quinta-feira, 19 de março de 2015

INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS SEM CREDIBILIDADE - NINGUÉM SENTE O SEU DINHEIRO SEGURO NOS BANCOS

Imagem retirada do Google

Ninguém hoje tem confiança nas instituições bancárias. A actuação dos bancos ao longo das quatro décadas de democracia tem sido desastrosa e ruinosa para muitas empresas e cidadãos. As fraudes e os actos administrativos ruinosos atingiram um pico de insuportabilidade no final da década de 2000 e nesta que agora decorre, com as escandalosas fraudes que levaram à falência o BPP e o BPN e deixaram quase KO o BCP. Para agravar a tragédia, agora mais recentemente, o BES também não resistiu ao saque generalizado dos seus activos e estoirou, deixando milhares de clientes em situação difícil. Porém, neste percurso acidentado e sinuoso, todas as outras instituições financeiras protagonizaram fraudes e negócios ruinosos que consumiram milhares de milhões de euros ao erário público, que o mesmo é dizer, aos contribuintes.
 
Toda a Banca utilizou políticas muito agressivas de marketing, vendendo gato por lebre, mentindo e enganando os seus clientes e prejudicando seriamente os menos esclarecidos. Quem é que não foi mal aconselhado e enganado por funcionários e gestores bancários? Eu fui um deles e posso dizer que das minhas parcas economias, conseguidas à custa de muito trabalho e sacrifício mas sobretudo à custa de tanto poupar, privando-me de quase todas as coisas boas que a vida nos oferece, fiquei sem cerca de 60% dessas economias, algumas aplicadas em Fundos que me informaram ter sempre o capital investido garantido.

Quando as coisas ficaram feias, quis levantar os referidos Fundos que já tinham completado 5 anos, o tempo obrigatório e, nessa altura foi-me dito que podia levantá-los mas em função da cotação do momento que era péssima, cerca de 50% do valor investido.
 
Queixei-me ao Banco de Portugal, o qual, para além de demorar imenso a responder me disse que o problema não lhe dizia respeito e que o mesmo devia ser derimido com o Banco e a CMVM!!! É de loucos e dá para as pessoas perderem as estribeiras. Desses dois Fundos, um de 20.000 e outro de 10.000 euros, só recebi juros nos primeiros 2 anos e depois, como a cotação desceu abaixo do seu valor inicial, deixei de receber qualquer compensação. Acabei por resgatar o Fundo de 20.000 euros numa altura em que a cotação atingiu os 18.200 euros, ficando a perder o restante e quanto ao outro, ainda não o resgatei porque a sua cotação atingiu praticamente o grau de lixo, vale cerca de 1.900 euros.
 
O que me aconteceu tem semelhanças com a falcatrua do BES que enganou descarada e vergonhosamente os clientes, fazendo-lhes crer que adquiriam um produto sólido e valioso onde podiam investir à confiança, quando já sabiam muito bem que tudo aquilo era uma fraude que colocava em grande risco todo o capital investido.

Com os bancos, só os amigos dos banqueiros e as pessoas que têm acesso a informação privilegiada, têm possibilidades de obter chorudas compensações. Todos os outros cidadãos, devem ter o máximo cuidado com as propostas que os Bancos lhe apresentam, tendo sempre bem presente que não defendem os seus interesses e que todo o cuidado é pouco.

As inúmeras experiências negativas, lesivas dos meus interesses, vivenciadas com os Bancos, levam-me a considera-los inimigos públicos, cuja existência beneficia apenas uns quantos e prejudica a maioria. Claro que não é possível voltar à idade média e utilizar os diferentes produtos como "moeda de troca" mas para mim, o relacionamento com as instituições financeiras passou a ser o mínimo possível e quando não tiver qualquer outra alternativa.

Definitivamente, deixei de confiar nas instituições bancárias, ponto final parágrafo.

NOTA FINAL - Espero que os cidadãos enganados pelo BES sejam rapidamente reembolsados. Se quem de direito o não fizer, é uma vergonha para os governantes deste País e um ultraje para todos aqueles que foram enganados.
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Toda a gente sabe que, quem está à frente dos Bancos, não são Pessoas inteligentes mas sim, espertas.

As Pessoas inteligentes, têm pejo em enganar os outros.

Quanto aos espertos, esses não têm qualquer problema em enganar Clientes, Amigos e, até, os Pais!

Como a GANÂNCIA dos espertos ainda dá para ver, apesar de tudo, que nem a REGULAÇÃO nem o Governo, actuaram neste, triste, processo, a GULA permitiu-lhes e há-de continuar a permitir-lhes, roubar, impunemente, Cidadãos como V. Excelência!!

É lógico, racional e intuitivo que, nos Países onde a justiça funciona, de facto, estes Vigaristas já tinham tudo confiscado e já estavam presos numa Cadeia sem qualquer LUXO!!

Eu não tenho Dinheiro mas, se tivesse, jamais confiaria nestes Banqueiros de meia tigela!

Ainda estava em Angola, e já dizia: Quantos mais Banqueiros espertos, houver, mais miséria havemos de ter.

Infelizmente, tudo se está a concretizar.

"CADA POVO TEM AQUILO QUE MERECE"

Nós é que temos a culpa de tudo isto.
Laranjeiro, 21-03-2015