quinta-feira, 7 de julho de 2016

MISTER FERNANDO SANTOS, OBRIGADO


Imagem retirada do Google

Que grande confiança e que grande Fé, Mister Fernando Santos!!!

Afirmar no início do Campeonato Europeu de Futebol que a Selecção Portuguesa ia entrar na competição para ganhar, foi realmente de uma grande coragem e ambição! Só alguém que está ciente dos riscos que podia correr colocaria a fasquia tão alto! Só alguém que conhece o carácter e a vontade dos jogadores e do que eles valem e são capazes, seria capaz de arriscar e empenhar de forma tão destemida a sua fé, a sua convicção e a sua credibilidade.

Fernando Santos demonstrou grande confiança na capacidade dos 23 jogadores que fazem parte da equipa das quinas e apostou forte nos objectivos para o Euro.

Ter a coragem de dizer que ia para França e só contava regressar a Portugal no dia 11 de Julho, depois de realizar a final e de a ganhar, é obra!!! Acredite Mister que até eu duvidei de tão altos objectivos mas não fiz comentários infelizes, jocosos e ofensivos quer da Seleção, quer da equipa técnica, ao contrário do que aconteceu com um batalhão de treinadores de bancada e uns quantos jornalistas encartados que de jornalistas só têm o nome, os mesmos que noutros tempos elogiavam as vitórias morais (a equipa jogava melhor futebol mas perdia) e agora atacam o treinador por ganhar mas com exibições mais modestas e pragmáticas.

Fernando Santos tem o mérito de ser autêntico e chamar os bois pelo próprio nome, respondendo eloquentemente aos seus detractores: "isso é música para os meus ouvidos" ou então que "prefiro jogar mal e ganhar do que jogar benzinho e perder".

Eu, também, mister Fernando Santos. Não podendo haver "sol na eira e chuva no nabal" ou seja, não podendo haver futebol espectáculo e robustas vitórias, prefiro, de longe, que a Selecção jogue mal e me brinde com a alegria de uma viória.

Ninguém terá a maldade e a desfaçatez de tirar ao Seleccionador Nacional o mérito de ter eliminado as desavenças que existiam no grupo dos seleccionados, de ter chamado os "renegados" e de ter construído uma equipa humilde, coesa, forte, fraterna e solidária, eliminando do seu seio as velhas rivalidades, os tratamentos privilegiados e o culto dos tiques clubísticos, defeitos que noutros tempos contribuíram para que a Selecção fosse apenas uma soma de jogadores mas jamais uma verdadeira Selecção.

O percurso da Selecção no Europeu de Futebol demonstrou que a estratégia do Seleccionador está correctíssima porque é ganhadora e, só por isso, conseguiu chegar à final desta importante competição, onde selecções com mais probabilidades de ganhar o título, foram para casa mais cedo, casos da Inglaterra, Croácia,  Rússia Itália e Espanha.

Fernando Santos demonstrou ser um treinador pragmático, imune a críticas e influências internas e externas e, nesse sentido, há que reconhecer-lhe essa independência, aliada a uma enorme conduta ética/moral e também a um forte carácter.

O treinador da Selecção Nacional, Fernando Santos, conseguiu com a sua competência mas também com a sua fé e ambição, contagiar os seus jogadores que, como vimos, sao capazes de deixar a pele em campo para cumprir os seus desígnios mas contagiou também todo o povo português que tem acompanhado, em festa, a brilhante carreira da Selecção no Euro, vestido a rigor e vibrando com entusiasmo, vibração e emoção, cantando o Hino e gritando POR-TU-GAL.

Quanto a mim, estou radiante de satisfação. Gostaria muito que Portugal ganhasse a final contra franceses ou alemães, tanto faz; mas se não vencer, não ficarei desiludido nem escreverei asneiras que ofendam a dignidade de quem tão brilhantemente nos representou.

Força Portugal! Viva Portugal!



1 comentário:

Oswaldo Jorge dp Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor

De facto, é preciso ter muita coragem para dizer a um Jornalista, Portugueses e ao Mundo, que não ganhámos quando éramos favoritos (2004) mas vamos ganhar agora!

Eu, depois de ver tantos Empates, nunca me acreditei que chegássemos, sequer, às Meias Finais.

Será que o Percurso do Grupo das Quinas, até ao Jogo com a Polónia, foi deliberado, para o Mundo do Futebol julgar, mesmo, que somos uns coitadinhos caindo, assim, na nossa armadilha!

O Seleccionador Nacional, neste Euro, tem um grande Trunfo, coisa que eu não tenho visto nos outros, O CR7.

O CR7 está a ter uma atitude como eu nunca vi: Para o Exmo Senhor Cristiano Ronaldo, ganhar este Euro Campeonato, significava ganhar alguma coisa em Portugal e, eventualmente, ter direito a outra Bola de Ouro.

O Exmo Snr Engenheiro Fernando Santos, tem uma Filosofia que ninguém, até hoje, teve em Portugal: Por um lado, diz que não tem medo de ninguém. Por outro lado, diz que não é melhor que os outros.

Realmente, os Adversários gostam deste tipo de discurso.

Uma coisa eu tenho, infelizmente, que dizer: Tendo em conta o Peso da França e a Parcialidade dos Senhores Árbitros, Portugal só ganhará se jogar 2X mais que os Gauleses e com muita determinação, motivação, empenho, força de vontade e, sobretudo, muita inteligência.

Toda a gente sabe que temos sido prejudicados com a Arbitragem, em todos os Jogos!
Laranjeiro, 08-07-2016