terça-feira, 15 de março de 2016

RUI VITÓRIA - JUÍZOS APRESSADOS NÃO DÃO BONS RESULTADOS!!!


Imagem retirada do Google

O treinador do Benfica, Rui Vitória, teve um mau começo de época. A pré-época foi mal planeada, desgastante e desmoralizante para os jogadores e equipa técnica e, nesse sentido, teve forte influência nos inúmeros insucessos que se registaram nos exigentes compromissos do início da temporada 2015/2016.

O início da época foi tão mau que ao fim de meia dúzia de jornadas, já levava 8 pontos de desvantagem para o 1º classificado e já todos os comentadores desportivos o davam como arredado da conquista do TRI! O descalabro foi tão violento e doloroso que até o velho rival de Alvalade lhe ganhou 3 jogos consecutivos: a Taça Cândido de Oliveira, eliminação da Taça de Portugal e derrota humilhante por 3-0, em pleno estádio da Luz, para o Campeonato!

O descontentamento nas hostes benfiquistas era tão grande que já toda a gente pedia a substituição do treinador Rui Vitória, o qual enfrentou todas as adversidades com grande elevação, dignidade e serenidade, recusando responder aos ataques que lhe eram dirigidos e assumindo sempre as responsabilidades do mau momento da equipa, acreditando que o bom trabalho que vinha realizando, mais dia menos dia iria dar os seus frutos.

Naquela altura, parece que só o treinador Rui Vitória acreditava no que dizia, se nos recordarmos que toda a imprensa vaticinava cenários desportivos catastróficos para o Benfica e afirmava que o treinador não se aguentava no lugar até ao final da época!

Pois bem, todos se enganaram! Mais uma vez se provou que os juízos apressados não dão bons resultados. Afinal o técnico do Benfica não é tão mau como o pintaram e está a conduzir o Benfica a uma das mais brilhantes épocas da sua existência, graças à sua admirável e exemplar forma de estar no desporto e na vida, com educação, humildade e sensatez, predicados que a maioria dos agentes desportivos não revelam.

Rui Vitória deu uma grande lição de  fair play desportivo a todos quantos, de forma pouco séria e honesta o desrespeitaram, pondo em questão a sua competência e o seu profissionalismo. O treinador do Benfica em nenhum momento perdeu a compostura ou foi deselegante para com os seus adversários, tão pouco arranjou desculpas para os maus resultados ou procurou disfarçar as suas responsabilidades.

Os sucessivos insucessos da equipa encarnada no início da época, deram oportunidade a Rui Vitória para demonstrar que os treinadores podem ser homens dignos nas vitórias e nas derrotas e, nesse sentido, o técnico do Benfica conquistou um elevado estatuto de respeito e admiração dos benfiquistas mas também de todos os verdadeiros desportistas.

Às palavras inquinadas dos detractores, Rui Vitória respondeu com actos e atitudes de extrema elevação, demonstrando dentro do rectângulo de jogo, com exibições e resultados, o contrário de tudo quanto o acusaram e criticaram, conseguindo uma série de 12 jogos sem perder e alcançar o 1º lugar do Campeonato Nacional e os Quartos de Final da Liga dos Campeões!!!

Como benfiquista, também algo descrente com os resultados do início da época, estou totalmente convencido da sua enorme competência como treinador mas também do seu forte carácter como homem, sobejamente testado com sucesso ao longo da sua carreira.

Obrigado Rui Vitória.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Efectivamente, eu também já não dava nada pela Época Desportiva, do Glorioso!

Também estou muito admirado com a maneira de estar, em todos os aspectos, do Exmo Senhor Rui Vitória.

É preciso ter uma educação de alto nível e uma grande classe, para não ser como os seus adversários ou, ainda, pior, tendo em conta tudo o que os seus inimigos lhe fizeram!

De facto, chegarem ao ponto de dizer que ele era mau Treinador e mau Colega, só um INDIVÍDUO super educado é que aguentava tanta patifaria sem dizer, absolutamente, nada!

Realmente, o condutor da Equipa do SLB, deu e continua a dar, uma lição de humildade que só as Pessoas Inteligentes, sabem dar.

Nem sempre deu ou dá resultado e eu sei do estou a falar mas, neste caso concreto, foi a grande dose de modéstia que o trouxe e o levará à conquista dos objectivos do Clube da Luz.

Só não podem, e isso já foi demonstrado várias vezes, deitar foguetes antes da Festa porque, depois, é a humilhação no seu máximo esplendor!
Laranjeiro, 15-03-2016