terça-feira, 24 de março de 2015

HENRIQUE NETO AVANÇA CORAJOSAMENTE PARA BELÉM

Resultado de imagem para henrique neto

Imagem retirada do Google

Com tantos pré-candidatos na forja, pelo menos quatro, António Guterres, António Vitorino, Maria de Belém Roseira e António Sampaio da Nóvoa, o Partido Socialista de António Costa não estaria à espera de ver concretizada a candidatura de mais uma personalidade da área socialista, a qual pode vir a ter influência na eleição do candidato apoiado oficialmente pelo PS.
 
Pelo que conheço da vida e da obra do homem que protagoniza a 1ª candidatura às Presidenciais de 2016, não tenho dúvidas de que possui o perfil ideal para desempenhar com sucesso o importante cargo de Presidente da República.
 
Esta candidatura de Henrique Neto à Presidência da República aos 78 anos de idade, depois de uma vida de sucesso empresarial e um longo trajecto de posições políticas frontais e claras, revela acima de tudo "coragem" mas também "inconformismo" de alguém que tem ideias próprias e diz sempre o que pensa, mesmo que em causa estejam pessoas da mesma "família" política ou do seu círculo de amizades.
 
Coragem, porque concorre sem apoios declarados partidários e até contra a vontade dos dirigentes socialistas, propondo bater-se pelos seus ideais, com total independência como sempre fez, em defesa dos superiores interesses do País, pondo em prática a sua visão que definiu muito bem no livro publicado em 2011 "Uma Estratégia para Portugal".
 
Inconformismo, porque não concorda e não se conforma com as políticas que têm sido impostas ao País pelos sucessivos governos e aos quais tem feito críticas muito contundentes. A sua honorabilidade, rigor, isenção e frontalidade são atributos que o acompanham desde sempre e como não vê esses atributos nos actuais políticos e governantes, decidiu ele próprio avançar para uma tarefa que à primeira vista parece impossível, mas que um homem com o seu saber e experiência de vida sabe que não há impossíveis quando se acredita em convicções e se tem uma enormíssima vontade de concretizá-las.
 
De resto, para termos uma noção mais exacta do seu elevado grau de independência, frontalidade e isenção, basta atentar nas críticas feitas ao Partido Socialista ao longo do tempo e a José Sócrates, sendo Henrique Neto um seu militante. Sobre o antigo primeiro ministro socialista, entre as muitas críticas que lhe fez, destaco esta em 2010, ao jornal de Negócios: "este gajo é um aldrabão, é um vendedor de automóveis". "Gosto muito de Portugal - se tiver uma paixão é Portugal - e não gosto de ninguém que dê cabo dele. O Sócrates está no topo da pirâmide dos que dão cabo disto. Entre o mal que faz e o bem que faz, com o Sócrates a relação é desastrada. O Soares também fez muito mal ao País, mas também fez muito bem; se calhar até fez mais bem do que mal". Em Novembro de 2014 quando soube da detenção de Sócrates, foi o único socialista com distanciamento e lucidez para declarar, neste caso, ao jornal i não ter ficado surpreendido com a detenção do ex-primeiro-ministro porque "os indícios eram mais que muitos", lamentando que muitos socialistas "fechem os olhos"
 
Já recentemente, mais propriamente a 13 de Fevereiro, numa crónica publicada  no Jornal da Marinha Grande em que falava sobre as legislativas deste ano e das presidenciais de 2016, Henrique Neto escrevia: "É o tempo certo de os portugueses usarem o seu voto para limpar a casa, não permitindo que os mesmos interesses, as mesmas formas de corrupção utilizadas no passado recente continuem, mesmo que através de outras caras, ou de promessas que todos temos a obrigação de saber quanto valem".
 
Para desempenhar o cargo de Presidente da República são necessárias personalidades com o carácter de Henrique Neto, alguém que construiu uma vida alicerçada em fortes padrões éticos e morais e que nunca hipotecou a sua liberdade e independência a interesses obscuros e censuráveis.

Numa altura em que ainda não se conhecem oficialmente os candidatos apoiados pelas diferentes forças políticas, é de louvar esta decisão corajosa e pioneira de Henrique Neto, a qual merece ser bem sucedida.
 

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia
Gosto deste candidato. Gosto pelas ideias e pela coragem.
Espero que siga em frente sem medos e que enfrente tantos "gurus" armados em bons...os melhores...

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Aqui está um Candidato que vai, de certeza, baralhar as Máquinas de Calcular da esquerda, centro e direita!

Por esta, estes Senhores, não esperavam!!

Gostei, muito, da oportunidade e coragem deste ILUSTRE Senhor.

Só lamento que, da esquerda à direita, os eventuais Candidatos, não tenham as superiores qualidades, em todos os aspectos, do Exmo Senhor Henrique Neto.

Este Senhor, até já se deu ao luxo de, na Área dele (Moldes)administrar Cursos a Alunos Japoneses!

De facto, para o País que somos, tem muito que se lhe diga!

Um Homem deste quilate, não devia, a todos os níveis, ser tão esquecido como tem sido!

Mais, Este Industrial, deveria ter sido mais ouvido, pelos Governantes de todas as Áreas Políticas!!
Laranjeiro, 25-03-2015