quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A SELECÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL NUNCA ALCANÇOU RESULTADOS COMPATÍVEIS COM A VALIA INDIVIDUAL DOS SEUS JOGADORES!

Imagem retirada do Google

Portugal não tem conquistado, ao nível da Selecção Nacional de Futebol, resultados compatíveis com o valor individual dos atletas que a integram, no presente e no passado.
 
Esta minha constatação não é nova. Desde a década de 60, altura em que comecei a gostar de futebol e a seguir com entusiasmo e paixão o Clube da minha simpatia que verifico essa incapacidade de a Selecção Nacional alcançar o sucesso que a maioria dos jogadores que a integram alcançam nos clubes que representam.
 
Muitas vezes me perguntei porque razão a Selecção Portuguesa de Futebol não conquistou até hoje um título europeu ou mundial, quando outras Selecções, aparentemente com muito menos valia, foram capazes de o conquistar?
 
É portanto natural que no meu espírito pairem algumas interrogações: A que se deve tal insucesso? Aos treinadores, pela utilização de métodos de treino e tácticas erradas  ou pela não utilização dos melhores jogadores em cada momento? Aos jogadores por não terem sido guerreiros e efectuarem exibições inferiores à sua valia? Às duas partes? Ou ainda aos responsáveis da FPF por eventuais planeamentos deficientes?

Algo se passa de errado que tem privado a Selecção Portuguesa de conquistar um título. Estou a lembrar-me, por exemplo, do Euro 2004, em que Portugal baqueou por duas vezes, uma na fase de grupos e outra na final, frente à Grécia, uma selecção reconhecidamente mais fraca mas que acabou por "roubar" o título de Campeão da Europa a Portugal, em Lisboa, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, perante uma assistência record de mais de 63.000 pessoas.

Tanto no Euro 2004 como noutros eventos desportivos importantes em que a Selecção participou, Portugal podia e devia ter feito mais e melhor. O colectivo em 2004 era extraordinário e dele faziam parte Cristiano Ronaldo, Pauleta, Luis Figo, Deco, Rui Costa, Maniche, Ricardo, Ricardo Carvalho, Miguel, Costinha, Jorge Andrade, Nuno Valente, Nuno Gomes, Paulo Ferreira e muitos outros bons jogadores.
 
No tempo do Eusébio, havia um conjunto de jogadores fabulosos e, no entanto, apenas conseguiram um honroso 3º lugar no Campeonato do Mundo de 1966, tendo sido o "pantera negra" considerado o melhor jogador desse mundial.

Em todas as épocas houve grandes jogadores, alguns dos quais brilharam ao serviço de clubes portugueses e estrangeiros e, no entanto, quando ao serviço da Selecção, esta nunca alcançou resultados compatíveis com o valor desses atletas.

Independentemente das interrogações que atrás formulei, há um outro dado extremamente negativo que tem prejudicado o rendimento da Selecção e que se prende com o facto de alguns selecionadores, por motivos nem sempre válidos e compreensíveis, deixarem de fora das suas convocatórias, jogadores importantes, em bons momentos de forma.

Este exemplo podia ser transposto para o mundial de 2014, no Brasil, onde de facto actuou uma Selecção que integrava alguns jogadores num mau momento de forma e até lesionados, como depois se constatou, ficando de fora algumas unidades que podiam ter feito a diferença e evitado parte do monumental fiasco da Selecção Portuguesa que não passou da fase de grupos, ficando atrás da modesta Selecção dos Estados Unidos da América!

Muitos outros exemplos negativos podiam ser apontados para demonstrar que a culpa do fracasso da Selecção Portuguesa não é só dos jogadores mas, neste momento, o que interessa é que o actual seleccionador não cometa os mesmos erros de alguns dos seus antecessores ao preterirem jogadores que fazia todo o sentido serem convocados.
 

 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Conforme, no final do seu Artigo, diz, era preciso várias Publicações como esta, para dizermos tudo.

Efectivamente, o melhor exemplo para definir tudo isto, é o que se passa nos Organismos e Empresas estatais ou semi-estatais, onde nada bate certo!!

Enquanto existir tanta indisciplina e com donos de tantas Quintas, a mandar, não há Selecção Nacional de Futebol que se aproveite.

Porque, nos Privados, há Chefias bem definidas. Nestes Organismos, e esse é o mal nº um, toda a gente manda ou quer mandar.

Depois se, pelo menos, soubessem mandar, mas não sabem!

Enquanto não houver, em cada sector, responsáveis à altura e OBJECTIVOS bem definidos, não vamos a lado nenhum!!

Ainda há outra coisa: Se tivéssemos dez Jogadores bons e um mau, muito bem. Com um Jogador bom e uma dezena, assim assim e sem rigor, muito, e muita disciplina e exigência, como acontece lá fora, não passamos disto.

Realmente, não consigo entender porque é que os Portugueses, lá fora, têm sucesso e, cá dentro, não!!!!!

O Exmo Senhor Autor, veja, por exemplo, o que faz, no Real Madrid, o Exmo Senhor Cristiano Ronaldo.

Ele é o primeiro a chegar e o último a sair!

De facto, só com este esforço e dedicação, é que se consegue algo!
Laranjeiro, 16-01-2015