quarta-feira, 2 de março de 2016

SERÁ A 25ª JORNADA A CHAVE DO CAMPEONATO???......

Imagem retirada do Google

Há comentadores desportivos que afirmam que a 25ª jornada da Liga pode decidir o campeão da época 2015/2016. Pessoalmente, não acredito em tal hipótese, seja qual for o resultado que se venha a verificar nos jogos Sporting/Benfica e Sporting Clube de Braga/Futebol Clube do Porto.

Já anteriormente, muitos comentadores desportivos tinham dado o Benfica como arredado da conquista do campeonato e depois aconteceu que o Sporting perdeu 6 ou sete pontos impensáveis, contra equipas do fundo da tabela classificativa, o mesmo acontecendo com o Futebol Clube do Porto que neste momento vai em 3º lugar, a 4 pontos do Sporting e o Benfica em 2º, a 1 ponto do líder.

O cenário mais favorável para favorecer o 1º classificado e destaca-lo dos perseguidores, seria uma derrota do Porto em Braga e uma vitória do líder Sporting sobre o Benfica em Alvalade. Se isso acontecesse, o Benfica ficaria a 4 pontos e o Porto a 7.

Porém, sabendo-se que uma vitória vale 3 pontos e que depois da jornada do próximo fim-de-semana, a 25ª,  ainda ficam a faltar mais 9 jornadas e 27 pontos em jogo, muita água ainda vai passar por debaixo da ponte e ainda muita coisa pode acontecer.

Teoricamente, parece-me que nas últimas 9 jornadas, é o Sporting que tem o calendário mais difícil porque disputa 5 jogos fora, contra Vitória de Setúbal, Belenenses, Moreirense, Porto e Braga e recebe em Alvalade o Arouca, Marítimo, União da Madeira e Guimarães. Porém, isto nada quer dizer, na medida em que, por vezes, os jogos mais difíceis acabam por se tornar fáceis e vice-versa.

Já Benfica e Porto, fazem 5 jogos em casa e 4 fora. parecendo ter um calendário mais acessível. O Benfica vai ao Boavista, Académica, Rio Ave e Marítimo e recebe em casa o Tondela, Braga, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães e Nacional. Por sua vez, o Porto desloca-se ao tereno do Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira, Académica, e Rio Ave e disputa em sua casa os jogos com União da Madeira, Tondela, Nacional da Madeira, Sporting e Boavista.

O cenário que mais gostaria que acontecesse no próximo fim-de-semana, uma vez que sou benfiquista assumido, seria uma vitória sobre o rival de Alvalade e uma derrota do Porto em Braga. Esta conjuntura de resultados, punha os encarnados na liderança, a 2 pontos do Sporting e a 6 do Porto. Se tal hipótese se concretizasse seria uma jornada em grande para o Benfica, um bom passo para poder chegar ao tri, mas atenção, mesmo estes resultados não garantem nada porque qualquer um dos três primeiros pode muito bem vir a sagrar-se campeão.

Espero que seja o Benfica!!!

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor

De facto, eu não gostava que, desta vez, o Treinador do SLB, seguisse a teoria dos Governos Portugueses, que é: Ser forte com os fracos e fraco com os fortes.

Já eram horas de dar a volta a esta maldição!

Quanto ao futuro Campeão, com a vontade, sem limites, que todos têm, de ganhar ao Glorioso, só com uma TRIPLA.

Efectivamente, este Ano, está muito difícil, mesmo que seja um bom Comentador ou um bom, como V. Excelência, conhecedor do Assunto, acertar neste Totobola.

Dos chamados três grandes, é o Clube da Luz que tem mais dificuldades, porque todos lhe querem ganhar.

Depois, existe uma falha muito grave: Eu não concordo com o fim das Análises aos produtos auxiliares de Aceleração dos Jogadores.

Eu vejo muitas Equipas que são consideradas de segundo plano, correrem mais que as de primeiro plano.

Também é verdade que a corrida sem qualquer conhecimento de causa, não ganha Jogos mas, convenhamos, ajuda muito.
Laranjeiro, 02-03-2016