domingo, 2 de novembro de 2014

SER DIFERENTE, É SER DO CONTRA?

Imagem retirada do Google
 
Em Portugal, especialmente no mundo da política, já me habituei à ideia de que ser diferente é ser do contra, estar em desacordo com toda a gente e dizer mal de todas as iniciativas dos outros. Esse é o procedimento habitual de algumas forças políticas, incapazes de demonstrar a "diferença" pela positiva, fazendo melhor que os outros, ao nível das ideias, dos actos e das atitudes.
 
É por causa desse reprovável e nocivo comportamento que os políticos caíram em descrédito e são tão detestados pela maioria dos cidadãos portugueses.
 
A realidade política, porém, não é bom exemplo para ninguém e muito menos para o futebol português, onde é necessária uma certa harmonia entre os dirigentes dos principais clubes, para poderem resolver, com êxito, os muitos problemas que ele enfrenta, em especial, na área económica e estrutural.
 
Erradamente, o Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, parece apostado em copiar o modelo político, afrontando e dizendo mal de tudo e de todos, disparando farpas em todas as frentes, em vez de aproveitar a sua chegada recente ao mundo do futebol para vincar a sua "diferença" pela positiva, fazendo melhor que os outros e gerando concórdia e consensos.
 
Bruno de Carvalho entrou a matar no mundo do futebol, com alguma ingenuidade e leviandade à mistura, não sendo essa a melhor forma de defender os interesses da Instituição Sporting que vai, com toda a certeza, pagar com juros, algumas das suas polémicas declarações.
 
Nunca vi caçar moscas com fel. No mundo do futebol, onde cada clube procura o melhor para as suas cores, é preciso uma certa sagacidade intelectual  para ultrapassar os seus inúmeros problemas e, nesse particular aspecto, o presidente do Sporting não tem sido nada sagaz. Cozinhou problemas internos e externos, escusadamente, e vai sair-se mal dessa sua actuação.
 
Em minha modesta opinião, Bruno de Carvalho só sairia ileso desta incómoda situação em que se envolveu, caso o Sporting conquistasse o Campeonato Nacional ou ficasse em 2º lugar e ganhasse, por exemplo, a Taça de Portugal, porque uma prova europeia está completamente fora de questão.
 
Pois bem, embora ainda faltem muitas jornadas para o final, não me parece que o Sporting vá conquistar a principal competição do calendário futebolístico português e quanto à Taça de Portugal, pese embora o facto de ter eliminado categórica e brilhantemente o F. C. Porto, no Dragão, ainda há boas equipas em prova, nomeadamente o Benfica, o Braga, o Vitória de Guimarães, Belenenses, Marítimo, Vitória de Setúbal, Rio Ave e Passos de Ferreira e, por conseguinte, nesta altura, ainda é prematuro um prognóstico sobre quem será o vencedor da Taça de Portugal.
 
Porém, de uma coisa eu tenho a certeza: caso o Sporting não ganhe nada nesta época, vai ser uma frustração muito grande para os adeptos leoninos e a vida do Presidente vai ficar muito difícil, dentro e fora da Instituição Sporting.  
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Efectivamente, dizer mal de tudo e de todos, não é a melhor, para bem do Futebol, Política.

Tal como acontece em mais de 95% dos Empregos, em Portugal, é preciso ter muita dipomacia para, com estas críticas, em todas as direcções, não vir a ser altamente prejudicado!

Eles, os que mandam e não mandam, no Futebol, estão a gravar, digitalmente, tudo.

Realmente, o Exmo Senhor Presidente, Bruno de Carvalho, tem que pôr mais Mel e menos Fel, nas suas insinuações.

A partir de agora e, infelizmente, para este tipo de Desporto, ele vai ter uma espécie de BIG BROTHER, a observá-lo, interna e externamente.

De facto, a melhor, no meu entender, maneira de agir, era aliar-se, já, pelo menos, ao SLB e ao Belenenses.

Sem estas Alianças, de boa vizinhança, e todos divididos, não vão a lado nenhum.
Laranjeiro, 03-11-2014