segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

SYRIZA!!! - VITÓRIA HISTÓRICA DA EXTREMA ESQUERDA GREGA!!!

FINALMENTE!!! A ESQUERDA GREGA PASSA DAS PALAVRAS AOS ACTOS!!!



Imagem retirada do Google

Creio que esta nova missão da extrema esquerda grega é bastante mais difícil do que tem sido até agora, já que não é a mesma coisa, passar da cómoda situação de estar sempre contra e dizer mal de tudo e de todos, para a área do poder, com a responsabilidade de governar o País e de cumprir as promessas feitas aos cidadãos gregos durante a campanha eleitoral, aos quais foram prometidas benesses muito difíceis de concretizar, nomeadamente, acabar com a austeridade e devolver ao povo grego as regalias perdidas, a prosperidade e a felicidade de outrora.
 
Este partido do Syriza, numa conjuntura económica extremamente difícil da Grécia, mergulhada numa dívida  gigantesca e com o povo a viver uma austeridade insuportável, teve a coragem de dizer ao povo grego que se lhe dessem a vitória acabaria com a austeridade, restituiria as regalias retiradas, baixaria os impostos e como principal consequência deixaria de pagar a dívida. Esta posição do Syriza e do seu líder Alexis Tsipras, para além de corajosa é também desafiante, afrontando e defrontando os líderes europeus que de duas uma: ou expulsam a Grécia do euro por não honrar os compromissos ou então aceitam as suas reivindicações e Alexis Tsipras, o jovem líder do Syriza, passará a ser um herói para os gregos a quem vão divinizar e render todo o tipo de vassalagem nas próximas décadas.
 
As forças políticas do poder, aquelas que sempre governaram na Grécia, mereciam esta monumental e histórica derrota em que um partido da extrema esquerda cilindrou o partido do governo, a Nova Democracia e quase fazia desaparecer o histórico Partido Socialista (PASOK) que apenas conseguiu 4,68% dos votos e 13 deputados eleitos, porque passaram décadas a mentir ao povo, fazendo promessas que nunca cumpriram, permitindo-lhe um nível de vida acima das possibilidades económicas do País e ignorando as reformas estruturais, até ao dia em que as finanças públicas colapsaram e tiveram que pedir ajuda externa para pagar ordenados e pensões e fazer face a uma dívida pública monstruosa. Portanto, as forças políticas que têm governado a Grécia são responsáveis pela sua falência económica e pela miséria em que se encontra uma boa parte do povo grego mas são também totalmente responsáveis por esta vitória histórica de um partido de extrema esquerda, construída com o voto de protesto dos descrentes e contestatários, antes apoiantes das forças políticas da área da governação, Partido Socialista e Nova Democracia.

Gostei da vitória do Syriza porque também eu me revejo na revolta e indignação do povo grego pela factura de austeridade que lhe foi exigida, em consequência da má governação dos partidos agora derrotados; também eu tenho vontade de exercer um voto de protesto mas o meu voto de protesto é muito mais descrente do que o dos gregos porque eles ainda acreditaram noutro partido e eu não acredito em partido nenhum; para mim, são todos farinha do mesmo saco, uma cambada que apenas persegue os seus objectivos pessoais, acima de tudo e de todos. Para quê votar em gente que só tem dado provas de incompetência, tanto no governo como na oposição? Eu não sou masoquista.

Mas gostei muito da vitória do Syriza. A partir de agora, estou extraordinariamente curioso quanto à actuação do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras para testemunhar se realmente os tem no sítio e vai cumprir rigorosamente o que disse em campanha eleitoral ou se, pelo contrário, é mais um mentiroso, um despudorado, que é capaz de enganar milhões de pessoas para alcançar também os seus objectivos, o PODER.

Fico a aguardar.
 
 

2 comentários:

Unknown disse...

Ainda há quem acredite...

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, os Partidos que têm governado o País, nos últimos anos, mereceram esta derrota mas, e agora?

Como é que o Syriza, vai descalçar este bota?

Com a Dívida que a Grécia tem, ou vai pedir, humildemente, à Alemanha, para renegociar a Dívida, ou sai do Euro.

Agora, há uma, entre várias coisas, que eu não consigo entender:

Existe alguma União Europeia, na qual, só um País é que dita as Leis?

Eu nunca vi nenhuma União,só de uma Pessoa ou Nação!!

A Alemanha, como só ela é que manda, deveria fazer à Grécia, o que lhe fizeram a ela, no final da Guerra.

Parece que o Syriza só tem uma alternativa: Sai do Euro e volta ao Dracma.
Laranjeiro, 04-02-2015