Conflitos com a comunicação social - O ex-primeiro-ministro nunca soube lidar com as críticas dos jornalistas e foi acusado de pretender controlar os meios de comunicação social, através de actos de censura e perseguição dos profissionais da informação. Processou 11 jornalistas e todos eles foram absolvidos.

Por outro lado, não posso esquecer que o resultado da sua governação precipitou o País numa enorme crise económica e financeira que levou milhares de famílias e empresas à ruina e gerou quase um milhão de desempregados.
 
O homem que hoje recebeu a medida de coacção mais gravosa (prisão preventiva), relativamente aos crimes de que está indiciado (fraude fiscal agravada, corrupção e branqueamento de capitais), teve nas suas mãos, entre 2005 e 2009, a búsula orientadora do País que se fosse usada com sensatez e sentido de estado, seguindo com muita atenção a indicação dos seus ponteiros magnéticos que lhe apontavam os caminhos da contenção nas despesas, a todos os níveis, abstinência dos investimentos dispensáveis e megalómanos e realização urgente de algumas reformas fundamentais para revitalização da economia, teria evitado a bancarrota e o sofrimento dos portugueses.
 
Porém, ignorando completamente a correcta indicação dos ponteiros da búsula, o ex-primeiro-ministro esbanjou milhares de milhões de euros em trivialidades, negociatas e favorecimentos à sua rede de camarradas e amigos, ampliando a dívida pública para patamares incomportáveis e fazendo chegar o País a uma situação de colapso financeiro que teve de ser suprido através da intervenção da TROIKA e um empréstimo de cerca de 78 mil milhões de euros que o povo português está a pagar à custa de grandes sacrifícios.

Pelos vistos, à luz dos últimos acontecimentos, o ex-primeiro ministro, para além de ter governado péssima e ruinosamente o País, também cometeu um conjunto de actos ilícitos de enorme gravidade, pelos quais está agora a responder perante a justiça portuguesa.

Tendo em conta as nefastas consequências da sua governação para o País e para os portugueses e os crimes de que agora está indiciado, caso os mesmos se confirmem, na qualidade de cidadão severamente penalizado pelas medidas de austeridade impostas pelo actual governo para reabilitar o País, espero que a justiça seja capaz de realizar o julgamento com rigor e transparência e proferir a sentença adequada.

A detenção de um primeiro-ministro neste País de brandos costumes, é inédita e leva-me a pensar que a justiça, neste momento, está a agir correctamente, sem olhar à condição social dos arguidos. Será que estaremos perante a reabilitação do poder judicial e que doravante nada mais vai ser como antes?

O País teria muitíssimo a ganhar.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Eu concordo, inteiramente, que se faça justiça.

Mas, e os outros?

Tivemos o Caso BPN. Os Portugueses, pagaram e continuam a pagar, Biliões de Euros.

Agora, temos o Escândalo, ainda maior, do BES.

Todos sabem que o Snr RS e os seus Cúmplices, têm Dinheiro, dentro e fora do País, que dá para pagar tudo o que roubaram aos Portugueses que confiaram neles.

Assim, eu pergunto: Porque é que o Governo, que tem ou deveria ter, força para agir e salvaguardar os interesses de quem perdeu o seu Dinheiro, não vai buscar o Capital onde ele está e os prende a todos?

Afinal, mesmo entre os graúdos, há uns mais graúdos que outros!!!!

Com as Leis que temos, só para favorecer os Poderosos, até é bom, como os sucessivos Governos, pós vinte e cinco de Abril, têm querido e querem, não ter, mesmo, nada!

Porque, não tendo nada, só se nos levarem a nós!!
Laranjeiro, 26-11-2014