quinta-feira, 3 de março de 2016

A BANCA NÃO TEM CREDIBILIDADE



Imagem retirada do Google

Em Portugal mas também por todo o mundo, os Bancos têm arruinado milhões de cidadãos que lhes confiaram as suas poupanças, em troca da aquisição de produtos que lhes eram oferecidos e recomendados como sendo de boa qualidade.

Usaram e abusaram de um marketing muito agressivo e pouco condizente com a sua verdadeira realidade económico/financeira, com o único objectivo de caçar o dinheiro dos clientes, sem nunca terem na devida conta a defesa dos seus interesses.

Por incrível que pareça, depois dos exemplos trágicos do BPN, BPP, BES, BANIF e BCP que causaram dezenas de milhões de euros de prejuízo ao Estado e arruinaram muitas centenas de milhar de clientes/contribuintes, nada mudou, continuando os Bancos a apostar em descarada publicidade enganosa, sem que a regulação seja capaz de pôr termo a tão nefasta e criminosa actuação, a qual lesa gravemente os interesses do País e dos seus cidadãos.

Todos os Bancos, sem excepção, anunciam uma óptima situação financeira e divulgam ganhos no exercício findo de centenas de milhões de euros. Um desses Bancos é o cancro Millenium BCP, uma Instituição que nos últimos 10 anos tem tido uma actuação vergonhosa, com administrações pouco sérias, sem qualquer tipo de preocupação com a sua saúde económica e financeira e muito mais interessadas em esquemas de corrupção e favorecimentos a determinadas clientelas.

Tenham vergonha! As acções continuam com uma cotação próxima de lixo, valendo 3 míseros cêntimos! Há centenas de milhar de accionistas que perderam montantes elevados e que jamais irão reaver os seus investimentos. Caíram na ratoeira que os Bancos lhe armaram de forma perversa e mentirosa, metendo-lhe os produtos pelos olhos dentro, quase à força, com a conversa fiada dos seus agentes de que era tudo um mar de rosas e de que não haveria riscos.

Muita gente não teve noção do logro a que foi hábil e astutamente conduzida e muito menos das suas graves consequências. Porém, foram os incautos e os menos informados que mais uma vez caíram como angélicas criancinhas no "conto do vigairo", pagando um preço elevadíssimo pela sua leviandade e ignorância.

Sem qualquer tipo de pudor, o cancro do Millennium BCP ainda não satisfeito com a tragédia que provocou em muitos milhares de famílias portuguesas, continua desavergonhadamente a usar o mesmo esquema de aliciação, servindo-se de publicidade enganosa, paga a preço de ouro, para fazer crer aos clientes e cidadãos em geral que é um Banco económica e financeiramente estável e que até teve lucros de duzentos e tal milhões de euros em 2015, quando toda a gente sabe que isso não corresponde inteiramente à verdade, que vive dias difíceis e anda com as calças na mão, como aliás acontece com toda a Banca portuguesa.

Actualmente, a Banca não tem nenhuma credibilidade. Os cidadãos, agora muito mais informados, poucos arriscam comprar os seus produtos e até há um número cada vez maior de clientes que optam por levantar todas as suas economias por desconfiarem que numa próxima vez, até as suas pequenas poupanças possam ser atingidas.

Bancos? Não, obrigado.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Eu não tenho dinheiro mas, se o tivesse, depositava-o lá fora e também não era em qualquer País e em qualquer Banco.

Infelizmente, para nós, eles agem assim, porque têm governos e Leis a seu favor e contra o Zé Pagante.

Além disso, se não fosse esta amistosa colaboração, governos/bancos, para onde é que iam os políticos, depois de deixarem os governos de que fizeram parte?

Quanto à Regulação, de tão fraca e inútil que é, para mim, não merece qualquer comentário.

Enviei uma Reclamação para um Regulador e, além de não me resolver o Assunto pois são, sempre, a favor dos grandes grupos económicos, demorou quase quatro Meses a responder!!!!!!!!!

Eu acho que os Reguladores deveriam responder em tempo real. A vida agitada e dinâmica actual, não se compadece com Reguladores que, a única coisa que defendem, são os elevados Ordenados e privilégios que têm.

Quem tem dinheiro, só tem uma hipótese: Pôr em prática o velho método de o colocar debaixo do colchão.

Afinal, mesmo que, por hipótese, fossem sérios e não são, qual é o interesse que há em lhes oferecer, em bandeja dourada, depósitos de qualquer quantia, a qual não dá para beber nem um Café/Dia?

Exmo Senhor Autor, enquanto o poder económico mandar no poder político, quem tem dinheiro não tem salvação possível!

Há que ter cuidados redobrados.
Laranjeiro, 03-03-2016