quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SERÁ VERDADE?...

Imagem retirada do Google

Na Indonésia há pena de morte e o recém-eleito Presidente Joko Widodo, declarou tolerância zero aos crimes de tráfego de droga e deixou claro que rejeitará os 64 pedidos de clemência apresentados por indivíduos condenados à morte por crimes dessa natureza. Nesse sentido, todos aqueles que se aventuram a traficar droga em território indonésio, correm o risco de ser apanhados e condenados à morte.

Na semana passada foram executadas por fuzilamento seis pessoas que tinham sido condenadas à pena máxima, estando entre elas o cidadão brasileiro Marco Archer Cardoso que foi surpreendido no aeroporto de Jacarta, em 2003, com mais de 10 quilos de cocaína escondida nos tubos de uma asa-delta. Esteve 11 anos preso antes de ser cumprida a pena de morte por fuzilamento.
 
Mas há mais um brasileiro nos corredores da morte das prisões indonésias. Trata-se de Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, detido em 2004 com seis quilos de cocaína dentro de uma prancha de surf e o seu fuzilamento já foi agendado para o próximo mês.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, enviou pedidos de clemência ao seu congénere indonésio, para suspensão da execução e comutação da pena aos dois condenados brasileiros mas o seu pedido não foi atendido.

Do ponto de vista humanitário, concordo com o pedido de clemência da Presidente Dilma Rousseff para os dois condenados brasileiros por tráfico de droga e, até mesmo, pelo facto de no Brasil não existir pena de morte.

Porém, já acharia absurdo e um total disparate, o governo brasileiro decretar três dias de luto pela morte de um cidadão condenado na Indonésia pelo crime de tráfico de droga. Acredito que a notícia veiculada na internet seja falsa pois não me passaria pela cabeça que a Presidente do Brasil cometesse uma gafe tão estapafúrdia que a ridicularizaria e lhe roubaria respeito e prestígio.

Uma coisa é certa: as execuções aconteceram e as declarações do Presidente indonésio Joko Widodo sobre tolerância zero ao tráfico de droga são verdadeiras. O mundo tomou conhecimento das execuções de 15 de Janeiro e já sabe que outras vão ter lugar em Fevereiro. Portanto, os "corajosos" membros dos cartéis do narcotráfico que ignorarem a "mensagem" e continuarem a traficar, não devem depois enviar pedidos de clemência mas assumir "corajosamente" a sentença que condenou os seus actos criminosos.

 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Também dou razão à Exma Senhora Presidente Brasileira, no que ao seu pedido de carácter Humanitário, diz respeito.

Eu sou, radicalmente, contra a Pena de Morte.

Mas, se tivermos em atenção, as Famílias que esses Senhores, arruínam para toda a vida, estes Indivíduos não têm qualquer perdão.

A Exma Senhora Presidente Dilma, quanto mim, fez o papel que lhe competia.
Laranjeiro, 04-02-2015