domingo, 8 de março de 2015

DECLARAÇÕES POUCO FELIZES DO TREINADOR DO BRAGA, SÉRGIO CONCEIÇÃO

 
Imagem retirada do Google
 
Um treinador de futebol, para não ser mal interpretado, tem que ter muito cuidado com as declarações que faz. O técnico arsenalista, na antevisão do jogo da 24ª jornada da Primeira Liga entre a sua equipa e o Futebol Clube do Porto, em meu entendimento, não teve essa preocupação ao produzir a seguinte declaração:

«O FC Porto não fez um início de temporada à sua imagem, mas agora tem os seus princípios táticos muito bem definidos. Estão mais fortes do que na primeira volta. Sabemos que nos vão dificultar a vida, será um jogo exigente tanto a nível coletivo como individual, pois dispõem de excelentes jogadores em todos os setores do terreno. O Lopetegui tem feito um bom trabalho e acho que vai levar o FC Porto aos seus objetivos».
 
Quando Sérgio Conceição afirma que "Lopetegui tem feito um bom trabalho e acho que vai levar o F. C. Porto aos seus objectivos", está a pensar que o Clube da Invicta ainda vai chegar à conquista do título de Campeão Nacional, o seu primeiríssimo objectivo, embora neste momento se encontre no 2º lugar da classificação, a 4 pontos de distância do líder, o rival Benfica. 
 
Na verdade, Sérgio Conceição ao fazer uma declaração pouco cuidada e completamente desnecessária, sobre as possibilidades do seu adversário quanto aos objectivos da época 2014/2015,  já estaria a pensar que o Porto conquistaria os 3 pontos em Braga, caso contrário, em função de um empate ou de uma derrota, aumentaria para 6 ou 7 pontos a distância para o Benfica e, consequentemente, uma maior dificuldade para chegar ao título.
 
Por outro Lado, como Sérgio Conceição afirmou nessa mesma antevisão que "sabe que a sua equipa tem uma palavra a dizer na decisão do campeonato", então presumimos que estaria muito mais focado e interessado em vencer o Benfica na próxima jornada, a 25ª, no Estádio da Luz, do que em conquistar pontos ao F. C. Porto.
 
Nestas coisas do futebol, as certezas não existem e, muitas vezes, o tiro sai pela culatra. Na 23ª jornada, o Braga estava a 1 ponto do 3º lugar e no final da 4ª jornada pode ficar a 4, caso o Sporting ganhe hoje ao Penafiel, o último classificado da 1ª Liga. Mas no final da 25ª Jornada, o Braga poderá ficar a 7 pontos do Sporting e dizer adeus definitivamente ao 3º lugar, caso não vença o Benfica no Estádio da Luz.
 
Se o Braga não vencer ou empatar com o Benfica, no próximo jogo, então a afirmação de Sérgio Conceição que "sabe que a sua equipa tem uma palavra a dizer na decisão do campeonato", não tem qualquer fundamento, uma vez que não roubou pontos a nenhum dos candidatos ao título e, por conseguinte, não influenciou nem alterou a classificação. Já quanto à certeza que evidenciou de que o Porto vai conquistar os seus objectivos, vamos esperar até às últimas jornadas do Campeonato para ver se Sérgio Conceição tinha razão no seu arriscado e extemporâneo palpite.

Que Sérgio Conceição se preocupe em cumprir os objectivos a que se propôs no início da época 2014/2015 relativamente ao Braga, está certíssimo, agora que se atreva a dar palpites que o Porto vai ser campeão, quando nessa jornada, a 24ª, o vai defrontar, isso é que já não me parece acertado, porque pode dar azo a más interpretações mesmo que não haja motivos para tal.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Por muito que nos custe, para qualquer Equipa ou treinador, ganhar ao Glorioso, é o melhor Prémio de uma carreira!

De facto, o Treinador, Sérgio Conceição, como o Exmo Senhor Autor, deve ter reparado nos Comentários, por ele, proferidos, quer deixar o FCP em Paz e ganhar ao SLB.

Também para ele, a melhor coisa que lhe pode acontecer, no decorrer deste Campeonato, é ganhar às Águias.

Chego a convencer-me que o Benfica tem tantos Adeptos e Simpatizantes, como inimigos.

Uma coisa é certa: Como o Exmo Snr JJ, parece não aprender com os erros, se o SB vier ganhar à Luz,
concretiza-se tudo o que acabo de dizer e, nesse caso, o Exmo Senhor Sérgio Conceição parece ter dado algum contributo, na Vitória do FCP.
Laranjeiro, 09-03-2015