quinta-feira, 12 de março de 2015

BENFICA - UM TESTE IMPORTANTE E QUASE DECISIVO NESTA 25ª JORNADA


 
O líder do Campeonato tem este sábado um teste importantíssimo à sua capacidade de poder chegar à conquista do bi-campeonato, proeza que não alcança desde a época de 1983/84, há mais de 30 anos.
 
O seu opositor tem sido, nos últimos anos, um autêntico carrasco, a "besta negra" e já esta época venceu em Braga, para o Campeonato 1-0, roubando-lhe 3 preciosos pontos e o eliminou da Taça de Portugal, em pleno estádio da Luz.
 
A equipa bracarense possui um bom plantel e os seus jogadores são extremamente aguerridos e lutam denodadamente do primeiro ao último segundo dos jogos. É um adversário difícil para qualquer equipa e nos últimos anos tem-se intrometido nos primeiros 4 lugares da tabela classificativa, sendo considerado o 4º melhor clube português.
 
A equipa bracarense é muito solidária e com um espírito de entreajuda muito grande. Pressiona o adversário ainda no seu meio campo e dificulta-lhe a organização atacante. Depois, como possui avançados velozes, normalmente, durante o jogo, arquitecta dois ou três contra-ataques perigosos, alguns dos quais resultam em golo.
 
Para contrariar e desmontar as características de jogo da equipa do Braga, o Benfica não pode cair na asneira de jogar lento, afunilar o jogo e abusar das jogadas individuais porque esse tipo de jogo favorece o Braga. O Benfica tem que jogar no campo todo, pelas alas, com velocidade e, se possível com passe ao primeiro toque. Quando ficar sem a bola deve exercer forte pressing sobre os jogadores arsenalistas por forma a roubar-lhes a bola rapidamente e não permitir ataques planeados e bem organizados.
 
Se o Benfica jogar em velocidade, no campo todo, com inteligência e acerto nos passes, o Braga não terá tantas oportunidades para efectuar os habituais desarmes e surpreender a estrutura benfiquista em perigosos contra-ataques.
 
O treinador Jorge Jesus, apelidado de grande treinador, por vezes comete erros infantis, colocando em campo o esquema de jogo que mais convém ao adversário e depois acontecem resultados surpresa que abalam o prestígio do Benfica e prejudicam seriamente os seus objectivos.
 
A chave do sucesso ou insucesso para este importante jogo do Benfica frente ao Sporting Clube de Braga, está nas mãos ou na cabeça do treinador JJ, a qual vai depender dos jogadores convocados para entrar em campo e da táctica que vai adoptar. Se fizer as escolhas perfeitas e acertar no sistema de jogo que mais dificuldades crie ao adversário, então o Benfica não terá grandes dificuldades em construir uma vitória.
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Enquanto o Treinador, JJ, não começar a aprender com os erros do passado, com Equipas como esta, não tem salvação.

Como é possível, na mesma Época, perder com o mesmo Grupo, duas vezes!!!???

De facto, este Senhor, não aprende, mesmo, nada.

Porque será que, com o, AGUERRIDO, FCP, não acontecem estas coisas?

Sendo assim, como não há duas sem três, não espero, infelizmente, grande coisa!

Mais uma vez, se prova, que "faz mais quem quer do que quem pode"

Será que o Senhor JJ, ainda não percebeu que o objectivo primeiro, de qualquer Treinador, é ganhar ao Benfica, porque existe uma grande dose de inveja, a nível nacional, em relação ao Glorioso?

Por acaso o FCP, com tudo o que tem ganho, tem o mesmo prestígio, interno e externo, que as Águias?

Pois é, este é o grande Problema dos Clubes Portugueses.

Eles nunca se esquecerão deste privilégio, que pende para o lado do SLB!!
Laranjeiro,13-03-2015